Riw Pop Tech apresenta ampla programação voltada à arte e cultura
Evento, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de agosto, será permeado por música, exposições e debates sobre novas tecnologias e inovação na cultura
|
Criado para atuar como uma ponte entre a tecnologia, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão, em seus sentidos plenos, o Rio Innovation Week destacará, em sua quarta edição, a importância da “Humanização em tempos de Inteligência Artificial”. Entre 13 e 16 de agosto, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, grandes pensadores, cientistas, acadêmicos, empreendedores, c-levels, representantes de governos e formadores de opinião compartilharão novos conhecimentos como instrumentos de promoção do desenvolvimento humano e geração de negócios e renda.
Mais do que presentes nesta quarta edição do Rio Innovation Week, Arte e Cultura estão disseminadas ao longo de vários pontos do evento. De forma transversal, iniciativas artísticas e culturais podem ser conferidas e experimentadas pelo público. O visitante ainda tem a oportunidade de participar de uma série de conversas com especialistas das áreas que irão promover cruzamentos entre Arte e Cultura com a inovação, tecnologia e a ciência.
Ouchhh
Neste sentido, logo após o visitante passar pela entrada principal do evento, a obra Data Gate assinada pelo estúdio de novas mídias Ouchhh, pioneiro em esculturas de visualização de dados, recebe o público no formato de um grande túnel formado por imagens vivas e multicoloridas. Laterais compostas por painéis de LED reproduzem sequências de imagens orgânicas e pulsantes, programadas pelo artista de renome internacional Ferdi Alici, para esta instalação de grande porte e ainda inédita, especialmente criada para o Riw Pop Tech. Fazendo sua estreia no Brasil, após realizar trabalhos durante o Festival de Cannes, o artista digital ainda assina mais duas obras exclusivas ao longo de toda varanda dos armazéns do Píer Mauá.
Na sequência, o público presencia a exposição Década dos Oceanos, primeira grande exibição nacional de criptoarte, com curadoria do veterano Byron Mendes. Videoinstalações que evocam os oceanos, e convidam o público para uma reflexão sobre o futuro dos mares, ocupam o espaço com obras de artistas que são destaques dentro do segmento: a instalação de realidade virtual-imersiva de Tania Fraga (Atrator No Mar Profundo, 2023), a videoinstalação de Ikaro Cavalcanti (Ultra Deep Dive, 2023) e os NFTs de Alexandre Rangel (Sopa Primordial, 2023).
Para esta quarta edição, o RIW preparou um espaço especial para o visitante e também para experiências com suportes artísticos e tecnológicos diversos, distribuídas na alameda principal do Rio Innovation Week. A RIW Line é formada por áreas de convivência construída com mobiliário e paisagismo em estilo internacional, para o visitante usufruir e admirar a vista da Baía de Guanabara de um dos pontos mais privilegiados da cidade. Além do encantamento com a paisagem, o público é provocado por um conjunto de experiências proposto para esta quarta edição, transformando o espaço em um Parque Interativo a céu aberto do Rio de Janeiro. Uma série de instalações com tecnologias e novas narrativas presentes no mundo das artes é apresentada, como a utilização de Realidade Aumentada e VR, geração de imagens digitais, novos softwares de áudio e imagem e outras tendências.
O meio ambiente também está na pauta deste passeio interativo com a experiência em 360º Amazônia Viva (2022), do diretor Estevão Ciavatta, um passeio comovente pela região do rio Tapajós guiado pela cacica Raquel Tapajós: a primeira experiência imersiva pela floresta. A obra teve sua estreia mundial no Rio Innovation Week e já rodou o mundo com passagem pelo Festival de Cannes, Noruega e até o Vaticano. Completando as experiências, há uma instalação do jovem e talentoso artista Ryan Hermogenio com quadros digitais que se aproveitam de imagens descartadas nas redes sociais e questionam a própria noção de realidade.
Música e novidades
No coração desta potente alameda, a RIW Line, a música está presente, com apresentações da Orquestra dos Fuzileiros Navais; de Gabriel O Pensador; de Toni Garrido; da banda Eu Convidado, que conta com a participação de um dos idealizadores do evento, Fábio Queiróz; de Sérgio Loroza; e de um grupo especialmente criado para a ocasião. Charles Gavin (baterista dos Titãs), Rodrigo Suricato (guitarrista do Barão Vermelho), Milton Guedes (no sax), Liminha (no baixo) e Paula Toller (vocalista do Kid Abelha) se reunirão para releituras de clássicos do rock nacional.
A música segue em foco na conferência Music Forward. O palco recebe artistas, gravadoras, distribuidoras e influenciadores para explorar novas ideias e tendências emergentes desse mercado. Os curadores Chico Dub e Paulo Sattamini trazem ao evento nomes renomados como Nelson Motta, Roberta Medina, Papatinho, Azzy, Kamilla Fialho, da K2L, e Pedro Tourinho. Também estarão presentes executivos de empresas como Billboard, Sony, Warner Music, TikTok, Spotify e Globo, apresentando desafios e oportunidades que moldam a música contemporânea com uma perspectiva única. Iniciativas no mainstream do cenário musical brasileiro completam o cenário, entre as quais o Favela Sounds, que lança um documentário com figuras importantes da Música Preta no Brasil; a primeira conferência de música da Amazônia, ALMA; e Heavy Future, laboratório de comportamento especializado em Rock e Metal, de Porto Alegre.
