Com roteiro e direção de Álvaro Campos, o filme integrou festivais, sendo o mais recente o CineBrasil, em Berlim, em novembro último
Assista ao trailer: AQUI
Vencedor de dois prêmios no Festival do Rio de 2021, o longa-metragem “Mundo Novo” estreia nesta quinta-feira, 12 de dezembro, às 21h, no Canal Brasil. Com produção, roteiro e direção assinados pelo carioca Álvaro Campos, a produção foi filmada durante a pandemia de covid-19 na comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, e apresenta uma complexa trama que entrelaça temas como o racismo estrutural, especulação imobiliária e a luta de classes.
“Mundo Novo” acompanha a história da advogada Conceição (Tati Villela) e o grafiteiro Presto (Nino Batista), um casal inter-racial que planejam morar juntos em um apartamento no bairro do Leblon. No aniversário de um ano da pandemia, eles vão até a casa do irmão de Presto, Charles (Kadu Garcia), para pedir sua assinatura como fiador na compra financiada da sonhada moradia do casal. Mas o pedido se revela bem mais problemático do que uma simples assinatura.
Para o cineasta Álvaro Campos, um dos roteiristas das minisséries de sucesso recentes “Senna” e “Anderson Spider Silva”, indicada ao Emmy Internacional, a produção de “Mundo Novo” foi como um teste de amor ao cinema por conta das restrições impostas pela pandemia e o limitado orçamento. Segundo ele, a trama de “Mundo Novo” também foi inspirada no clássico filme de 1967 “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, de Stanley Kramer, vencedor de dois Oscars.
“Após passar por tantas mostras e festivais de cinema Brasil afora, é lindo fechar este ciclo de exibição do filme em uma das mais nobres janelas do cinema nacional, como o Canal Brasil. Será uma grande oportunidade para que mais pessoas conheçam esta história que diz muito sobre nosso país”, declara Álvaro.
O longa-metragem venceu os prêmios de “Melhor Atriz” para Tati Villela e “Melhor Roteiro” para Álvaro Campos no Festival do Rio 2021, ano em que também integrou a programação da Mostra de Cinema de São Paulo. A produção estreou nos cinemas em maio de 2024, com distribuição da O2 Play, e foi exibido na mostra CineBrasil, em Berlim, em novembro.
“Mundo Novo” é uma produção da Coqueirão Pictures, em coprodução com Vilania Ficcional e Nós do Morro, e conta com a produção associada da VideoFilmes. O projeto recebeu apoio da iniciativa Show Me the Fund, da Paradiso Filmes, Brazilian Content e Cinema do Brasil. A partir desta quinta, 12, o filme também estará disponível para os assinantes do plano Premium da plataforma de streaming Globoplay, que inclui os conteúdos do Canal Brasil.