Exibição gratuita de “Atrás dos meus olhos” acontece no Rio de Janeiro, com roda de conversa
O filme aborda a doença ocular da tireoide, uma condição potencialmente grave, inflamatória e autoimune¹, que pode levar a desfiguramento facial e ao comprometimento da visão²
Acontece, no Rio de Janeiro, no sábado (09), a exibição gratuita do filme “Atrás dos Meus Olhos”, no Cinemark Botafogo. A obra retrata a vida da fotógrafa Celina, que recebe o diagnóstico de Doença Ocular da Tireoide (DOT) – uma doença autoimune que afeta a órbita ocular (porção do crânio que abriga o olho), ameaça a visão, e pode provocar desfiguração facial³,⁴. A personagem viaja pelo mundo registrando a realidade da vida periférica com um olhar poético. Enquanto exerce sua profissão e explora seus laços sociais, aos poucos, aprende mais sobre sua condição, e de como viver com os desafios e oportunidades que agora aparecem.
Kely Nascimento, idealizadora do projeto e diretora executiva do filme, explica que a obra tem como objetivo mostrar os desafios enfrentados por quem convive com a DOT. “Nosso propósito é de promover a inclusão e conscientização sobre a doença, mostrando que os desafios para quem tem DOT começam na busca pelo diagnóstico, que muitas vezes é tardio. Além disso, o evento atua como uma forma de mobilizar profissionais médicos especializados de cada região”, explica. No último ano, a idealizadora, atores e produção do filme já rodaram por sete cidades para engajar as pessoas na missão de levar conhecimento sobre a doença, exibindo a obra.
“Essa segunda rodada da exibição do filme é muito especial porque vamos voltar em alguns lugares que já estivemos – importante para dar continuidade na constância da informação. Também estaremos em estados que não conseguimos exibir no ano passado, o que gera uma expectativa grande e muito positiva”, completa Kely.
A produção audiovisual tem em sua trilha sonora a canção ‘Amor Raro’ de Carlinhos Brown e Fernanda Takai. Foi dirigida por Pedro Henrique Moutinho e conta com a participação de duas atrizes com DOT. “Queríamos que o projeto impactasse tanto a sociedade como um todo quanto quem tem a doença. A presença de duas atrizes no filme foi fundamental para darmos legitimidade ao nosso objetivo de inclusão, e também a representatividade, pois o elenco conta com atores trans e refugiados”, finaliza a idealizadora.
Após a exibição do média-metragem, haverá a oportunidade de conhecer parte do elenco, idealizadora e produção, em uma roda de conversa sobre a doença, seus desafios principais e entender melhor a vida de quem convive com essa condição.
O evento de pré-estreia do “Atrás dos meus olhos” conta com a organização do Instituto Renascimento e tem o apoio social da líder mundial em biotecnologia, Amgen. É gratuito e aberto para o público em geral, mas é necessário retirar os ingressos por esse link: https://www.sympla.com.br/evento/exibicao-de-atras-dos-meus-olhos-doenca-ocular-da-tireoide-dot/2692356?referrer=www.google.com
FICHA TÉCNICA:
Direção: Pedro Henrique Moutinho. Direção executiva e argumento: Kely Nascimento. Produção: José Netho. Elenco principal: Kely Nascimento, José Netho, Cafi Otta, Bruno Kottÿ, Diego Machado e Lilian Burban Vogel. Produção local: Cleise Almeida
Referências:
¹ – 1. Wang Y, Patel A, Douglas RS. Thyroid Eye Disease: How A Novel Therapy May Change The Treatment Paradigm. Ther Clin Risk Manag. 2019;15:1305-1318. doi:10.2147/TCRM.S193018.
² – Barrio-Barrio J, Sabater AL, Bonet-Farriol E, Velázquez-Villoria Á, Galofré JC. Graves’ ophthalmopathy: VISA versus EUGOGO classification, assessment, and management. J Ophthalmol. 2015;2015:249125.
³ – Dickinson AJ, Hintschich C. Clinical manifestations. In: Wiersinga WM, Kahaly GJ, eds: Graves’ Orbitopathy: A Multidisciplinary Approach – Questions and Answers. 3rd ed. Basel, Switzerland: Karger; 2017:1-25.
⁴- Bartley GB, et al. Clinical features of Graves’ ophthalmopathy in an incidence cohort. Am J Ophthalmol. 1996;121(3):284-90
Sobre a Amgen
A Amgen é uma empresa dedicada à descoberta, desenvolvimento, fabricação e fornecimento de medicamentos inovadores para auxiliar os pacientes com doenças raras e crônicas em seu dia a dia. Por mais de quatro décadas, a Amgen tem sido uma força motriz na indústria da biotecnologia, desbravando novos horizontes na vanguarda da inovação. Por meio da aplicação de tecnologia e da análise de dados genéticos humanos, a Amgen está continuamente expandindo os limites do conhecimento, oferecendo soluções inovadoras para as doenças mais desafiadoras do mundo. Com um pipeline abrangente e diversificado, a Amgen constrói com solidez seu portfólio de medicamentos para o tratamento de câncer, doenças cardíacas, osteoporose, doenças inflamatórias e raras. Em 2024, a Amgen foi nomeada como uma das “Empresas mais inovadoras do mundo” pela Fast Company e também reconhecida como uma das “Melhores grandes empregadoras da América” pela Forbes, dentre outros reconhecimentos externos. É uma das 30 empresas que compõem o Dow Jones Industrial Average® e também faz parte do Nasdaq-100 Index® , que inclui as maiores e mais inovadoras sociedades não financeiras listadas na Bolsa de Valores Nasdaq com base na capitalização de mercado. Para mais detalhes sobre a Amgen e suas iniciativas, visite Amgen.com.br e siga nas redes sociais LinkedIn, Instagram, Facebook e YouTube.