Em um mundo onde o consumo efêmero se tornou comum, escolher presentes que promovam aprendizado, conexão e afetividade é uma maneira especial de criar memórias duradouras. Neste Natal, ou para qualquer data especial, os chamados “livros brincantes” combinam histórias curiosas com interatividade, promovendo aprendizado e diversão que se estendem ao longo do ano.
Para Renata Nakano, idealizadora e diretora geral do Clube Quindim, os livros não são apenas presentes, mas oportunidades de presença contínua. “Com uma dedicatória especial, eles se transformam em lembranças que atravessam o tempo, criando vínculos ainda mais fortes entre quem dá e quem recebe”.
Uma outra sugestão é a assinatura de livros como presente, um serviço oferecido pelo Clube de Leitura Quindim. Com curadoria feita por especialistas, as famílias recebem mensalmente livros indicados de acordo com a idade da criança, respeitando cada fase e momento único da sua infância.
“Assim, o presente se torna não apenas um momento de prazer e conhecimento, mas também uma forma de aprofundar a conexão com a criança ao longo do ano. Além disso, é uma opção de presente para aqueles que não vão se encontrar pessoalmente”, reforça Renata Nakano.
Saiba mais sobre a assinatura do Clube Quindim:Link
Confira dicas de livros que são ótimos presentes:
Isto não é uma cenoura – (0 a 2 anos)Este livro faz referência ao quadro do pintor surrealista belga René Magritte, onde há um cachimbo e a frase “Ceci n’est pas une pipe”, que pode ser traduzida como “Isto não é um cachimbo”. Tendo essa obra de arte como referência, os autores Luana Vignon e Caco Galhardo brincam com a frase de Magritte e apresentam a imagem de uma cenoura. Mas atenção, pois ela não é uma cenoura. Isto não é uma cenoura é uma leitura divertida e que vai estimular a imaginação de todos os leitores! Será que você e seu bebê conseguem imaginar todas as possibilidades que este livro apresenta?
O invasor – (3 a 5 anos)
Certo dia, o tigre escutou um barulho estranho na floresta, algo que ele nunca tinha ouvido antes. Quem será que está fazendo esse som? Na dúvida, é melhor correr! Assim, tigre e esquilo fogem para a próxima página. Lá, encontram outros animais que, também assustados, se juntam na correria. Em pouco tempo, já temos nove animais – espere, talvez sejam treze – numa confusão que não parece ter fim. Será que esse grupo diverso conseguirá espantar o invasor e restabelecer a tranquilidade na floresta?
Esconde-esconde (6 a 8 anos)
Quantas vezes você já se surpreendeu com as crianças criando associações que você nunca tinha imaginado? São essas relações abstratas, e por vezes inusitadas, que Antonio Prata e Talita Hoffmann mostram neste livro, propondo uma verdadeira caça às palavras! Esconde-esconde convida os leitores a desvendarem muitas palavras que se “escondem” dentro de outras. As brincadeiras presentes neste livro desafiam até mesmo a origem etimológica das palavras, ao criar conexões que fogem do lugar comum, mas que podem gerar muitas conversas entre a família. Vamos mergulhar nessa brincadeira do universo da linguagem?
O enigma do camaleão – (9 a 12 anos)
O camaleão Tito é o maior sucesso do circo. Ele não só muda suas cores, mas também faz números divertidíssimos com seu companheiro Kiko, um ratinho. Certo dia, o camaleão desaparece e ninguém sabe para onde ele foi. Todos os artistas e animais do circo ficam desolados. Para descobrir o paradeiro de Tito, é necessário passar por todas as páginas do livro e resolver os desafios propostos pelo autor. Vamos decifrar charadas, virar o livro de ponta cabeça e até ler QR codes. Podemos contar com vocês nessa investigação?
Sobre o Clube Quindim
Fundado em 2016, o Clube de Leitura Quindim promove o acesso à literatura infantil transformadora e de qualidade, oferecendo momentos de afeto e conexão familiar através da leitura compartilhada. Com uma curadoria de especialistas renomados, o clube envia mensalmente livros selecionados para crianças de acordo com as diferentes faixas etárias, tendo impactado milhares de famílias em todo o Brasil.