Nova minissérie do History 2 aborda a evolução do dinheiro ao longo do tempo
Money ID – A Identidade do dinheiro tem a participação do ganhador do prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus e do autor do best-seller “Sapiens” Yuval Noah Harari
ESTREIA: 12/8, segunda-feira, 22h
O dinheiro é uma criação fascinante e desde a antiguidade está presente na vida dos homens. Qualquer objeto pode se transformar em dinheiro, por meio de barras de ouro, notas e moedas… até cigarros. Mas os governos e os bancos têm o poder de defini-lo e as criptomoedas são a sua mais recente evolução. Qual será o futuro do dinheiro? Esse é o mote da nova minissérie em quatro episódios Money ID – A Identidade do dinheiro que o History 2 exibe a partir desta segunda, 12 de agosto.
O dinheiro torna todos os tipos de trocas mais fáceis e rápidas. Um denominador comum que permite negociar duas coisas diferentes. Mas também é muito mais do que isso. Uma invenção que sempre teve muitas formas, como notas, ouro, conchas, cigarros em prisões, sal… Uma invenção quase universal, que é basicamente uma história. Ou muitas histórias. E especialistas, como o ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2006 Muhammad Yunus (recém-nomeado chefe do governo interino de Bangladesh, após a queda da premiê Sheikh Hasina) e do autor best-seller do livro Sapiens Yuval Noah Harari, entre outros, analisam o fenômeno.
Qualquer coisa pode ser dinheiro, desde que se acredite nisso. Controlar essas histórias, definir o que é dinheiro e quem pode emiti-lo, é uma enorme fonte de poder que reis e estados aprenderam ao longo do tempo. E cuidar do dinheiro também se tornou um negócio altamente lucrativo e influente, do qual os bancos são sua melhor representação.
O crédito move o mundo. O dinheiro se desmaterializou até se tornar quase totalmente virtual. Hoje, as criptomoedas proliferam em uma cacofonia descentralizada. O dinheiro está em eterna transformação. Qual é o futuro do dinheiro? Qual é o futuro do nosso relacionamento com ele? Essas são apenas algumas das respostas que a minissérie Money ID – A Identidade do Dinheiro busca responder.
O History exibe episódios inéditos às segundas-feiras, às 22h, a partir de 12/8.
No de estreia, Polissemia e Pluralismo, para algo que parece tão intuitivo, o dinheiro é difícil de definir. Um meio de pagamento, uma forma de facilitar trocas, uma história, um sistema simbólico… Ele já teve muitas formas (conchas, sal, moedas de ouro e prata, cédulas, cigarros em prisões, digital…) e está em constante transformação, então o que é dinheiro?
19/8 – Dinheiro e Poder
Definir o que é dinheiro e quem pode emiti-lo foi e é uma enorme fonte de poder, que talvez tenha atingido seu ápice com o Estado-nação e sua centralização. Mas com a expansão do comércio e do capitalismo, a moeda fiduciária (não lastreada), os bancos e serviços bancários, chega a uma era de descentralização do dinheiro.
26/8 – Dinheiro e Negócio
As inúmeras crises geraram ondas de regulação no século XX: a criação dos bancos centrais, a lei Glass-Steagall, os Acordos de Bretton Woods… Mas nem assim as crises pararam. A falta de respostas dos economistas keynesianos levou à ascensão do liberalismo e neoliberalismo de Thatcher e Reagan. Os Estados não mais podiam controlar tudo.
2/9 – Cartões, Bitcoin e outras criptos, moedas digitais
O dinheiro se desmaterializou até se tornar quase todo virtual e seu futuro parece mais próximo do Vale do Silício do que de Wall Street. Mas isso também traz desafios de acesso a populações vulneráveis, questões de privacidade e de sustentabilidade do planeta.
Classificação Indicativa: 14 anos
SOBRE HISTORY 2
HISTORY2 é 100% história, 100% educacional, com mais história, mais cultura e mais documentários. HISTORY2 é História, o primeiro canal criado por demanda popular, para quem exigia ampliar seus conhecimentos e ver muito mais história. HISTORY2 entretém e educa com conteúdos de ciência, tecnologia, mistério, com uma perspectiva histórica por meio de séries como Cidades Sagradas, Maravilhas Modernas, Planeta Inovação e A Maldição de Oak Island. HISTORY2 deve ultrapassar os 44 milhões de lares. HISTORY2 destina-se principalmente a uma audiência de homens de 25 a 54 anos.
historyplay.tv/br/
instagram.com/canalhistory/
twitter.com/CanalHistory
facebook.com/CanalHISTORY