RobotBulls, equipe de robótica do Inatel, busca título no maior campeonato mundial de sumô de robôs
Com avanços técnicos e estratégias aprimoradas, equipe representará o Brasil no All Japan Robot-Sumo Tournament, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro no Japão
A equipe de robótica do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, RobotBulls, representará o Brasil no All Japan Robot-Sumo Tournament, principal campeonato mundial de sumô de robôs, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro, no Japão. Esta será a segunda participação da equipe na competição internacional, destacando-a entre as melhores do mundo. A classificação foi garantida durante a IRONCup 2024, competição nacional realizada pelo Inatel desde 2016, que é uma das poucas no Brasil a certificar equipes para o mundial. O resultado consolidou o “Bullbasauro Controlado” como um dos robôs mais competitivos do país na categoria Sumô 3kg Rádio Controlado (RC).
Os alunos Ewel Fernandes Ferreira, do 8º período de Engenharia de Software, e Pedro Lucchesic, do 8º período de Engenharia Elétrica, serão acompanhados pelo professor Wanderson Saldanha, coordenador da equipe. Para Ewel, a experiência representa uma oportunidade única. “Participar de uma competição desse nível não é só um aprendizado técnico, mas também pessoal. Representar o Inatel no mundial é uma honra, e estamos prontos para mostrar a força da nossa equipe,” afirma.
A RobotBulls já acumula importantes conquistas em 2024, incluindo o 1º lugar na categoria VSSS Team Challenge, em parceria com as equipes do ITA e Titans, além do 2º lugar na categoria Very Small Size Soccer e 3º lugar na 2D Simulation, ambas durante a Latin American Robotics Competition (LARC), ocorrida em novembro passado.
IRONCup e a seleção para o Japão
Criada pelo Inatel em 2015, a IRONCup é um dos maiores eventos de robótica do Brasil e faz parte do calendário oficial da RoboCore, entidade de referência no fomento à robótica e automação no país. A competição nasceu como um projeto do próprio Inatel para estimular a inovação tecnológica e desenvolver talentos na área de robótica, reunindo equipes de todo o país em disputas de alto nível.
Desde então, o evento tem se consolidado como uma plataforma de integração entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área, fomentando a troca de conhecimento e a busca por soluções tecnológicas de impacto. Em 2024, a IRONCup reafirmou seu papel de destaque no cenário nacional ao retomar a certificação para o All Japan Robot-Sumo Tournament, interrompida nos últimos anos devido à pandemia.
Além da RobotBulls, as equipes certificadas para representar o Brasil no Japão este ano foram a RSM Robótica, do Instituto RSM, de Mogi das Cruzes (SP), com os robôs Popossauro (autônomo) e Bites The Dust (RC), na categoria Sumô 500g; e a RioBotz, da Universidade PUC-Rio, do Rio de Janeiro (RJ), com o robô Aldebaran+, na categoria Sumô 3kg (autônomo).
“A IRONCup hoje é reconhecida como uma das maiores e mais importantes competições do Brasil. A parceria com o All Japan Robot-Sumo Tournament ganha mais força a cada edição, atraindo mais equipes e mais robôs para o desafio,” destaca o professor Saldanha.
A edição 2025 da IRONCup acontecerá de 14 a 16 de fevereiro, e as inscrições já estão abertas.
Sobre o Inatel
O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações.
Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G. Para mais informações, visite o site.