Corrida Garotada motiva esporte entre as crianças
Pais afirmam que evento no Espírito Santo tornou-se importante na agenda familiar e colabora para o desenvolvimento social, físico e psicológico de seus filhos
A Corrida Garotada não é apenas um evento esportivo, mas uma verdadeira celebração da infância e do esporte. Sua 21ª edição será realizada no dia 28 de setembro de 2024. O projeto faz parte da 33ª edição da Dez Milhas Garoto, uma das corridas de rua mais conhecidas do Brasil e o mais importante evento esportivo do Espírito Santo.
A prova reúne crianças e jovens com idades entre 6 e 17 anos, com largada do estacionamento do Shopping Vitória até a Enseada do Suá, a partir das 09h. Para eles, o evento já virou tradição e tem sido uma porta de entrada para o estilo de vida ativo e saudável, como é o caso da Yasmin Cezario, Arthur Caetano e Lívia Gasparini.
Yasmin Cezario de Oliveira, 15 anos, participará da Corrida Garotada pela quinta vez, e descobriu a possibilidade por meio de sua mãe, Sirlene Cezário, uma entusiasta da Dez Milhas Garoto e vencedora do segundo lugar em uma das edições. Desde a primeira participação, Yasmin ficou encantada, especialmente ao ganhar uma medalha, o que a motivou continuar correndo.
Sirlene destaca que o envolvimento de Yasmin na corrida trouxe benefícios físicos e emocionais. “Ela ficou mais motivada a correr e ganhou os kits da corrida, o que a deixa muito animada. Isso contribuiu para o desenvolvimento dela em várias áreas da vida”, afirma. Para a mãe, o apoio da família é fundamental: “Todos vão ver ela correndo e incentivam até a chegada. É muito bom incentivar seus filhos a fazer algo que será benéfico para o desenvolvimento e socialização deles”, finaliza Sirlene.
Arthur Caetano de Souza, 12 anos, está ansioso para sua segunda participação na Corrida Garotada. Sua mãe, Daniele Caetano, descobriu o evento por meio de um comunicado interno na empresa onde trabalha. A primeira experiência de Arthur foi emocionante e gratificante. “Conversei com ele sobre a corrida e ele se empolgou. Depois ele ficou muito feliz e agora tem mais interesse em atividades esportivas na escola”, conta a mãe.
O período de preparação também é uma fase de muito empenho para a família, uma vez que Arthur treina com sua mãe pelo menos três vezes por semana, o que o prepara para a corrida e o mantém ativo. Ainda, segue os treinos com seu pai jogando futebol regularmente. “Ele interage mais com outras crianças e está mais feliz e ativo. Agora brinca mais e se orgulha de mostrar a medalha aos colegas. Incentivar as crianças a correr alivia o estresse, tira elas das telas e as deixa mais felizes e gratificadas”, aconselha Daniele.
Renan Gasparini, pai de Lívia Gasparini, 8 anos, já deixa o evento no calendário há anos e motiva a participação da filha. “Entendo que por mais que seja o início da trajetória de exercício, a corrida é sempre um momento marcante. Aquele sentimento de dever cumprido, quando o seu filho termina a corrida, vem, te dá aquele abraço e fala: obrigada, papai, por me deixar correr. É gratificante ver nossos filhos felizes”, ressalta.
Lívia possui gosto pelo esporte, já passou pelo ballet, natação e atualmente faz ginástica. A corrida é um ponto alto do ano para a família. “Ela já falou que quer sempre participar das corridas, então eu também, como pai, sempre estou engajado e levando. Nós pais temos sempre que estar junto deles, a família tem que estar sempre junto, dando força, incentivando, porque são eles que movem a gente”.
Gasparini tem confiança em toda a produção e isso motiva a participação de Lívia. “O evento é seguro e bem organizado, vale a pena participar todo ano porque marca a vida das crianças e, com certeza, o esporte vem abrindo caminhos”, finaliza.
A Corrida Garotada da Nestlé é uma oportunidade para as crianças se divertirem, se desafiarem e crescerem. Como demonstram Yasmin, Arthur e Lívia, essa corrida incentiva um estilo de vida balanceado e proporciona inúmeros benefícios físicos, emocionais e sociais. Acima de tudo, cria memórias inesquecíveis para toda a família, reforçando a importância do esporte na vida das crianças.
21ª Corrida Garotada
Data: 28 de setembro de 2024
Local e horário de largada: Estacionamento do Shopping Vitória – Av. Américo Buaiz, 200 – A 15 – Enseada do Suá – Vitória a partir das 09h
Inscrições encerradas
Sobre a Dez Milhas Garoto
Em 2024, a Dez Milhas Garoto celebra 33 anos, oferecendo um dos percursos mais bonitos do Brasil, passando por pontos turísticos famosos do Espírito Santo. A prova começa na Avenida Dante Michelini, em Vitória, e termina em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha.
Esperamos a participação de 16.000 pessoas na Dez Milhas Garoto, além de 3.000 crianças e jovens na Corrida Garotada e 900 duplas na Cachorrida. Não perca essa oportunidade de viver um momento inesquecível com seu pet!