×

Atividades literárias são destaque na Japan House São Paulo durante segunda quinzena de julho

Atividades literárias são destaque na Japan House São Paulo durante segunda quinzena de julho

Atividades literárias são destaque na Japan House São Paulo durante segunda quinzena de julho

Programação apresenta rodas de conversa sobre obras da literatura japonesa, além de visitas guiadas e oficinas relacionadas com as exposições “Efeito Japão: moda em 15 atos” e “Sutorīto Fashion: moda das ruas”

 

 

Para a segunda quinzena do mês de julho, a Japan House São Paulo oferece em sua programação livre e gratuita, atividades voltadas para obras literárias japonesas, além de poder participar de visitas guiadas e workshop com foco na moda japonesa e nas exposições em cartaz.

Já nos primeiros dias da quinzena, os visitantes poderão participar das visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão, que acontecem nos dias 20 e 27, às 11h; e nos dias 24 e 31, às 11h e às 15h. Durante os encontros, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra, até os dias atuais.

Já para as crianças, a programação da Japan House São Paulo apresenta a atividade Publicação Infantil Kokoro na Moda, no dia 21 de julho, às 11h e às 14h. Nela, a equipe do educativo convida as crianças a conhecerem mais sobre a nova publicação “Kokoro na Moda”, que explora o universo da moda por meio de peças de roupas, cores, tecidos, formas e mais. De forma leve, lúdica e divertida, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais a fundo a publicação e criar um esboço de moda com base no que aprenderão com a personagem criada pela JHSP para apresentar a cultura japonesa para os pequenos. É possível conhecer mais sobre ela e outros temas da cultura no Almanaque Infantil da Japan House São Paulo, disponível para download no site.

Nos dias 24 e 25 de julho, com sessões às 10h30 e às 14h30, a JHSP oferece em conjunto com a artista têxtil Tati Polo, o Workshop de Shibori, inspirado em uma das peças da exposição “Efeito Japão”. A atividade apresenta detalhes sobre o shibori, técnica de tingimento têxtil japonesa que remonta ao século VIII, em que são utilizados linhas e pedaços de madeira para impedir que o corante chegue até o tecido, formando padronagens únicas. Durante a atividade, os participantes aprenderão sobre a história da técnica milenar, suas técnicas e padronagens, e poderão criar seu próprio shibori, feito com tingimento natural, para levar para casa.

Voltado para o universo literário japonês, a Japan House SP realiza no dia 25 de julho, às 19h, o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, que apresenta a obra “O Castelo no Espelho”, de Mizuki Tsujimura. O bate-papo online, que terá participação especial de Janaína Tokitaka – roteirista, autora e ilustradora de livros para crianças e adolescentes, discutirá os temas de solidão, sacrifício, amizade e confiança presentes na obra. A história narra os acontecimentos que permeiam a jornada de sete adolescentes que, ao descobrirem os espelhos em seus quartos brilhando, são levados a um castelo comandado por uma garota que usa uma máscara de lobo, e descobrem que, caso não deixem o castelo até às cinco da tarde, enfrentarão graves consequências. Pouco a pouco, os adolescentes descobrem os mistérios que cercam o castelo e a garota mascarada, encontrando uns nos outros as respostas para suas próprias dúvidas internas. Para participar do evento online, com transmissão simultânea via plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Editora Morro Branco até o dia 27 de julho, usando o cupom “JHSP451”.

Ainda voltado para a literatura, o Ciclo de Mangá de julho convida o público para uma roda de conversa presencial no dia 27, às 15h. Nesta edição, será discutido o clássico mangá “Card Captors Sakura”, criado em 1996 pelo grupo inteiramente feminino de mangakás CLAMP e publicado no Brasil pela JBC. A história gira em torno da garota Sakura, que precisa recuperar cartas mágicas que se espalharam pela cidade usando poderes mágicos recém adquiridos. A obra se tornou um marco do gênero “garotas mágicas” e uma das principais e mais conhecidas histórias do grupo, publicado originalmente em 12 volumes e adaptado para a televisão em uma série animada de 70 episódios. Durante o bate-papo, os participantes serão apresentados ao universo de Sakura, e poderão discutir sobre a delicadeza dos traços e a criação dos designs das roupas das personagens, além das inspirações e referências das criadoras para o mangá. Para participar do Ciclo de Mangá, é preciso fazer a retirada de senha 30 minutos antes na recepção da JHSP.

Fechando a programação, no dia 28 de julho, às 11h e às 14h, acontece a oficina infantil Tingimento em dobras de papel, inspirada no Itajime Shibori, técnica de tingimento tradicional japonesa. Explorando os aspectos bidimensionais e tridimensionais do papel, as crianças experimentarão os processos de dobras e tingimentos utilizando tal superfície, explorando a diversas formas e padrões por meio da criatividade. Para participar desta oficina – indicada para crianças de 4 a 12 anos acompanhadas de adultos – é necessário retirar senha na recepção 30 minutos antes.

Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/ 

Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
Período: até 1° de setembro
Entrada gratuita

Exposição Sutorīto Fashion: Moda das Ruas
Período: até 20 de outubro
Entrada gratuita

Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial)
Quando: 20 e 27, às 11h; 24 e 31 de julho, às 11h e às 15h.

Atividade Infantil – Publicação Kokoro na Moda (Presencial)
Quando: 21 de julho, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Workshop de Shibori
Quando: 24 e 25 de julho, às 10h30 e às 14h30
Duração: 120 minutos
Por questões de segurança, nesta oficina não será permitida a participação de crianças. Será permitida a participação a partir dos 12 anos, mediante a presença de um adulto acompanhante.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
O Castelo no Espelho, de Mizuki Tsukimura
Quando: 25 de julho, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Editora Morro Branco até o dia 27 de julho, usando o cupom “JHSP451”.

Ciclo de Mangá (Presencial)
Card Captors Sakura, de CLAMP
Quando: 27 de julho, às 15h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.

Oficina infantil – Tingimento em dobras de papel
Quando: 28 de julho, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP): 

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de quarenta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp 
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp 
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp