Steel Pulse se apresenta no Circo Voador dia 29 de novembro
O mais importante grupo de reggae britânico, nove vezes indicado ao Grammy e vencedor em 1987, celebra três décadas de relação com o Brasil em show especial
Quando pisaram no Brasil pela primeira vez, em 1994, os músicos britânicos do Steel Pulse esperavam encontrar a bela Copacabana, o vitorioso futebol do país e…”Ronald Biggs, o famoso assaltante de trem do Reino Unido” – diverte-se David Hinds, vocalista do grupo. Trinta anos e muitas turnês depois, a banda vem ao Rio de Janeiro no dia 29 de novembro de 2024 para um show comemorativo e especialmente criado para celebrar o marco das três décadas de uma bem sucedida relação com os fãs do país. A apresentação será no Circo Voador, na Lapa, com abertura dos portões às 20h.
Conhecido por suas canções antirracistas, contra o sistema e cheias de positividade, o Steel Pulse foi vencedor do Grammy em 1987 por “Babylon The Bandit” e nove vezes indicado à premiação – inclusive em 2019 com o álbum “Mass Manipulation”. O grupo está prestes a completar 50 anos de carreira, mas a tour em alusão aos 30 anos de apresentações no Brasil é a prioridade da comemoração: “No momento, acreditamos que celebrar nosso 30º aniversário em solo brasileiro é mais importante do que esse marco. Mas, com certeza, faremos menção a ele” – revela David Hinds.
A tour brasileira traz um espetáculo repleto de referências ao país, como figurinos e surpresas no repertório, que traz clássicos como “Back to My Roots”, “Bodyguard”, “Roller Skates”, “Chant a Psalm” e “Ku Klux Klan”, além das músicas de “Mass Manipulation”, último álbum lançado pelo grupo. Ainda sobre o repertório, David Hinds adianta que vai cantar o que os brasileiros mais gostam, entre elas, “Reggae Forever”. O artista não esconde o orgulho de ter tantos fãs em solo brasileiro:
“O Brasil é a principal ligação com o restante da América do Sul. E saber que continuamos relevantes para os fãs e que conquistamos fãs mais jovens durante esse tempo realmente me surpreende. O Brasil é um criador de tendências musical da América do Sul e fator decisivo para o sucesso ou não de uma carreira em turnês pelo continente sul-americano” – declara.
No Rio de Janeiro, a apresentação do Steel Pulse no Circo Voador é produzida pela PECK, empresa que tem uma profunda ligação com o mundo do reggae, responsável pela vinda de grandes nomes do gênero ao Rio como Ziggy Marley, Big Mountain, Maxi Priest, The Wailers, Israel Vibration, entre outros. “É uma honra estar junto da celebração de 30 anos do Steel Pulse no Brasil e ver como o público do reggae se renova a cada geração. Tenho certeza de que será uma apresentação histórica no Circo Voador! A PECK hoje atua em vários segmentos, e o reggae continua sendo uma grande e antiga paixão” – conta Péricles Mecenas, CEO da produtora.
STEEL PULSE
Biografia Atualizada em Agosto de 2024
Corria o ano de 1975 em Birmigham, Inglaterra, quando três jovens do bairro de Handsworth, descendentes de imigrantes jamaicanos, resolveram canalizar suas energias nas artes, formando uma banda que viria se tornar uma das mais queridas e respeitadas entre amantes da música do mundo todo, o Steel Pulse.
O trio era formado pelo baixista Ronald McQueen e pelos guitarristas Basil Gabbidon e David Hinds. A eles logo se juntariam o tecladista Selwyn Brown, o baterista Steve Nisbett, o percussionista Phonso Martin e o cantor Michael Riley. Durante três anos eles ensaiaram e batalharam shows, fazendo covers de Burning Spear, The Gladiators e Bob Marley. Uma das maiores dificuldades era arrumar lugar para tocar, porque até mesmo os clubes de música negra fechavam suas portas para eles.
Ironicamente, as melhores chances para a banda vieram com o movimento punk, que na época abalava as estruturas da indústria musical e da própria sociedade inglesa. Em meio a shows com algumas bandas da época, como The Clash, XTC, Police, Stranglers, e aberturas de shows de Bob Marley em 1978 e 1979 pela Europa, o Steel Pulse encontrou espaço para passar sua veemente mensagem anti-sistema aos skinheads e punks, que adoravam a banda.
Seu primeiro álbum, “Handsworth Revolution”, lançado em 1978 é até hoje considerado um dos melhores discos de reggae da história graças ao seu single “Ku Klux Klan” que é umas das mais executadas canções de reggae pelo mundo afora. Mas a lista de hits não para por aí – “Roller Skates”, “Chant a Psalm”, “Steppin’Out”, “Your House”, “Earth Crisis”, e muitas outras viraram verdadeiros hinos do reggae.
A banda já tem em sua discografia mais de 20 álbuns gravados, destaque para “Tribute to the Martys”, “True Democracy” e “Babylon the Bandit”, vencedor do Grammy de 1985, sendo o Steel Pulse a primeira banda não jamaicana da história a ser premiada na categoria Reggae.
Na década de 90 o Steel Pulse já era atração principal de alguns dos maiores festivais de reggae e de World Music do planeta. No Brasil essa história não foi diferente – a banda já tocou para multidões em eventos como Hollywood Rock, República do Reggae e Virada Cultural, neste último para mais de 60 mil pessoas. Outro grande feito do grupo foi o convite para participar da posse do presidente americano Bill Clinton em 1993 na Casa Branca fazendo um show particular para os convidados.
Serviço
STEEL PULSE NO CIRCO VOADOR
Data: Sexta, 29 de novembro de 2024
ABERTURA DOS PORTÕES: 20h
INGRESSOS
1º lote:
R$ 100 (meia-entrada para estudantes, menores de 21 anos, pessoas com deficiência e maiores
de 60 anos | ingresso solidário válido com 1 kg de alimento | cliente Clube O Globo –
participante do programa de relacionamento do Jornal O Globo | cliente Cartão Giro MetrôRio
– cadastre o cartão e pague meia-entrada em até 2 ingressos | Grupo Estação – mediante a apresentação do ingresso de cinema do mês vigente)
R$ 200 (inteira)
Classificação: 18 anos (14 a 17 anos somente acompanhados pelos responsáveis)
Compras na bilheteria do Circo Voador e pelo site da Eventim: www.eventim.com.br