Documentário Votos – sobre quem decidiu viver dedicado à religião — estreia em São Paulo e no Rio de Janeiro
Documentário foi selecionado para a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e premiado no Denver Movie Awards; distribuição é da O2 Play
|
Cartaz do documentário Votos
ASSISTA AO TRAILER AQUI
O documentário Votos, dirigido por Ângela Patrícia Reiniger e roteirizado por ela e por Daniella Machado, chega aos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 25 de julho. O filme mostra a jornada das pessoas que decidem passar a vida em mosteiros, assim como traz relatos daqueles que desistiram de fazer os votos, e chega com exclusividade no Cinesystem Botafogo (RJ) e Espaço Augusta de Cinema. A produção, da No Ar Comunicação em coprodução com a GloboNews e apoio da Globo Filmes, é mais uma distribuição O2 Play.
Selecionado para a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e premiado no Denver Movie Awards, Votos investiga os motivos que levam pessoas, em pleno século XXI, a fazer os votos de Conversão de Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência e Estabilidade. Por meio de entrevistas, o filme é um convite para compreender a opção de alguém por viver em um claustro, submetendo-se a regras monásticas.
No mundo de hoje, com as pessoas crescentemente mais ansiosas por mais prazeres, novas histórias e na busca de símbolos de status, e onde os relacionamentos humanos parecem cada vez mais descartáveis, os votos religiosos, ao contrário, são um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, são chamados de votos perpétuos. Votos é único no sentido de revelar uma realidade à qual a maioria das pessoas não tem acesso, mas sim muita curiosidade sobre o que se passa dentro dos mosteiros, conventos e abadias.
“O filme pode desmistificar a vida de quem optou por fazer votos religiosos e fechar-se em uma clausura. Ao conhecer o dia a dia dessas pessoas e entender as motivações delas para as escolhas que fizeram, o público se aproxima dos entrevistados e chega a enxergar o mundo sob a ótica deles. É muito rico ter a possibilidade de levar o espectador a conhecer melhor um ambiente tão pouco explorado”, comenta a diretora Ângela Patrícia Reiniger.
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Mais informações no site da O2 Play.