Parque Ibirapuera em julho: Urbia promove Quintal de Férias com atividades educativas sobre meio ambiente, ciência e música
Exclusiva para crianças de 6 a 9 anos, programação será realizada entre 15 e 19 de julho, com apoio do time de Educação Ambiental e Sustentabilidade, do Planetário e da Escola de Música
|
(Imagem: Divulgação Urbia Parques)
As férias de julho estão chegando e a distância das salas de aulas não precisa significar falta de atividades educativas para as crianças. Elas podem continuar em busca de conhecimento unindo diversão à educação. Uma ótima opção de lazer, sem deixar o educacional de lado, é o Quintal de Férias do Ibira, realizado pela Urbia, administradora do Parque Ibirapuera. De 15 a 19 de julho as crianças vão viver uma experiência educacional imersiva, com atividades práticas e teóricas que vão explorar o meio ambiente, a ciência e a música, na colônia de férias do parque.
Na segunda (15) e na sexta-feira (19) as crianças inscritas no programa vão explorar o parque em atividades ao ar livre. O time de Educação Ambiental e Sustentabilidade realizará oficinas com as crianças sobre o cuidado e a conservação dos ecossistemas e as espécies nativas presentes no Ibirapuera. Os pequenos também vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre a saúde do solo e das árvores, descobrir como são feitos os plantios, além de aprender sobre a fauna e a biodiversidade, assim como avistar as aves que vivem no Ibira. O passeio contará com momento de pausa para um piquenique sob as árvores.
Dando sequência à agenda, na terça-feira (16) as crianças vão viver uma experiência no universo! O Planetário Ibirapuera assume as atividades da colônia e está preparando um verdadeiro show de estrelas! Dentro da cúpula as crianças assistirão a uma sessão especial ao vivo intitulada ‘Nosso Teto Estrelado’. Durante a apresentação, conduzida pela astrofísica, Mirian Castejon, todos desbravarão as constelações e o céu que observamos. Por fim, o grupo seguirá para o saguão do Planetário onde está um acervo de meteoritos e onde, também, terão um encontro com o passado: vão voltar ao tempo dos dinossauros, compreender a história das espécies e como se deu a extinção desses animais.
Completando a semana de atividades do programa de férias, na quarta (17) e quinta-feira (18) as crianças vão realizar experimentos musicais. A Escola de Música do ParqueIbirapuera receberá a turma para oficinas especiais que vão tratar das propriedades do som. Nelas as crianças vão aprender sobre as ondas sonoras, volume e timbre. Os dias também serão marcados pelo contato com os instrumentos musicais da escola e os pequenos vão poder experienciar o som singular de cada um deles.
O Quintal de Férias do Ibira é destinado a crianças de 6 a 9 anos de idade, que poderão viver essa experiência no parque ao longo de uma semana pela manhã (das 9h às 12h) ou à tarde (das 14h às 17h). Com vagas limitadas, as últimas inscrições podem ser realizadas on-line pelo Urbiapass. Pais ou responsáveis que adquirirem o pacote para irmãos recebem 10% de desconto. A inscrição garante a participação nas atividades, além da alimentação que, também, está inclusa no valor do ingresso. As turmas serão acompanhadas pelos profissionais das áreas educativas da Urbia e serão monitorados pelo time de Segurança. Responsáveis precisam deixar e buscar as crianças no ponto de encontro diariamente e não acompanham as atividades.
Quintal de Férias no Parque Ibirapuera Data: 15 a 19 de julho de 2024
Horário: das 9h às 12h ou das 14h às 17h
Ponto de encontro: Escola de Música, no Auditório Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Portão 3 – Ibirapuera, São Paulo – SP, CEP: 04094-050
Valor: R$ 400
Inscrições: Urbiapass
Sobre a Urbia
Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação – as áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/PR, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceira com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado.