Inspirador, contagiante e para toda a família, musical “Hairspray” estreia no Rio de Janeiro
Crédito: José de Holanda
A maior mensagem que o musical Hairspray traz com ele, sem dúvida, é sobre a força do coletivo, da diversidade, do orgulho e da coragem de ser quem é. O poder que os sonhos têm permeia toda a história do espetáculo, inspirando cada um a acreditar em si mesmos. E assim, com alegria, leveza e esperança, mas ao mesmo tempo trazendo temas importantes e contemporâneos, que os moradores de Baltimore desembarcam no Rio de Janeiro para a estreia da temporada carioca. O espetáculo acontece a partir do dia 04 de julho, quinta-feira, no Teatro Riachuelo, em curtíssima temporada. A partir do dia 05 de setembro, será a vez do público paulista assistir ao musical no Teatro Renault.
Montar Hairspray nos dias de hoje faz ainda mais sentido por todas as temáticas que o espetáculo aborda e pelo momento social que nosso país está vivendo. Mas para Tiago Abravanel, que idealizou essa montagem – ao lado de Antonia Prado, Rafael Villar e Tinno Zani – esse é um sonho de muitos anos. “Conheci o espetáculo quando eu fazia curso de teatro musical no TeenBroadway e vivi a Edna, de maneira amadora, quando eu era super novo. Além disso, participei da montagem de 2009, como sub do Edson Celulari e foi muito emblemático para mim, mas era como se eu não tivesse completado esse sonho por inteiro”, reflete Tiago, lembrando que fará a personagem que nos cinemas foi de John Travolta.
Antonia Prado e Tinno Zanni são responsáveis pela idealização e direção ao lado de Tiago. Antonia conta que sempre foi uma criança que amava assistir filmes e teatros musicais e se encantou quando descobriu que poderia trabalhar com isso. “Hairspray sempre esteve no meu radar. Eu sou encantada pela história e pelos personagens deste musical, que trazem uma combinação perfeita entre espetáculo divertido e assuntos relevantes”, conta a produtora. Para Tinno, produzir Hairspray foi muito simbólico por ser uma realização muito importante na carreira artística. “São quatro anos galgando e maturando passo a passo esse lugar que hoje o Hairspray está ocupando. Ele é um espetáculo que, para além das pautas que ele levanta, para mim celebra a amizade e a integração entre mim, Tiago, Rafa e Toquinha (Antonia)”, comemora. A direção musical é de Rafael Villar, sócio da Motivo Produtora e deste musical, ao lado de Tinno Zani. “Hairspray é um espetáculo que, de fato, qualquer um que for assistir, além de se divertir e sair com as músicas na cabeça, com certeza vai sair refletindo muito mais sobre preconceitos de uma forma geral”, conta.
Sobre o musical
Hairspray é um musical que se passa na década de 1960 em Baltimore, Estados Unidos, e segue a história de Tracy Turnblad, uma jovem otimista e cheia de energia que sonha em dançar no programa de TV local “The Corny Collins Show”.
Fora dos tradicionais padrões de beleza, Tracy enfrenta muitos preconceitos, mas ao ganhar um lugar no show e virar uma celebridade instantânea, se junta a seus amigos para lutar contra a segregação racial e promover a inclusão de todos na cidade: brancos, pretos, gordos, magros…
As reflexões levantadas no espetáculo estilo comédia romântica atravessam o tempo, chegando aos dias atuais como um convite para analisarmos o quanto ainda é preciso falar sobre equidade e diversidade de gênero, raça e padrões estéticos. De forma leve e irreverente, este musical é uma celebração ao amor, a união e vai emocionar toda a família.
Sobre o elenco
Além de Tiago Abravanel, que viverá Edna Turnblad, mãe da personagem principal, o elenco reúne os atores Aline Cunha, como Motormouth Maybelle; Emmy Oliveira, interpretando a Pequena Inez; Giovana Zotti, como Prudy Pingleton; Ivan Parente, no papel de Corny Collins; Liane Maya, como Velma Von Tussle; Lindsay Paulino, como Wilbur Turnblad; Pâmela Rossini, como Penny Pingleton; Rodrigo Garcia, como Link Larkin; Thales Cesar, como Seaweed Stubbs; Vânia Canto, como Tracy Turnblad e Verônica Goeldi, como Amber Von Tussle.
