MuBE prorroga a exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”
Com entrada gratuita a mostra, que tem curadoria de Daniela Gomes Pinto e Fernando Limberger, fica em exibição até 1º de setembro
|
Obra ‘Caminhos da Cor’ (Créditos: Italo Cristovão/MuBe)
O MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia anunciou a prorrogação da exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”. Em exibição desde abril deste ano e com entrada gratuita, a mostra recebeu mais de 75 mil visitantes e agora prorroga sua temporada até o dia 1º de setembro de 2024. Para visitação é necessário agendar o dia e horário através do site da Sympla.
Apresentando peças até então nunca exibidas publicamente, como “Cachoeira de Amor”, “Praça do Céu” e “Marco para a cidade de São Paulo”, a exibição traz um novo olhar dos trabalhos produzidos ao longo da extensa e profícua carreira da artista. Ao todo, são mais de 100 obras que nos convidam a pensar sobre a natureza das cores e as relações que ela estabelece com os materiais. A exposição evidencia elementos que também tem sinergia com os interesses do museu, seja por seu caráter escultórico, seja pela relação com a natureza presentes na poética de Amelia Toledo.
“Além de obras nunca vistas antes, toda arquitetura do MuBe também colaborou para criar uma exibição única das obras da Amelia, o que ajudou a traduzir seu estilo único também na estética”, diz Guilherme Wisnik, consultor curatorial do MuBE. “No trabalho da artista, a força mineral da natureza é um elemento decisivo. Algo que combina muito com uma trama artesanal do fazer que dota suas pedras de afeto e fantasia, convertendo-as em moléculas estranhas, colmeias, conchas, bolhas de sabão e energia”, complementa.
A expografia, assinada por Anna Helena Villela, contribui para ressaltar a questão dos elementos da natureza presentes na obra de Amelia Toledo, ao cobrir o piso do museu temporariamente com areia.
“Se a matemática é a linguagem fundamental da natureza, a natureza, para Amelia Toledo, precede a matemática, se sobrepõe a ela, a ultrapassa. São a inteligência e a intuição da pedra que orientam os materiais, as estruturas, as cores, as coisas, e até os seres humanos”, comentam a geóloga Daniela Gomes Pinto e o artista plástico e paisagista Fernando Limberger, curadores da mostra.
Serviço:
Exposição “Amelia Toledo: Paisagem Cromática”
Exibição: Até 1º de setembro de 2024
Entrada gratuita mediante agendamento no site da Sympla
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE)
Rua Alemanha 221, Jardim Europa, São Paulo-SP (terça a domingo).
Av. Europa 218, Jardim Europa, São Paulo-SP (quarta a domingo).
Horário de funcionamento: Terça, das 11h às 17h – última entrada às 16h30, e Quarta a Domingo, das 11h às 18h – última entrada às 17h30.
Sobre o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia
O MuBE, ou Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, foi criado a partir da concessão do terreno, situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, pela Prefeitura de São Paulo à Sociedade dos Amigos dos Museus (SAM), no ano de 1986, para a construção de um Centro Cultural de Escultura e Ecologia.
Para a escolha do projeto do prédio da instituição cultural, foi realizado um concurso vencido por Paulo Mendes da Rocha. Nascia, então, o MuBE e seu prédio, que é um marco da arquitetura mundial e que conta também com o jardim projetado por Roberto Burle Marx.
O Museu tem como objetivo divulgar os mais diversos segmentos da arte, priorizando a escultura e os suportes tridimensionais.
Siga o MuBE no Instagram: mube_sp