13ª Mostra 3M de Arte – Interespécies: Cruzando Mundos abre edital para artistas de todo o país com tema focado nas relações e conexão dos seres humanos com a natureza
Com a curadoria de Aline Ambrósio, Interespécies: Cruzando Mundos é o tema da próxima edição que acontece em outubro deste ano no Parque Augusta; inscrições podem ser feitas até 14 de julho e dois artistas serão selecionados nesta etapa
|
Estão abertas as inscrições para o edital da 13ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais importantes e longevos do cenário artístico nacional contemporâneo, produzido e idealizado pela Elo3. A iniciativa dá oportunidade a artistas de todas as regiões do país de desenvolverem trabalhos inéditos comissionados. Com o tema Interespécies: Cruzando Mundos, segue com inscrições abertas até 14 de julho por meio do site oficial. O resultado deve ser divulgado no dia 26.
O júri, composto pela curadora Aline Ambrósio, Ana Carolina Ralston, Pollyana Quintella, Wes Viana e a Elo3, irá selecionar dois trabalhos vencedores do edital que participarão da mostra ao lado de quatro artistas convidados. Marcada para acontecer em outubro deste ano no Parque Augusta, região central de São Paulo, a exposição contará com obras que abordam o conceito da conexão entre espécies humanas e não-humanas (fauna, flora, minerais, entre outros).
“É uma oportunidade única para os artistas mostrarem seus potenciais ao lado de outros já consagrados no movimento artístico nacional e internacional. Nas últimas edições, o edital teve uma função social extremamente relevante ao destacar obras que reportaram críticas sociais, raciais e sensoriais”, relata Fernanda Del Guerra, diretora da Elo3.
“A 3M acredita na importância da cultura para propor e gerar reflexões importantes na sociedade, por isso apoia há 13 edições a Mostra que tem sido um espaço importante para promover discussões acerca de questões atuais”, comenta Layza Mesquini, Líder de Marca e Comunicação da 3M Brasil.
Interespécies: Cruzando Mundos
A curadora convidada para a 13ª da Mostra é Aline Ambrósio, arquiteta e pesquisadora afro-indígena tupi guarani e crítica da arte contemporânea brasileira. Para ela, o projeto curatorial desta temporada é extremamente relevante para a sociedade. “Diariamente, testemunhamos os graves efeitos das mudanças climáticas e as consequências do desrespeito humano pela natureza. Na cultura afro-indígena, nós somos a natureza, o que elimina qualquer hierarquia ou dominação sobre o meio ambiente. Em vez disso, há uma confluência e um cruzamento contínuo de mundos que garantem a manutenção de todas as formas de vida. Com esta exposição, desejo compartilhar um pouco desses saberes ancestrais e convidar os públicos a refletirem sobre a urgência de discutir, no campo artístico, socioambiental e político, as relações entre as espécies humanas e não-humanas, e suas implicações no cenário atual de emergência climática global. “Interespécies: Cruzando Mundos” é um convite para sentir e se transformar por meio da arte e da escuta sensível, afinal, só se preserva o que se conhece!”
O tema foi pensado para questionar como as espécies se relacionam e se conectam, não apenas com a natureza, mas também com si próprias. Espera-se que as obras também ultrapassem as fronteiras entre os mundos sociais e biológicos, o que, segundo a curadora, falará muito à sensibilidade dos públicos que visitarão o parque durante a exposição.
Uma ideia que norteia a curadoria é o conceito de circularidade com “começo, meio e começo”, cunhado pelo pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos, que reflete sobre trajetória e ancestralidade como algo cíclico e conectado. Outra importante referência é a do filósofo indígena Ailton Krenak, que transmite o conceito de “Futuro Ancestral”, segundo o qual, para os saberes indígenas, é necessário olhar para a ancestralidade para se refletir sobre o futuro.
Inscrição
Para se inscrever, é necessário acessar a bio da Mostra 3M de Arte no Instagram ou o site oficial ww.mostra3mdearte.com.br para mais informações sobre o projeto, regulamento, portfólio com imagens de trabalhos, cronograma, orçamento detalhado para a produção, montagem e desmontagem da proposta e outros custos necessários.
Todos os participantes devem considerar o local da Mostra 3M de Arte, a duração da exposição, além do acompanhamento em tempo integral da instalação da obra. Para quem reside fora da cidade de São Paulo, haverá hospedagem e transporte custeados durante o período de montagem.
Para participar, o artista inscrito deverá apresentar projetos alinhados ao tema e em consonância com as regras apresentadas no edital. Cada selecionado receberá 6 mil reais referentes ao cachê de criação e direitos autorais de exibição e 25 mil reais de verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra).
Sobre a 3M
A 3M acredita que a Ciência ajuda a criar um mundo melhor para todos. Ao estimular o poder das pessoas, das ideias e da ciência para inovar de forma sustentável, nossos colaboradores em todo o mundo abordam de uma forma única as oportunidades e desafios de nossos clientes, das comunidades e do planeta. No Brasil, onde conta com cerca de 3,3 mil funcionários, a companhia mantém três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Saiba mais sobre nosso trabalho para melhorar vidas e nossa atuação no site da 3M.
Sobre a Elo3
Há 20 anos a Elo3 tem sido líder na transformação social, democratizando o acesso à arte e à cultura em 179 cidades brasileiras. Com projetos inovadores em exposições, fotografia, literatura e educação, a organização alcançou mais de 6 milhões de pessoas e distribuiu 138 mil livros. Destacam-se eventos como a exposição Santos — Dumont Designer e a Mostra 3M de Arte, juntamente com iniciativas educativas como Retratos da Terra e a Jornada Sabiá de Leitura. A Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.