Exposição
No Armazém 1, a exposição interativa Antropocruzo (2024) faz sua estreia no Brasil depois de ocupar com sucesso a Galeria Saphira & Ventura, em Nova York. Com obras físicas e digitais elaboradas a partir da reflexão do Manto Tupinambá, no desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio em 2024 pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, a exposição é uma parceria com pesquisadores de instituições de ensino do Rio de Janeiro.
No RIW Pop Tech, Arte, Cultura e a Economia Criativa convergem, com curadoria do cineasta, diretor de arte e músico André Weller. Profissionais do segmento estarão reunidos para debater ideias sobre a inovação e a tecnologia nas mais diversas formas. Agentes da cultura, artistas, curadores, representantes de instituições de arte do setor público e privado, especialistas, fomentadores da arte de uma maneira geral participam de mesas e palestras para provocarem uma reflexão no público presente.
Assunto quente na pauta mundial, a Inteligência Artificial é pauta no encontro de duas especialistas no assunto: Nina da Hora, ativista e uma das mais renomadas cientistas da computação, junto com Gi Santos, uma das mais experientes consultoras do segmento. O maior chef de cozinha do país, Claude Troisgros, conversa com um dos maiores artistas visuais da atualidade, Batman Zavarese. A dupla inovou com muita tecnologia e criatividade no mais recente empreendimento do chef, Mesa do Lado, inaugurando a gastronomia sensorial no Brasil.
Temas pertinentes à indústria do audiovisual também serão debatidos com um dos maiores ícones nacionais do cinema e da televisão, o diretor e produtor Daniel Filho, com a participação do diretor de grandes bilheterias André Pellenz (Minha Mãe É Uma Peça). O tarimbado diretor artístico do Grupo Globo, Paulo Silvestrini, vencedor de um Grammy e em fase de preparação da mítica novela Vale Tudo, faz uma reflexão sobre a produção atual de novelas e séries com a também diretora Luisa Lima, responsável por sucessos como Os Outros.
Vik Muniz
E as imbricações entre Arte e Cultura continuam, em outros pontos. A Plenária RIW recebe o artista visual brasileiro de maior repercussão no exterior, Vik Muniz, responsável por inúmeras exposições ao redor do planeta marcadas pelo encantamento e a criatividade. A atriz e cantora Zezé Motta participa de uma conferência dividindo suas experiências. A literatura também tem destaque com os autores premiados Fabricio Carpinejar, ganhador de dois Prêmios Jabuti, e Marcos Pianger, comunicador e escritor, no RIW Talks.
Educação
A Edutech, ponto de convergência da Educação e da Tecnologia, oferece encontros com os mais importantes especialistas das áreas. O professor Ricardo Jaheem aborda a tecnologia inclusiva nas culturas das favelas, e os painéis sobre Patrimônio Cultural e Tecnologia contam com gestores de importantes instituições como Ana Cunha (MUSEU.XYZ), Bruna Cruz (Oi Futuro) e Gisele Andrade (Urano Educação e Cultura), além de Heloisa Queiroz (SMCRJ), Lívia Brandão (Associação de Memórias) e Domi Valansi (Museu de Belas Artes e ArtRio).
A promoção de cultura inclusiva se faz representada na conferência Open Innovation, com a diretora da PretaHub, Adriana Barbosa. Na conferência Humanare, a diversidade cultural se apresenta com Ubiraci Pataxô (Instituto Korihé) e Eliane Leite (Uzoma Diversidade, Educação e Cultura). Como forma de integrar Arte e Cultura com a Ciência e a Tecnologia, expoentes do segmento compartilham saberes no Congresso Ciência para Todos, com curadoria do físico Marcelo Gleiser. Na conferência o primeiro indígena imortalizado pela Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, faz uma reflexão sobre a realidade, enquanto a médica pesquisadora Adriana Kambeba conecta ciência e saberes tradicionais e o presidente do Departamento de Literaturas Modernas da Universidade Johns Hopkins, William Egginton, traça paralelos surpreendentes entre a poesia e a física em uma abordagem original e encantadora.
“Oferecemos ao público uma ampla programação, capaz de abarcar muitas expressões de nossa diversa e rica cultura, sempre com a inovação em mente. Os convidados estão, em suas áreas, como referências importantes que nos farão pensar sobre os caminhos da arte e sua importância fundamental para a construção de um futuro inclusivo”, afirma Jerônimo Vargas, diretor-geral e um dos idealizadores do Rio Innovation Week.
Como participar
RIO INNOVATION WEEK 2024
Quando: 13 a 16 de agosto
Onde: Píer Mauá, na Av. Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro
Ingressos e credenciamento de imprensa: rioinnovationweek.com.br
PATROCÍNIO.
O Rio Innovation Week conta com patrocínio do Banco do Brasil, Grupo Boticário, Stellantis, Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Petrobras, Light através da Lei Estadual do Esporte, Dasa, Repsol Sinopec, Carterpillar, PWC, Ibmec, Multiterminais, FNT Telecomunicações, Transpetro, Caixa e Rio Galeão, além da coparticipação do Sesc e Senac e de parcerias estratégicas com Pesagro-Rio, Proderj, TurisRio, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Secretaria de Transformação Digital e Secretaria de Turismo.