Depois de enorme sucesso com casas lotadas, o espetáculo-show-performance da atriz e palhaça Rafaela Azevedo entra em cartaz no Espaço EcoVilla Ri Happy
KING KONG FRAN
Com direção e dramaturgia Rafaela Azevedo e Pedro Brício, e direção musical da cantora e compositora Letrux, o espetáculo usa a personagem “Fran”, sucesso da atriz no Instagram (@fran.wt) e hit entre o público jovem, para promover uma irreverente e debochada reflexão sobre machismo, assédio, abuso, consentimento e violência de gênero.
Num misto de cabaré com circo e show de mulher-gorila, Fran diverte o público virando ao avesso os estereótipos do feminino: com humor e ironia, inverte a lógica machista e brinca com a plateia fazendo com que os homens ‘provem do seu próprio veneno’.
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Rafaela Azevedo em King Kong Fran
Numa fusão das linguagens de circo e teatro, o solo KING KONG FRAN, protagonizado pela personagem-título Fran, criação da atriz e palhaça Rafaela Azevedo, chega dia 05 de julho no Espaço EcoVilla Ri Happy. O espetáculo convida o público a conhecer o avesso dos estereótipos do feminino disseminados na sociedade.
Partindo de referências como a atração circense “Monga, A Mulher Gorila”, e King Kong, o gorila gigante do cinema, Rafaela questiona a sexualidade e a distinção de gênero na construção social.
Entre brincadeiras (consentidas), relatos e músicas, a atriz interage com os espectadores propondo que experimentem inversões dos estereótipos de gênero. Fazendo o papel secularmente atribuído aos homens, Fran os aborda fazendo convites e propostas. A plateia reage bem, e embarca na brincadeira.
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Rafaela Azevedo em King Kong Fran
Pedro Brício, coautor e codiretor, é quem conta: “Conheci o trabalho da Rafa num outro espetáculo, em que ela dublava a música ‘Toxic’, da Britney Spears. Terminou e eu falei, quero fazer um espetáculo com você. Fiz este projeto por ter visto uma artista extraordinária.
Ela não é só uma comediante, ela é também palhaça, e o ‘King Kong Fran’ tem também essa especificidade, da palhaçaria, da performance, junto com o teatro. Tem um lugar híbrido que eu adoro. A base do jogo do palhaço é com o público. Então, é um espetáculo de franca comunicação, muito engraçado e também provocador, de muita empatia. O sucesso dele vem daí.
Estamos falando de machismo, patriarcado, inversão de papéis, gênero. Quando ela fala da história do King Kong e também da história da mulher-gorila, fica muito evidente essa objetificação da mulher, tanto no circo quanto na vida cotidiana. As interações com a plateia são reveladoras, além de muito engraçadas. Na comunicação com o público, sobretudo o feminino, a Rafa expõe de uma maneira muito crítica os papéis sociais do homem e da mulher. E como ela inverte jogo e faz também o papel dos homens, acho que tudo fica muito divertido para eles também.”
FICHA TÉCNICA
Direção e Dramaturgia: Rafaela Azevedo e Pedro Brício
Atuação e Idealização: Rafaela Azevedo
Direção Musical: Letrux
Cenografia: Carola Leal, Gabriela Prestes e Álvaro Antônio Ferreira
Figurino: Natascha Falcão
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Direção de Arte: Gabriela Prestes e Carola Leal
Assistência de Direção de Arte: Álvaro Antônio Ferreira
Fotos de Estúdio: Nanda Carnevali
Fotos de Cena: Bruna Latini
Identidade Visual: Gabriela Prestes
Assistência de Direção: Tamie Panet
Operadora de Som: Joana Guimarães
Operadora de Luz: Cris Ferreira
Produção: Rafaela Azevedo
PEDRO BRÍCIO – coautor e codiretor
Estudou Cinema na Universidade Federal Fluminense e fez Mestrado em Teatro na Uni-Rio. Cursou a Desmond Jones School of Mime (Londres), a Scuola Internazionalle Dell’atore Comico (Italia) e a École Philippe Gaulier (Londres).
Escreveu e dirigiu as peças “Sonhos de uma noite com o Galpão”, “O Condomínio”, “A outra cidade”, “Me salve, musical!”, “Trabalhos de amores quase perdidos”, “Cine-Teatro Limite”, “A incrível confeitaria do Sr. Pellica”, entre outras. Recebeu alguns dos principais prêmios do país pelo seu trabalho, como Shell, Questão de Crítica, Contigo e APCA.
Tem textos traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, da Semana de Dramaturgia Contemporânea, em Guadalajara, e da mostra Una Mirada al Mundo, no Centro Dramatico Nacional, em Madri. Como diretor, encenou textos de Samuel Beckett, Edward Albee, Rafael Spregelburd, Patricia Melo e Hilda Hilst. Recentemente escreveu e dirigiu os espetáculos “King Kong Fran” (em parceria com Rafaela Azevedo) e o musical “Ícaro and the black stars”.
RAFAELA AZEVEDO – coautora, codiretora e atriz
Idealizadora, intérprete, codiretora e Codramaturga do espetáculo “King Kong Fran”.
Indicada ao Prêmio do Humor como Melhor Performance, Melhor Espetáculo e Melhor Direção.
A artista também é idealizadora e intérprete do espetáculo de palhaçaria “Fran World Tour – eu só preciso ser amada”. Estreou no Brasil em 2018 e em 2019 circulou em âmbito nacional e internacional – esteve na Itália e na Alemanha.
Participou dos principais festivais de palhaçaria feminina do Brasil: “Esse Monte de Mulher Palhaça” em 2018, “Encontro Internacional de Mulheres Palhaças de São Paulo” em 2019. Integrou a programação do “Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas / Rede Internacional de Mulheres — THE MAGDALENA PROJECT” em 2015 e 2018.
Formada pela Casa das Artes de Laranjeiras em 2011, Rafaela iniciou sua carreira em 2012 como integrante do Grupo Teatral Moitará, referência no Brasil sobre pesquisa de linguagem da máscara teatral. Participou do Polo Carioca de Circo, coordenado pelo Grupo Off-Sina, no estudo da palhaçaria sob a perspectiva de diferentes profissionais renomados na área, como Ricardo Puccetti, Lily Curcio, Ésio Magalhães.
Estudou e trabalhou com Enrico Bonavera (Piccolo Teatro de Milão, Itália) mestre e expoente da Commedia Dell’Arte; Donato Sartori e Paola Piizzi (Centro Máscara e Estrutura Gestual, Itália) referência na pesquisa e confecção da máscara teatral; Lina Della Rocca (Teatro Ridotto, Itália) atriz, diretora e pedagoga integrante do grupo internacional de pesquisa Ponte dos Ventos, dirigido por Iben Nagel Rasmussen, e que integra outro importante grupo de teatro, o Odin Teatret, de Eugenio Barba.
Assina a direção, ao lado de Pedroca Monteiro, do espetáculo musical cômico “Canções para Matrimônio”, de Ingrid Gaigher e direção do show “Kitch Completo”, da artista Natascha Falcão. É idealizadora e diretora do Laboratório Estado de Palhaça e Palhaço, escola online que difunde a técnica da palhaçaria.
Nome: King Kong Fran
Data: de 05 de julho a 04 de agosto de 2024
Horário: sexta e sábado 20h / domingo 19h
Abertura da casa: 30 minutos antes
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
PLATEIA — 325 lug.
R$ 50 (meia)
MEZANINO — 40 lug
R$ 40 (meia)