Orquestra Petrobras Sinfônica celebra bicentenário do compositor austríaco Anton Bruckner no dia 31 de agosto
A apresentação acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a batuta do maestro convidado canadense Julian Kuerti
A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra a vida e obra do austríaco Anton Bruckner em concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto (sábado), às 19h. Conhecido por ser um dos maiores compositores do romantismo tardio, o músico é homenageado em seu bicentenário com apresentação da sua monumental Sinfonia nº 8 em dó menor, sob regência do maestro convidado canadense Julian Kuerti.
Elaborada entre 1884 e 1887, a oitava sinfonia de Bruckner é uma obra-prima dentre as mais complexas do repertório sinfônico. Essa foi a última que o compositor completou e é conhecida por ter uma estrutura complexa. Julian Kuerti, maestro convidado para conduzir a Petrobras Sinfônica no concerto, é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Kalamazoo, original de Michigan, nos Estados Unidos.
Bruckner é um compositor que só recebeu renome e reconhecimento nos últimos anos de sua vida. Nascido no interior da Áustria, ele não foi uma criança prodígio. Só a partir dos 44 anos, quando aceitou substituir seu ex-professor no Conservatório de Viena, que sua carreira de compositor começou a decolar. Suas obras são densas e influenciaram grandes nomes da música clássica, como Richard Strauss e Gustav Mahler.
Este concerto faz parte da Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e Diretor Artístico da Orquestra e um dos mais respeitados maestros do Brasil e do mundo.
Serviço
31 de agosto (sábado) às 19h
Ingressos: bit.ly/TMRJ-3108
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20031-050
Programa:
Julian Kuerti, regente
ANTON BRUCKNER
Sinfonia nº 8, em dó menor
I. Allegro moderato
II. SCHERZO | Allegro moderato
III. Adagio. Feierlich langsam; doch nicht schleppend
IV. Finale | Feierlich, nicht schnell
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra firmou-se como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 37 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, ela apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.