CCBB RJ: Soul Pixta oferece atividades gratuitas no domingo (08)
Oficinas de graffiti, DJ, MC e dança urbana fazem parte da programação
No próximo domingo, 08 de dezembro, o coletivo Soul Pixta segue celebrando a cultura afro-brasileira e suas variadas expressões artísticas com atividades gratuitas e abertas ao público no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. De 10h às 20h, oficinas e workshops de graffiti, DJ, MC e dança urbana, ministrados por profissionais de cada área, estarão disponíveis no Espaço Conceito. O evento também oferece exposições digitais de graffiti e fotografia até o dia 31 de dezembro no mesmo local.
A entrada é gratuita mediante retirada de ingressos, disponíveis 1h antes de cada atividade, na bilheteria física ou virtual do CCBB – bb.com.br/cultura -, onde também se encontra a programação completa. O evento é patrocinado pelo Banco do Brasil.
Na última semana, o Soul Pixta fez sua estreia no CCBB RJ levando diversas atrações da cultura hip hop para celebrar o Mês da Consciência Negra. Dentre elas, uma mesa redonda com a participação de MC Marechal, precursor das batalhas de rima no Rio de Janeiro, e shows de artistas como Sant, DNASTY e Izy Castelano, além de um concurso de batalhas com mais de 15 MCs representando todo o país.
Criado em 2013, na pista de skate do aterro do Cocotá, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, o coletivo Soul Pixta contribui para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região por meio de projetos que promovem a valorização de talentos locais destinados à cultura preta de rua, assim como ações beneficentes direcionadas à população em vulnerabilidade social. Mais informações em @soulpixtaoficial.
CCBB RJ: SOUL PIXTA (WORKSHOPS E EXPOSIÇÃO)
Programação
● 08/12 (DOMINGO)
WORKSHOPS
LOCAL: Espaço Conceito (LAB)
10:00 – 14:00 – Workshop de Grafitti (Duração até 4 horas)
– Edaz (Grafitti): Grafiteira desde 2008 com atuação interestadual, empreendedora, oficineira, modelista e moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
10:00 – 11:00 – Oficina 1 – Edaz (Graffiti) – Introdução ao desenho, caligrafia, tags, bomber, etc. (Duração: até 1 hora – Lotação: 15 pessoas)
11:00 – 12:00 – Oficina 2 – Edaz (Graffiti): Introdução ao desenho, caligrafia, tags, bomber, etc. (Duração: até 1 hora – Lotação: 15 pessoas)
12:00 – 13:00 – Oficina 3 – Edaz (Graffiti): Introdução ao desenho, caligrafia, tags, bomber, etc. (Duração: até 1 hora – Lotação: 15 pessoas)
13:00 – 14:00 – Oficina 4 – Edaz (Graffiti): Introdução ao desenho, caligrafia, tags, bomber, etc. (Duração: até 1 hora – Lotação: 15 pessoas)
LOCAL: Espaço Conceito (Arena)
14:00 – 16:00 – Workshop de MC (Duração: até 2 horas)
– Faro MC: Mestre de Cerimônia da Roda Cultural e Batalha de MCS do Méier, atua como MC de batalha e improviso em diversas batalhas e transportes públicos do Rio de Janeiro.
14:00 – 16:00 – Faro MC: Introdução a métricas literárias, construções de rimas, punchlines, demonstração de improviso e interação com o público. (Duração até 2 horas).
LOCAL: Espaço Conceito (Arena)
16:00 – 18:00 – Workshop de DJ (Duração até 2 horas)
– DJ Nino Leal: mais de 30 anos atuando como DJ no Rio de Janeiro, conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais como DMC Brasil, DMC World e Grammy Latino. E hoje atua como professor de discotecagem.
16:00 – 18:00 – Workshop de DJ – DJ Nino Leal: Introdução a mixagem, técnicas e scratch e performance para o público no final. (Duração: até 2 horas)
LOCAL: Espaço Conceito (Arena)
18:00 – 20:00 – Workshop de Dança Urbana (Duração até 2 horas)
– Eduardo Reis Cavanha (B-Boy): 40 anos de breakdance e 27 como professor de danças urbanas. Atuou em diversos festivais de dança pelo Rio de Janeiro e a nível nacional e internacional.
18:00 – 20:00 – Workshop de Dança Urbana – Eduardo Cavanha: Introdução a movimentos básicos, interação com o público e performance no final. (Duração: até 2 horas)
● 27/11 à 31/12/2024
EXPOSIÇÃO DIGITAL
LOCAL: Espaço Conceito
EXPOSITORES:
● Edaz (Graffiti): Grafiteira desde 2008 com atuação interestadual, empreendedora, oficineira, modelista e moradora da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
● GRD (Graffiti): Grafiteiro autodidata desde 2001, Em 2004, pegou seu material de graffiti, colocou em uma mochila e foi em direção à rodoviária, onde decidiu definitivamente viver de sua arte, escrevendo nos muros do país a sua história.
● Emanuel Bilson – Sonbil (Graffiti): Grafiteiro e artista visual autodidata, atuando há mais de 20 anos em diversas áreas, desde intervenções nas ruas, comissões, telas, exposições, trabalhos comerciais e projetos; Já tendo ministrado oficinas, workshops e eventos sociais.
● Felipe Park (Graffiti): Grafiteiro desde 2007, participante e monitor de diversas oficinas. Deixa sua arte nos muros, estabelecimentos e projetos por todo o Rio de Janeiro.
● Ádamo Luca – Calu (Graffiti): Grafiteiro desde 2012, morador da Comunidade do Dendê, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Desde então deixa sua marca em diversos projetos pelos muros da comunidade ao asfalto do Rio de Janeiro.
● Thiago Diniz (Fotografia): Fotógrafo formado pela Escola de Fotógrafos Populares do Programa Imagens do Povo, com formação em Comunicação Social, e Pós-graduando em Neurociências, Educação e desenvolvimento infantil. Pauta seu fazer fotográfico pela Fotografia Humanista, aprendida com João Roberto Ripper, um de seus mestres em sua formação. Participou de inúmeras publicações e exposições no Brasil, além de Inglaterra e Alemanha. Dedica-se a projetos autorais voltados a questões sociais e culturais, utilizando a imagem também no campo da arte contemporânea. É também, desde 2015, fotógrafo oficial do projeto Rolé Carioca, onde a cada último domingo do mês, fazendo uso de aulas-caminhada, professores abordam questões históricas e culturais dos bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.
Serviço
Soul Pixta
08 de dezembro de 2024
Ingressos:
Para oficinas e workshop – Entrada Gratuita – Ingressos disponíveis 1h antes de cada atividade na bilheteria física e virtual do CCBB.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Espaço Conceito)
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura e nas redes sociais do CCBB RJ
Confira a programação completa também nas redes sociais:
x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura