CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA RETROSPECTIVA INÉDITA EM HOMENAGEM A PETER BOGDANOVICH
Mostra gratuita revisita 13 trabalhos do renomado cineasta americano, além de outras atividades
|
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 23 de julho a 04 de agosto de 2024, a mostra Uma Vida Para o Cinema, com trabalhos do renomado cineasta americano Peter Bogdanovich. Com entrada gratuita, o evento oferece ao público uma retrospectiva inédita do trabalho do cineasta com a exibição de 13 de seus longas-metragens, além de um debate e uma masterclass sobre o artista.
Sob curadoria do professor de cinema da PUC-Rio Pedro Henrique Ferreira, a mostra joga uma lupa no trabalho do realizador americano que aperfeiçoou a arte de olhar para o passado e o futuro ao mesmo tempo.
Na programação, um catálogo especial com textos inéditos sobre o cineasta ainda pouco explorados no Brasil, debate com a escritora, pesquisadora, curadora e crítica de arte Andrea Ormond e o escritor e professor da Faculdade de Comunicação da UNB Pablo Gonçalo, além da masterclass com Hernani Heffner, gerente da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
As informações detalhadas com a programação estão no site Link.
Sobre Peter Bogdanovich
Peter Bogdanovich foi um amante do cinema e tinha um trabalho intelectual rigoroso – foi crítico de cinema atuante em diversos meios, incluindo a revista Cahiers du Cinema, historiador e pesquisador que realizou entrevistas profundas para títulos como ‘Dirigido por John Ford’, ‘Este é Orson Welles’, ‘Afinal, Quem faz os Filmes’, entre outros.
Durante a carreira transitou por filmes de baixo orçamento produzidos por Roger Corman (‘Na Mira da Morte’), passando pelos que se tornaram clássicos (‘A Última Sessão de Cinema’ e ‘Lua de Papel’), além de produzir comédias, mostrando a versatilidade sem perder o rigor artístico (‘Essa Pequena é uma Parada’, ‘Muito Riso e Muita Alegria’, ‘Impróprio para Menores’).
Bogdanovich também deixou sua marca na televisão, com um papel recorrente como Dr. Elliot Kupferberg na série “The Sopranos”. Como escritor, contribuiu com roteiros e escreveu para a Esquire, além de livros importantes como “Who the Hell’s In It” e “Who the Devil Made It”. Bogdanovich foi crucial na formação de um modelo do cinema clássico norte-americano e teve um papel seminal na transição para a Nova Hollywood.
SERVIÇO:
[CINEMA] – Mostra Peter Bogdanovich – Uma Vida Para o Cinema
Data: 23 de julho a 04 de agosto
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
Bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 17h.
Entrada gratuita – retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão e atividade programada
Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019
Acesso para pessoas com deficiência
Confira a programação completa: Rio de Janeiro | CAIXA Cultural | Instagram @caixaculturalrj