×

Bienal do Livro Rio 2025 registra maior interesse de expositores

Bienal do Livro Rio 2025 registra maior interesse de expositores

Bienal do Livro Rio 2025 registra maior interesse de expositores

Evento celebra expansão de espaços e reafirma compromisso com novos talentos no ano em que o Rio é a Capital Mundial do Livro

 

Nos primeiros 15 dias desde a abertura das vendas dos espaços aos expositores, a Bienal do Livro Rio 2025 já registra uma procura alta, com as negociações ocorrendo em um ritmo mais de três vezes maior. Trata-se de um aumento de 256%, reflexo do crescimento significativo no interesse pelo evento: até o momento, foi vendida cerca de 30% da área total disponível.

Também houve um crescimento significativo no investimento e na dimensão dos espaços adquiridos: 20% dos compradores são novos expositores, enquanto quase 50% das renovações de contratos resultaram em expansão de áreas. Editoras como Ciranda Cultural, Editora Vozes, Boa Nova, LVM e Excelsior lideram este movimento de ampliação, demonstrando confiança pelo evento.

“Estamos muito otimistas com a próxima edição da Bienal do Livro Rio. A resposta rápida e massiva dos expositores é um sinal claro do entusiasmo do mercado editorial, um indicativo de que estamos no caminho certo. Vamos oferecer um evento ainda mais grandioso e diversificado aos visitantes e editoras, celebrando a literatura e promovendo as narrativas”, afirma a Diretora da GL Exhibitions, Tatiana Zaccaro.

A Bienal ainda identificou que expositores que anteriormente ocupavam espaços para autores e iniciativas independentes estarão presentes novamente em 2025, agora com estandes maiores e montagens próprias. Essa evolução reforça o compromisso do evento em fomentar o mercado.

“A Bienal do Rio é sempre um momento de celebração no mundo do livro. E nesse ano de 2025 em que comemoraremos o Rio como Capital Mundial do Livro, a primeira cidade de língua portuguesa do mundo a conseguir esse título da UNESCO, as editoras entendem que o conjunto de eventos em torno do livro fará desta edição uma Bienal muito especial e provavelmente a maior dos últimos tempos”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL.

Capital Mundial do Livro

Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio 2025, um dos maiores festivais de literatura, cultura e entretenimento do país, marcará um ano dedicado à leitura na cidade e será a principal atração do calendário do Rio Capital Mundial do Livro, título formalizado após a candidatura vencedora da cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO e pelo Comitê Consultivo da Capital Mundial do Livro, em abril.

O sorteio de área dos espaços também já tem mês definido: fevereiro. Como de costume, as editoras associadas ao SNEL terão preferência na escolha da área dentro de cada faixa e grupo de metragem. Durante o lançamento, a organização do festival estará disponível também para esclarecer dúvidas.

O título de Capital Mundial do Livro é válido de 23 de abril de 2025 a 23 de abril de 2026 – data em que se comemora o Dia Mundial do Livro. Para ser coroado, o Rio apresentou projetos via sua Secretaria municipal de Cultura que comprovasse a importância do seu patrimônio literário e apresentou um plano de ação para promover suas iniciativas literárias, a sustentabilidade do mercado editorial e o estímulo à leitura entre os jovens, aproveitando as novas tecnologias e o ambiente digital.

Sobre GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia mais de 60 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e que atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events Brasil já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, sem contar com o plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1 bilhão até 2026. Na sua divisão de negócios GL events Exhibitions, realiza a Bienal do Livro Rio e o Mondial de la Bière, além da Bienal do Livro Bahia, Congresso e Feira Estetika e ExpoPostos&Conveniência.

Sobre o SNEL

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.