Japan House São Paulo anuncia destaques de sua programação para a segunda quinzena de agosto
Dentre as atividades estão rodas de conversa sobre obras literárias, além de visitas guiadas relacionadas às exposições “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorīto Fashion: moda das ruas”
Durante a segunda quinzena do mês de julho, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita, voltada para obras literárias japonesas e para as exposições em cartaz ligadas ao universo da moda japonesa.
Dentre as atividades, os visitantes poderão participar das visitas mediadas com o educativo da JHSP pela mostra Efeito Japão, no dia 24 de agosto, às 11h; e nos dias 21 e 28 de agosto, às 11h e às 15h. Durante os encontros, o público conhecerá mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 estilistas consolidados no mercado mundial, como Hanae Mori, Yohji Yamamoto e Issey Miyake. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra, até os dias atuais.
A equipe do educativo da JHSP também convida a criançada para curtir a publicação infantil Kokoro na Moda, em dois encontros no dia 25: um às 11h e outro às 14h. Nessa atividade, os participantes poderão entrar em contato com o universo da moda por meio de peças de roupas, cores, tecidos, formas e terão a oportunidade de criar seu próprio esboço de um design de roupas com base no que aprenderão com a personagem criada pela JHSP, Kokoro, para apresentar a cultura japonesa para os pequenos. É possível conhecer mais sobre esse e outros temas da cultura nipônica no Almanaque Infantil da Japan House São Paulo, disponível gratuitamente para download no site da instituição.
No dia 29 de agosto, às 19h, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um discutirá sobre a obra literária de estreia do diretor, produtor e roteirista Genki Kawamura, “Se os Gatos Desaparecessem do Mundo”. O bate-papo, que terá participação especial da tradutora, intérprete e criadora de conteúdo de cultura e língua japonesa da Komorebi, Anna Lígia Pozzetti, abordará os temas sensíveis sobre vida, amor e morte presentes na obra de Kawamura. A narrativa segue a vida de um carteiro solitário, que vive apenas com seu gato de estimação, e recebe o diagnóstico de uma doença em fase terminal. A partir desse momento, ele recebe a inusitada visita do Diabo com uma proposta que o levará, junto com seu gato, entre os limites da vida e a morte: a cada coisa que estiver disposto a fazer desaparecer do mundo, ganhará um dia extra de vida. Para participar do evento online, com transmissão simultânea via plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Editora Record até o dia 31 de agosto, usando o cupom “JHSP451”.
Unindo os dois grandes temas dessa quinzena, o Ciclo de Mangá convida o público para uma roda de conversa presencial no dia 24 de agosto, às 15h, sobre a obra Paradise Kiss, de Ai Yazawa. O título, publicado em 1999 através da revista de moda Zipper, que buscava valorizar a expressão individual e a juventude, conta a história de Yukari Hayasaka, uma jovem estudante que não quer nada além de entrar em uma boa faculdade para honrar seus pais. Porém, ela conhece um grupo de estudantes de moda que criam a marca de roupa “Paradise Kiss”, que a convidam para se tornar modelo e mudam sua vida completamente. O mangá será o fio condutor de debates acerca das particularidades da moda japonesa e da expressão da individualidade, além das expectativas e sonhos que vem com ela. Para participar do Ciclo de Mangá, é preciso fazer a retirada de senha 30 minutos antes na recepção da JHSP.
Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
Período: até 1° de setembro
Entrada gratuita
Exposição Sutorīto Fashion: Moda das Ruas
Período: até 20 de outubro
Entrada gratuita
Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial)
Quando: 24 de agosto, às 11h; 21 e 28 de agosto, às 11h e às 15h.
Ciclo de Mangá (Presencial)
Paradise Kiss, de Ai Yazawa
Quando: 24 de agosto, às 15h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.
Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.
Atividade Infantil – Publicação Kokoro na Moda (Presencial)
Quando: 25 de agosto, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
Se os Gatos Desaparecessem do Mundo, de Genki Kawamura
Quando: 29 de agosto, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Editora Record até o dia 31 de agosto, usando o cupom “JHSP451”
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de quarenta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp