Assunto na Mesa: novo programa do Futura vai abordar os desafios da inteligência artificial
Com episódios semanais, a série levará convidados de diversas áreas para debater a IA e seus impactos na vida humana na primeira temporada
|
O Futura vai levar a inteligência artificial até você no novo programa “Assunto na Mesa”, que estreia na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, às 22h30, no canal. As apresentadoras da atração Nina da Hora – cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira -, e Gi Santos – consultora de inovação, educação e futuros -, recebem um convidado a cada episódio para debater um tema específico no que diz respeito à IA, como: mercado de trabalho, direitos humanos, metaverso e publicidade, segurança digital, criatividade, racismo algoritmo, educação, ESG, redes sociais e o futuro.
“O que mais gosto no ‘Assunto na Mesa’ é a oportunidade de conectar o público a diferentes tecnologias por meio de perspectivas plurais. Ao assistir, você não apenas entende o impacto da IA em sua vida diária, mas também descobre exemplos práticos de como a inteligência artificial está sendo utilizada para resolver problemas reais e abrir novas possibilidades. É um convite à debates populares. O programa não se foca em ferramentas passageiras, mas em romper barreiras e tornar conceitos complexos acessíveis a todas as pessoas, independentemente do conhecimento prévio em tecnologia. Após cada conversa com especialistas, esperamos que essas discussões se expandam para mesas de jantar, de café, de bar, de escritório e de sala de aula, promovendo uma inclusão digital real e um entendimento sobre temas importantes para enfrentar os desafios do presente e do futuro. Nina e eu buscamos a leveza para tratar de coisa séria“, comenta Gi Santos, que apresenta o programa ao lado de Nina da Hora.
O primeiro programa vai abordar “O trabalho em tempos e IA”, e receberá Genesson Honorato para o bate-papo, que é psicólogo e um dos profissionais de RH mais influentes no país. No episódio de estreia, eles falam do impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho com a criação de novas profissões e a extinção de outras.
Serão, ao todo, 11 episódios de 30 minutos cada, que vão ao ar sempre as segundas-feiras. Entre os outros convidados da primeira temporada estão Luana Genót – Fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (IDBr)-, Batman Zavareze – curador e artista visual -, Tom Mendes – é empreendedor e gestor de projetos, além de membro do Conselho de Ética da Abracom -, e João Falcão – advogado e diretor de inovação -, e mais.
“O Assunto na Mesa é uma produção original do Futura. A ideia é debatermos diversos temas, sempre conduzido por quem entende do assunto, com clareza, profundidade e leveza. A Nina e a Gi captaram o espírito do programa e foram ótimas parceiras nesta primeira temporada. Para a próxima temporada, o tema será Enfrentamento a Pobreza, ancorado por novos apresentadores. E assim vamos trazendo para a mesa assuntos relevantes e atuais“, destaca Mariana Seivalos, Supervisora do Canal Futura.
A cada temporada o tema central muda, garantindo um debate atual sobre as principais questões do cotidiano. A série foi realizada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), instituído pela Lei N 8.313/91, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e Itaú.
Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI – DN / SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social e Globo.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay para acompanhar o sinal ao vivo da programação, além de um catálogo com mais de 185 títulos e 5.000 vídeos. Assista também nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil:
• Net e Claro TV – 534 HD e 34
• Sky – 434 HD e 34
• Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
• Oi TV – 35
É possível ainda assistir pela rede de TVs universitárias parceiras com sinal de TV aberta e parabólicas digitais. O Futura também está presente nas redes sociais: Tik Tok, Instagram, X, Facebook e YouTube.