Conquistando as diárias mais altas dos últimos anos, ocupação e receita também crescem; turismo de negócios lidera a recuperação
Com 2025 no horizonte, o setor hoteleiro brasileiro prevê um cenário de expansão, impulsionado por resultados positivos e desafios que pedem estratégias criativas. Segundo o relatório “Hotelaria em Números – Brasil 2024”, da JLL, a taxa de ocupação dos hotéis urbanos fechou o último ano em 60,8%, enquanto a receita por apartamento disponível (RevPAR) alcançou R$ 237,70. Já o preço médio das diárias, que chegou a R$ 391, refletiu a força do turismo doméstico, apesar das limitações enfrentadas pelo mercado internacional devido à variação cambial e aos custos elevados das passagens aéreas.
Para sustentar o crescimento, será essencial diversificar estratégias e investir em soluções que atendam o público corporativo, líder na recuperação, e as demandas digitais, que redefinem a interação entre hotéis e viajantes.
*Turismo corporativo e perspectivas para 2025*
O turismo de negócios foi o principal motor da recuperação da hotelaria brasileira, representando 55% das reservas em 2023. Para o próximo ano, a expectativa é de que eventos corporativos, combinados a iniciativas de lazer, como festivais de arte e música, continuem fortalecendo o setor, especialmente em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
Segundo Ricardo Nielsen, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Slaviero Administradora — que ocupa a 8ª posição entre as maiores administradoras hoteleiras do Brasil, de acordo com o relatório da JLL, e é responsável pela gestão das marcas Slaviero Hotéis e Slim Hotéis — “o Brasil mantém sua posição como polo de negócios e destino estratégico, especialmente em regiões com centros de convenções, grandes hubs econômicos e até estádios, que atraem um número maior de eventos diversificados.”
O executivo destaca que os hotéis precisarão investir em infraestrutura e serviços personalizados para atender às necessidades de hóspedes em viagens a trabalho ou eventos. Entre as demandas estão check-in e check-out automatizados e flexíveis, pacotes sob medida, espaços de trabalho, lavanderia expressa, serviço de quarto 24 horas e academias. Esses diferenciais visam oferecer mais conforto, otimizar o tempo dos hóspedes e proporcionar uma experiência completa.
*Canais diretos e hotéis independentes*
Fortalecer os canais diretos — como sites, centrais de reservas e atendimentos realizados diretamente pelo hotel — é fundamental para explorar novas oportunidades e estreitar a relação com os hóspedes. Embora esses meios tivessem participação reduzida no passado, hoje representam quase 30% das reservas no Brasil, segundo a JLL, e continuam em crescimento.
Essa tendência responde ao comportamento do consumidor atual, que busca conveniência e integração entre diferentes plataformas. Esse movimento omnichannel traz benefícios estratégicos, como maior autonomia comercial, redução de comissões cobradas por canais de distribuição e maior proximidade com o cliente, contribuindo para a fidelização e o aumento da rentabilidade.
Em um cenário em que 83,1% dos hotéis são independentes no país, os empreendimentos podem encontrar dificuldades para fortalecerem suas marcas e investirem em canais próprios em um meio tão competitivo. Por isso, contar com o suporte de administradoras especializadas pode ser decisivo para otimizar a gestão e alcançar novos níveis de posicionamento em um mercado cada vez mais digital.
Como afirma Nielsen, “as administradoras hoteleiras proporcionam agilidade e eficiência, permitindo que hotéis independentes aproveitem o bom momento do setor ao usufruir da expertise e estrutura de grandes empresas.”
Além de estratégias de vendas e distribuição, as administradoras aprimoram a jornada de compra e a experiência do hóspede, cuidando da precificação e da gestão de campanhas segmentadas. Dessa forma, o hotel mantém seu foco na hospitalidade enquanto a administradora otimiza a operação, garantindo maior satisfação e fidelização dos hóspedes.
*Sobre a Slaviero Administradora*
A trajetória da Slaviero Hotéis teve início em 1981, em Curitiba, no Paraná. Em 42 anos de atuação, a rede chegou a todas as regiões do país, totalizando 40 hotéis, entre unidades em operação e futuras aberturas. São 22 cidades em 10 estados e cerca de 4.000 apartamentos administrados.
Para oferecer soluções de hospedagem a todos os públicos, estão sob comando da Slaviero Administradora as marcas Slaviero Hotéis – com conforto e hospitalidade para aproveitar a viagem do início ao fim – e a Slim Hotéis, com uma proposta prática, ágil e dinâmica. Entre os produtos exclusivos estão os hotéis temáticos, de luxo ou de lazer que fazem parte da linha BY SLAVIERO HOTÉIS. São aqueles com ambiente e serviços diferenciados, que proporcionam ainda mais elegância e sofisticação ao hóspede.
No segmento de short-term rental a empresa atua também com a 1/4 UmQuarto, que oferece locações descomplicadas de apartamentos residenciais para períodos de curto a médio prazo.