CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE MOSTRA “FANTASMAS DA TERRA: A POÉTICA DE APICHATPONG WEERASETHAKUL”
Evento contará com exibição de longas e curtas-metragens, além de curso sobre o cineasta tailandês
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 17 a 27 de setembro, a mostra Fantasmas da Terra: A Poética de Apichatpong Weerasethakul. Com entrada gratuita o evento apresenta 6 longas e 29 curtas-metragens dirigidos pelo cineasta tailandês, além do curso Imersão Apichatpong, com o professor e curador da mostra, Pedro Henrique Ferreira.
A mostra é uma homenagem à filmografia de Apichatpong, cujos filmes já foram indicados a diversos festivais e buscam retratar a memória e fantasmagoria do passado da Tailândia por meio das relações humanas e sociais. As obras de “Joe”, como prefere ser chamado pelos ocidentais, mesclam ficção e documentário, poesia, e estimulam sensações físicas a partir de narrativas imprevisíveis.
Entre os filmes em exibição estão Síndrome e um Século (2006), longa em película que vem diretamente do British Film Institute (BFI), um dos maiores acervos cinematográficos do mundo; e Memória (2021), vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2021 e protagonizado por Tilda Swinton. Filmado na Colômbia, esse foi o primeiro filme de Apichatpong rodado fora da Tailândia.
Atividades extras
No dia 18, às 13h30, terá início o curso Imersão Apichatpong, com duração de 6 aulas de 1h30, que irá mergulhar na obra do cineasta a partir das múltiplas dimensões de trabalho do artista tailandês, com implicações filosóficas, poéticas e sociais. Ministrado por professores com abordagens distintas e advindos de campos diversos do saber, o ciclo de exposições será uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre o cineasta, além de trazer à tona o que podemos pensar e criar a partir dele e de sua obra.
No dia 24, às 19h, haverá o lançamento do livro-catálogo da mostra, em parceria com a Editora Machado, com a presença dos organizadores Manoela Caldas e Pedro Henrique Ferreira, também curador da mostra, e os autores Cecília Mello, Juliana Fausto e Ruy Gardnier. O livro reúne textos de autores nacionais e internacionais sobre a obra do artista.
Já no dia 25, às 15h30, a exibição do longa Objeto Misterioso ao Meio-Dia (2000), contará com legendas descritivas.
A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural.
SERVIÇO:
[Cinema] Mostra “Fantasmas da Terra: A Poética de Apichatpong Weerasethakul”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro.
Data: 17 a 27 de setembro
Horários e Classificação indicativa: Consultar programação
Ingressos: Entrada gratuita com distribuição de senhas 30 min antes do início das sessões ou das atividades extras
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: Site Rio de Janeiro | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalrj
(21) 3980-3815