Cinema gratuito para os 60+ desembarca em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro
O Cine Velho nasceu com a proposta de representar a melhor idade no cinema, um segmento da população que encontra nos filmes uma poderosa ferramenta de bem-estar
O projeto Cine Velho continua a levar a magia do cinema a diferentes regiões e, em sua próxima etapa, desembarca em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de dezembro, com sessões às 16h e às 18h. A iniciativa, totalmente gratuita, busca proporcionar uma experiência cinematográfica enriquecedora, promovendo não apenas a exibição de filmes, mas também a inclusão social e o resgate da memória cultural por meio da sétima arte.
O Cine Velho nasceu com a proposta de representar a melhor idade no cinema, um segmento da população que encontra nos filmes uma poderosa ferramenta de bem-estar. Estudos recentes da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2024) destacam que 88% dos idosos que participam regularmente de atividades culturais, como cinema, relatam melhoras no humor e na capacidade de socialização, evidenciando o impacto positivo dessas experiências em sua saúde mental.
“Proporcionar o acesso ao cinema para o público 60+ não é apenas oferecer entretenimento; é abrir portas para reflexões e fortalecimento de laços sociais,” afirma Felipe Flores, diretor do Ponto de Cultura “Cinema Presente”. “O cinema, especialmente em eventos como este, permite que nossos maiores se vejam representados e reconhecidos, ampliando o sentimento de pertencimento.”
Durante os dois dias de evento em Duque de Caxias, que ocorrerão na próxima segunda-feira (09) e terça-feira (10), o público terá a oportunidade de assistir a filmes que abordam temas relevantes para a terceira idade, incluindo desafios e histórias de superação. Flores enfatizou a importância de levar o projeto a regiões com acesso limitado a atividades culturais: “Em cidades como Duque de Caxias, onde muitas vezes o cinema é inacessível, a sétima arte se torna um veículo essencial de inclusão e transformação social.”
O projeto segue ampliando sua presença no estado do Rio, sempre reforçando que a experiência cinematográfica pode ir além do entretenimento, transformando-se em uma ferramenta de impacto social e emocional. O evento na Quadra do Salgueiro promete ser mais um marco dessa jornada inclusiva e cultural.
- Local: Creche e Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto
- Dias: 09 e 10 de Dezembro
- Horário das sessões: 16h e 18h
|
Sobre o Ponto de Cultura:
O Ponto de Cultura Cinema Presente, promove exibições itinerantes e gratuitas de filmes nacionais ao ar livre, em espaços públicos que carecem de acesso ao cinema. Até agora, já foi realizado em mais de 20 cidades do estado do Rio de Janeiro. Nesta edição de 2024, os projetos “CINE VELHO” e “CINEMA PRESENTE NA PRAÇA” contam com o apoio da Cervejaria Cidade Imperial. A iniciativa é uma produção da FG3 Entretenimento, com curadoria da Flores & Filmes. Saiba mais, aqui!