×

Animação “Oxum-Osun: O poder feminino” terá lançamento on-line

Animação “Oxum-Osun: O poder feminino” terá lançamento on-line

Animação “Oxum-Osun: O poder feminino” terá lançamento on-line

Exibição será no dia 26/06, às 19h30; Filme também será apresentado gratuitamente no MIS, em Campinas, no dia 03/07

 

 

Um importante símbolo da cultura africana é o destaque da animação que será lançada, de forma on-line, no dia 26/06, às 19h30. O filme “Oxum – Osun: O poder feminino” conta a história de Oxum, orixá que representa a força e a determinação femininas, e poderá ser visto no canal do YouTube da Primavera Filmes.  Além do lançamento on-line, a animação, que faz parte do Projeto Animafro, será exibida gratuitamente no MIS, em Campinas, no dia 03/07, às 19h30. O evento é aberto ao público em geral. A animação é produzida pela Primavera Filmes, em parceria com a Fazenda Produções Culturais e tem como objetivo celebrar a cultura afro-brasileira, por meio da técnica da animação.

A animação “Oxum-Osun”: O poder feminino” reproduz o mito sobre o começo do mundo. Oxum, que é uma iabá (orixá feminina), não teria aceitado uma atitude machista dos borós, os orixás masculinos. Segundo o mito, quando todos os orixás chegaram à Terra, os borós faziam reuniões fechadas, excluindo as iabás. Oxum não se conformou com a situação e resolveu dar uma lição aos borós, evidenciando sua força e a importância de sua opinião. Célia Harumi, diretora geral do projeto, evidencia a valorização da mitologia afro-brasileira na produção, bem como a discussão sobre gêneros, por meio de elementos lúdicos. “Os recursos audiovisuais, que encantam por natureza, ajudam a evidenciar a riqueza estética africana e dão forma às visões originais e criativas da mitologia afro-brasileira”, reforça Célia.

O projeto Animafro também prevê a distribuição gratuita de um livreto, com o mesmo título do vídeo, voltado para o público infantojuvenil, para entidades culturais e privadas sem fins lucrativos, bibliotecas públicas. A obra, escrita por Cristina Astolfi Carvalho, traz informações do projeto, além de conteúdos educativos e informativos sobre o tema da animação. O projeto Animafro tem como objetivo difundir as histórias afro-brasileiras, por meio da linguagem audiovisual. A animação foi financiada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), e realizado pela Primavera Filmes em parceria com a Fazenda Produções Culturais.

 

Serviço:

 

Animação “Oxum–Osun: O poder feminino” terá lançamento on-line e presencial

Data: 26/06

Horário: 19h30

Endereço para acessar: https://www.youtube.com/@miruha

Data: 03/07

Horário: 19h30

Local: MIS – Campinas – Rua Regente Feijó, 859 – Centro – Campinas/SP

*Exibição gratuita e aberta ao púbico em geral

 

 

Sobre a Primavera Filmes:

 

A Primavera trabalha na geração de conteúdos de qualidade nas áreas de educação e cultura, integrando múltiplas tecnologias e expertises no desenvolvimento de seus projetos. Sua equipe é formada por colaboradores de várias áreas e de vários locais do país, utilizando o conceito de rede, transversal e multidisciplinar. Dentre seus principais projetos audiovisuais estão: o projeto Animafro: Mitologia afro-brasileira e a animação Iemanjá – Yemoja: A criação das ondas; realização de vídeos entrevistas em parceria com a TV RAIZ; vídeos, animação e aulas, em parceria com Laboratório de Educação Interdisciplinar – LEI FCA/UNICAMP, Instituto Pedro Macambira “Casa dos Meninos”, Grupo Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade (ICTS) – Labjor/UNICAMP, dentre outros.

 

Sobre a Fazenda Produções Culturais:

 

Fundada em 2010, a Fazenda Produções vê na cultura um caminho para melhoria do indivíduo e da sociedade como um todo. Atua na representação de artistas e produção de eventos culturais como shows, festivais, exposições, espetáculos teatrais e de dança. Oferece também serviços de assessoria financeira e executiva, prestação de contas e elaboração de projetos culturais através de diversas leis de incentivo (Proac, Pro-Mac, Rouanet, Ancine, FICC, entre outras). Um de seus principais projetos é o Festival Online Arte de Periferia, aprovado na lei Aldir Blanc em 9º lugar entre mais de 380 concorrentes, demonstrando sua capacidade em elaborar e gerir iniciativas culturais de grande impacto.