Carol Pita, Yasmin Calbo e Julia Sanchis fazem parte Ensemble e estarão disponíveis também como cover de Amber e Penny, respectivamente, além Eddy Norole. O mesmo acontecerá com Manu Gioieli (cover Tracy), Douglas Motta e Vitor Veiga (covers Seaweed), Teo Brito (cover Link), Alvinho de Pádua (cover 2 Link), Pedro Navarro (cover Corny) e Bernardo Berro (cover Edna). Já os atores que tem o grande trabalho de atuarem como “swing” durante o espetáculo são Claudia Rosa (cover Velma e Prudy), Nicole Luz (também cover da Pequena Inez), André Luiz Odin (também cover de Wilbur e Corny) e Tiago Dias (cover Seaweed). As três Diamantes são interpretadas por Thais Ribeiro, Larissa Noel e Carol Roberto. Ao todo são 30 atores e 12 músicos na orquestra.
Sobre a equipe criativa
A versão brasileira das músicas icônicas de Hairspray foi feita por Victor Muhlethaler, que já assinou musicais como “Priscilla – A Rainha do Deserto”, “Uma Linda Mulher”, “Evita Open Air”, entre outros, além de “Wicked” e “A Pequena Sereia”, ao lado de Mariana Elisabetsky. Foi vencedor de três prêmios Bibi Ferreira de Melhor Versão de Musicais. “Esse musical é uma verdadeira aula de comédia musical porque é muito bem escrito, por Marc Shaiman e Scott Wittman, e foi um prazer poder fazer a adaptação. Existem várias gírias da época e eu precisei fazer um mergulho também nessa cultura dos anos 60, no Brasil, como os jovens daquele momento falavam, sem tirar a linguagem da época, nos Estados Unidos”, conta.
Para o figurino, foi escalado Bruno Oliveira. Com uma carreira que começou aos 11 anos, ele já soma mais de um quarto de século criando figurinos que são verdadeiras declarações de arte. Foi responsável pelos espetáculos “Conserto para Dois – o Musical”, “A Fabulosa Fábrica de Música e “O Guarda Costas”, entre outros. Recentemente, foi o responsável pela fantasia icônica de Paolla Oliveira, no Carnaval. Sobre Hairspray, Bruno é muito emocionante falar sobre esse musical. “Poder revisitar todos os personagens que nos levam para caminhos de muitas cores e formas foi prazeroso demais. Tive a liberdade de trazer uma nova leitura do figurino desse espetáculo e isso foi muito desafiador”, completando que ao todo são 238 figurinos confeccionados para o espetáculo.
A cenografia ficou a cargo de Rogério Falcão, arquiteto, cenógrafo e designer que focou sua carreira em cenografia teatral, show e principalmente teatro musical, sendo indicado a vários prêmios de melhor cenografia do meio. “Para Hairspray, tive a liberdade de criar uma identidade de cada cenário com muitas cores vintage e uma pegada cartunista bem dos anos sessenta”, explica Falcão.
As perucas, sem dúvida, são o grande diferencial de Hairspray. Ao todo são 98 perucas, que ficaram sob a responsabilidade de Feliciano Sanroman que cuidou dos desenhos de perucas de grandes musicais no Brasil como “Priscilla – A Rainha do Deserto”, “Tarsila, a Brasileira” e “A Pequena Sereia”. “Foi uma felicidade imensa desenvolver esse trabalho em Hairspray. Pude trabalhar livremente já que nosso produto é totalmente brasileiro, com criativos locais. A gente rompeu com os penteados e as cores, e foram muitas horas de trabalho em perucas front lace, implantes de lace suíço, com uma equipe de 14 pessoas trabalhando durante um mês e meio para termos um material de aparência o mais natural possível. É um orgulho muito grande estar nesse projeto”, conta Feliciano.
Luciano Paradella foi o escolhido da produção para cuidar das maquiagens, que têm o papel de transformar os atores em cena. Formado pelo Senac como maquiador e caracterizador. Trabalhou 17 anos em TV e já fez alguns trabalhos em teatro e publicidade. Fez visagismo para a peça “Os Saltimbancos” e trabalhou com caracterização de muitos personagens. “A criação da maquiagem foi toda feita em parceria com os figurinos de Bruno Oliveira e com o Feliciano, da perucaria. Tem muito dos anos 60 nessa composição, mas com um toque de modernidade. Pensei muito na concepção da criação do espetáculo, passando por toda a transição de cores que existe no decorrer do musical até chegar na explosão de cores e brilhos”, explica. “Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe de visagismo”, completa.
