Horto Florestal recebe o Festival Tropical, evento de empreendedorismo feminino e Parque Ibirapuera o Grupo musical ‘Brasil Mosaico’
Programação contempla ainda sessão de cinema, sarau, atividades socioambientais e aulas de voluntariado gratuitas para todas as idades
Novembro promete ser um mês animado para os visitantes dos parques mais queridos de São Paulo. Na zona norte da capital paulista, o Parque Horto Florestal celebra a cultura brasileira e o empoderamento feminino com a primeira edição do Festival Tropical, idealizado pelo movimento Feira das Deusas. O evento promove o empreendedorismo feminino, reunindo expositoras que comercializam uma seleção especial de produtos artesanais, como cosméticos naturais, vestuário e deliciosos quitutes. Além da comercialização, os visitantes poderão aproveitar oficinas de circo e brincadeiras infantis, enquanto as apresentações culturais do grupo Sambalaio e da artista nordestina Jamile Queiroz prometem animar o evento. Durante o final de semana, o parque também realiza atividades de voluntariado, que já fazem parte da rotina dos visitantes.
Já o conhecido quintal paulistano, o “Ibira” inicia seu calendário de eventos com as imperdíveis apresentações do projeto Música no Parque, que, nesse final de semana, recebe o grupo musical ‘Combo Brasil Mosaico’, que combina diferentes estilos, criando uma experiência sonora única. Para quem busca novos conhecimentos e contato com a natureza, o ‘Sextou no Ibira’ traz o tema “Protegendo os Rios”, uma iniciativa que visa conscientizar e engajar o público sobre a preservação dos recursos hídricos e manutenção da biodiversidade. E, dando continuidade à programação em comemoração aos 20 anos do Museu Afro Brasil, o espaço oferecerá ao público sessões de cinema e saraus com o evento “Entre Palavras e cenas: Carolina e Ruth”, que homenageia as artistas Carolina Maria de Jesus e Ruth de Souza, cujos nomes batizam duas salas do museu.
Clique aqui para ver fotos dos parques
(Créditos: Divulgação Urbia Parques)
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA:
Combo Brasil Mosaico
Quando: 9 de novembro, das 11h30 às 12h30
Sobre: o combo “Brasil Mosaico” traz ao palco a riqueza da música brasileira, apresentando um repertório dinâmico que destaca os músicos da nova geração. Formado pelos alunos da EMPI, Erick Shil (guitarra), Tuco Cerutti (contrabaixo), Fred Zanatta (saxofone) e Ingrid Mendonça (canto), entre outros, o grupo oferece uma experiência sonora única, evidenciando a capacidade criativa e a identidade musical de cada integrante, que se unem como um mosaico.
Local: Arena Marquise
Aberto ao público
Entre Palavras e cenas: Carolina e Ruth
Quando: 9 de novembro, a partir das 14h
Sobre: em comemoração aos 20 anos do Museu Afro Brasil, o MAB exibirá o documentário “Diálogos com Ruth de Souza”, que celebra a trajetória de uma das pioneiras das artes negras no Brasil, e a 1ª Edição do Sarau da Biblioteca Carolina Maria de Jesus, com poesia, música e performances em homenagem à escritora.
Local: Museu Afro brasil, próximo ao portão 10
Aberto ao público
Sextou no Ibira: “Protegendo os Rios”!
Data: 8, 15 e 22 de novembro, das 14h às 16h30
Descrição: conduzida pela equipe de educação ambiental do parque as atividades contemplam a produção de cartões e trabalhos manuais, promovendo a reflexão sobre a conservação das águas em meio à urbanização de São Paulo.
Local: Mesas da área de Piquenique ao lado da Ponte de Ferro
Aberta ao público
O Parque Ibirapuera funciona diariamente, das 5h à 0h, e tem entrada gratuita. O espaço está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo (SP).
PROGRAMAÇÃO DO PARQUE HORTO FLORESTAL:
Festival Tropical
Data: 10 e 24 de novembro, das 9h às 18h
Sobre: o Festival Tropical celebra a cultura brasileira e o empoderamento feminino, reunindo expositoras e incentivando o empreendedorismo feminino. O evento oferece uma rica programação com produtos artesanais, apresentações culturais e atividades para toda a família.
Local: alameda esportiva, próximo as quadras, estacionamento do parque, e área de piquenique
Aberto ao público
Futebol
Quando: 8 de novembro, das 14 às 18h
Local: Campo de Futebol
Atividade gratuita
Capoeira
Quando: 9 de novembro, das 9h às 10h30
Local: Tenda
Atividade gratuita
Yoga
Quando: 10 de novembro,das 9h30 às 10h30
Local: ao lado do Parque Família
Atividade gratuita
Com entrada gratuita e funcionamento diário, das 5h30 às 18h, o Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal está localizado na Rua do Horto, 931. Para quem vai de carro e deseja estacionar no local, basta se direcionar para a Avenida José da Rocha Viana, 62.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há cinco concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.