MUBI anuncia data de estreia do premiado PEPE
Com abordagem que mistura documentário, ficção e fantasia, filme dirigido por Nelson Carlos de los Santos Arias conta a história do hipopótamo que pertenceu a Pablo Escobar
Produção rendeu a Arias o Urso de Prata de Melhor Diretor na Berlinale 2024
“Surpreendentemente poderoso”
SCREEN DAILY
“Definido de forma assertiva por uma linguagem cinematográfica radicalmente inventiva”
SIGHT & SOUND
Cortesia MUBI
COM EXCLUSIVIDADE NA MUBI A PARTIR DE 13 DE JANEIRO
A MUBI, distribuidora global, serviço de streaming e produtora, tem o prazer de anunciar que PEPE, o mais recente filme do visionário diretor Nelson Carlos de los Santos Arias, chega com exclusividade à plataforma no dia 10 de janeiro de 2025.
Nelson Carlos de los Santos Arias venceu o Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim de 2024 por PEPE, que explora temas como colonialismo, identidade, memória e migração, por meio de um protagonista e narrador inusitados: um hipopótamo chamado Pepe. Começando no Sul da África e seguindo para a América do Sul, Pepe narra sua vida cheia de eventos, desde quando pertencia ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar, até seus últimos dias em liberdade.
PEPE, de Nelson Carlos de los Santos Arias, é um longa-metragem anticolonial que desafia as formas e narrativas ocidentais impostas à criação e consumo de filmes. Sua abordagem combina o fictício, o documental e o fantástico. Inspirado no hipopótamo de Pablo Escobar, Pepe, que foi trazido da África para a Colômbia e, mais tarde, tornou-se um símbolo de divisão devido à controvérsia em torno de sua morte. O filme é uma fábula fantástica que dá voz à famosa criatura, estrelando o ator colombiano Jhon Narváez (Rebelión), Harmony Ahalwa, Shifafure Faustinus e Fareed Matjila.
SINOPSE
Uma voz que afirma ser a de um hipopótamo. Uma voz que não tem a percepção da estrutura do percepção do tempo. Uma voz que, em transe, atravessa as linguagens de um evento histórico. “Esse é o meu som saindo da minha boca?”. Ou, mais especificamente, “o que é uma boca?”. A única coisa que ele sabe com certeza é o fato de estar morto. O primeiro e último hipopótamo morto nas Américas.
Entre encontros e mal-entendidos, epifanias e tristezas, chegamos a um mundo cheio de histórias recheadas de outras histórias; imagens e sons que narram, de maneira séria, lúdica, autêntica e falsa, a avassaladora oralidade desses povos que, como Pepe, foram compostos por seres que morreram sem nunca saber onde realmente estavam.
BIOGRAFIA DO DIRETOR
Natural da República Dominicana, Nelson Carlos de los Santos Arias estudou cinema em Buenos Aires e Edimburgo e possui um MFA pelo California Institute of the Arts. Seu primeiro curta-metragem, Shesaid Hwalks Hesaid Shewalks, ganhou um BAFTA Scotland em 2009, enquanto seu documentário Pareces uma Carreta… integrou uma importante exposição de arte latino-americana no Museu Guggenheim, em Nova York.
Seu filme de graduação, Santa Teresa & Otras Historias, recebeu o Prêmio Georges De Beauregard no FIDMarseille, e Cocote ganhou o Signs of Life Award no Festival de Locarno em 2017. Ele desenvolveu PEPE enquanto participava do programa DAAD Artists-in-Berlin.
PEPE
Disponível a partir de 10 de janeiro
Um lançamento exclusivo MUBI
mubi.com
SOBRE A MUBI
A MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a celebrar o melhor do cinema. A MUBI produz, seleciona, adquire e promove filmes visionários, levando-os a diferentes públicos em todo o mundo.
MUBI é um lugar para descobrir filmes ambiciosos de cineastas visionários. De icônicos diretores a novos autores. Todos cuidadosamente escolhidos a dedo pelos curadores da MUBI. Com MUBI GO, membros em países selecionados ganham um ingresso grátis toda semana para ver os melhores filmes em exibição nos cinemas. E a Notebook explora todos os lados da cultura cinematográfica — nas versões impressa e online.
Alguns lançamentos recentes e futuros da MUBI incluem A Substância, de Coralie Fargeat, Priscilla, de Sofia Coppola, Passagens, de Ira Sachs, Estranha Forma de Vida, de Pedro Almodóvar, How to Have Sex, de Molly Manning Walker, Folhas de Outono, de Aki Kaurismäki, Ascensão e Queda – John Galliano, documentário de Kevin Macdonald, Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno, Os Colonos, de Felipe Gálvez, Aftersun, de Charlotte Wells, e Close, de Lukas Dhont.
As produções MUBI incluem The Mastermind de Kelly Reichardt, estrelando Josh O’Connor, Bring Them Down, de Christopher Andrew, estrelando Christopher Abbott e Barry Keoghan; Bruxas, de Elizabeth Sankey, Gasoline Rainbow, de Bill Ross IV e Turner Ross; e My First Film, de Zia Anger, estrelando Odessa Young e Devon Ross.
As coproduções da MUBI incluem o próximo filme de Mia Hansen-Løve If Love Should Die, Rosebushpruning, de Karim Aïnouz, estrelando Callum Turner, Riley Keough, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson, o filme de Jim Jarmusch, Father Mother Sister Brother, estrelando Adam Driver, Mayim Bialik, Tom Waits, Charlotte Rampling, Cate Blanchett, Vicky Krieps, Indya Moore e Luka Sabba, Memory de Michel Franco e Uma Bela Manhã, de Mia Hansen-Løve.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, com mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. A MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022, e uma participação majoritária na principal distribuidora de filmes do Benelux, Cinéart, em fevereiro de 2024.
Os planos de assinatura custam R$ 34,90 por mês ou R$ 298,80 a anuidade. A MUBI está disponível no navegador web, nas plataformas Roku, Apple Vision Pro, Amazon Fire TV e Apple TV, em aparelhos Smart TVs LG e Samsung, assim como em dispositivos móveis incluindo iPad, iPhone e Android, e também no Prime Video Channels.