Ficha Técnica
Diretores e idealizadores | Antonia Prado, Tiago Abravanel e Tinno Zani
Diretor Musical e idealizador | Rafael Villar
Diretora Musical Associada | Claudia Elizeu
Direção de Casting | Danny Cury
Diretora Assistente | Thais Uessugui
Diretor Coreográfico | Tiago Dias
Versionista | Victor Muhlethaler
Cenógrafo | Rogério Falcão
Figurinos | Bruno Oliveira
Designer de Som | Paulo Altafim
Designer de Luz | Wagner Antônio
Stage Manager | João Sá
Diretora de Produção Executiva | Bia Izar
Diretora de Produção Administrativa | Ligia Abravanel
Brasilprev
“Estamos entusiasmados em patrocinar este projeto. O musical Hairspray vai além do entretenimento; ele possui um significado cultural e social significativo, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão”, destaca Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev, ressaltando também que o apoio a movimentos artísticos sempre foi um pilar fundamental da atuação da companhia, representando uma forma importante de se comunicar e conectar com novos públicos.
Karina
“Karina está presente no dia a dia dos brasileiros finalizando seus cabelos com suas icônicas latas azuis há mais de 40 anos. Queríamos celebrar esse marco e acreditamos que a cultura é um pilar muito importante para isso, ainda mais com Hairspray, que é a cara de Karina! Temos certeza de que os espectadores vão se encantar com essa peça que lembra tanto a nossa marca”, Ligia Vulcano, Head de Marketing e Inovação na Flora.
PwC Brasil
“O Hairspray é um espetáculo que transcende o entretenimento ao trazer uma mensagem poderosa e bastante atual. Unindo arte, talento, diversidade e respeito, a peça tem um grande potencial de pautar a importância da representatividade nos mais variados espaços, além de fomentar e escalar o debate em torno de agendas relevantes na construção de uma sociedade que compreenda, acolha e valorize toda a sua diversidade. Na PwC, acreditamos na transformação através do investimento e do acesso à cultura e à educação. Iniciativas como essa, conectadas ao nosso propósito e a tudo o que fazemos diariamente, nos aproximam ainda mais do que acreditamos e desejamos como organização. Ao embarcar nessa jornada, estamos reafirmando o nosso compromisso com a sociedade, em ser parte da construção de um mundo menos desigual e com mais oportunidades para todas as pessoas”, Marcelo Cioffi, sócio da PwC Brasil e membro do comitê executivo.
Instituto Yduqs e Estácio
Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte, destaca o compromisso de ambas as organizações em gerar um impacto positivo para o desenvolvimento da cultura no Brasil: “Entendemos que, ao apoiarmos musicais como o Hairspray, fortalecemos também o vínculo entre educação e vivência cultural, beneficiando diretamente a trajetória acadêmica e profissional de estudantes universitários. Acreditamos firmemente que o investimento na cultura não só enriquece a experiência educacional, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com criatividade e sensibilidade”, conclui.
Shell
“Estamos expandindo a frente de patrocínios da marca Shell no Brasil. Somente este ano, iremos apoiar mais de 45 iniciativas culturais e de entretenimento. Essas iniciativas estão alinhadas com nossas estratégias de ‘brand moments’, que combinam os valores da marca com experiências memoráveis. Através delas, garantimos a fidelização dos nossos consumidores proporcionando não apenas produtos de qualidade, mas também experiências que agregam valor à sua jornada.” Ricardo Berni, diretor de Marketing e Digital da Raízen.
SERVIÇO
Musical Hairspray
Local: Teatro Riachuelo | Rua do Passeio, 38/40 – Centro | https://teatroriachuelorio.com.br/
Estreia: dia 04 de julho | quinta-feira
Até 18 de agosto
Temporada: de quinta a domingo
Horários: Quintas e Sextas | 20h
Sábados | 16h e 20h
Domingos | 15h e 19h
Preços:
Plateia VIP | R$175 (meia) e R$350 (inteira)
Plateia | R$125 (meia) e R$250 (inteira)
Balcão Nobre | R$90 (meia) e R$180 (inteira)
Balcão Superior | R$19,80 (meia) e R$39,60 (inteira)
Vendas | https://bileto.sympla.com.br/event/91594 ou na bilheteria do Teatro, de terça a sábado, das 12h às 20h; domingos e feriados, das 12h às 19h
Apresentação | Lei de Incentivo à Cultura e Brasilprev
Patrocínio | Vivo, Karina
Co-patrocínio | PwC Brasil, Instituto Yduqs e Estácio, Shell
Realização | Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução
Apoio | UOL