Grupo Cultural Sopro de Gaia apresenta o show de Coco de Roda “Memórias de D. Montinha” no próximo domingo dia 22, no Sesc Tijuca, no Rio, com um repertório único dessa manifestação popular brasileira
Poesia, ritmo e expressões corporais. Dança de roda que surgiu no Norte e Nordeste, com influências dos batuques africanos e bailados indígenas, o coco de roda será celebrado no próximo domingo, dia 22/9, com o show “Memórias de D. Montinha”, que apresenta um repertório único, com canções ensinadas por D. Maria do Monte, Mestra de Coco de Roda da região de Amaro Branco, no Recife, local conhecido por reunir coquistas consagrados. A apresentação, gratuita, acontecerá no Sesc Tijuca, na Zona Norte do Rio, a partir das 16h, com a presença do Grupo Cultural Sopro de Gaia, fundado pelo Mestre Marcus Feinho, idealizador da Casa do Saber Popular, considerado um dos maiores espaços de vivência, valorização e preservação da Cultura Popular Brasileira. O evento é uma realização do edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, Palavra Líquida 2024.
“Reunimos cocos de roda antigos, cantados por D. Montinha, que tinha uma voz única, encorpada, e vamos apresentar ao público o que ela nos ensinou quando fomos visitá-la. Chegamos a gravar esse repertório em um CD em homenagem às suas memórias para que não se perdesse e imortalizasse. Algumas músicas são de tradição oral, de memória ancestral que queremos manter vivas como acervo histórico para enriquecer nossa cultura. Também iremos apresentar a dança durante o show, com a participação do grupo Brincantes de Pedra. O Coco de Roda é uma tradição ancestral da Cultura Popular Brasileira, que ultrapassa gerações e é riquíssima”, explica a Doutora em Educação e Psicopedagoga Ana Carolina Rosa, coordenadora da Casa do Saber Popular e uma das cinco integrantes do Sopro de Gaia.
O show terá 24 músicas e contará com momentos de interação e brincadeira com o público sobre a Cultura Popular Brasileira. No final, será realizada uma grande Ciranda. “Nosso objetivo é preservar a Cultura Popular Brasileira em suas diversas manifestações. Essa apresentação será um momento de celebração, aprendizado e reflexão, que reforça a importância de preservar e valorizar as tradições que nos tornam quem somos”, ressalta Ana. A apresentação contará com intérprete de Libras e o espaço terá acessibilidade para cadeirantes e Pessoas com Deficiência (PCD).
“A diversidade da Cultura Popular Brasileira pode ser vista e, principalmente, sentida. Sempre podemos aprender com os Mestres. São passos, músicas e a história das danças e lutas”, ressalta o idealizador do evento, o renomado Mestre de Capoeira Marcus Vinícius Macul, conhecido como Mestre Marcus Feinho.
Este espetáculo integra a programação do projeto Palavra Líquida.
Sobre o Grupo Cultural Sopro de Gaia
Fundado pelo Mestre Marcus Feinho há mais de 20 anos, se dedica a pesquisar e a salvaguardar os saberes e tradições de diversas manifestações da nossa Cultura Popular Brasileira. Para isso, realiza viagens de pesquisa para espaços tradicionais, produz materiais audiovisuais (entrevistas, documentários, livros, CD’s) e promove eventos com oficinas, rodas e apresentações.
Ficha técnica:
Mestre Marcus Feinho: voz principal/coro, bombo, caixa de guerra
Ana Carimbó: voz principal/coro, ganzá
Cecilia Einsfeld: voz principal/coro, pandeiro, violão
Juliana Portella: coro, pandeiro
Grupo Brincantes da Pedra Branca: dançarinas
SERVIÇO:
Show Memórias de D. Montinha – com Grupo Cultural Sopro de Gaia
Data: Dia 22 de Setembro – a partir das 16 horas
Local: Sesc Tijuca – R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
Entrada gratuita
Informações pelo whatsapp: (21) 99459-4165