×

Leme recebe exposição do Museu do Futebol sobre futebol de mulheres

Leme recebe exposição do Museu do Futebol sobre futebol de mulheres

Leme recebe exposição do Museu do Futebol sobre futebol de mulheres

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” marcou história no Museu do Futebol, em São Paulo, e agora chega na cidade de Leme, no interior do estado

 

 

Após marcar história no Museu do Futebol, em São Paulo e fazer itinerância em Araraquara, São José dos Campos e Santos, a exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol chega no dia 29 de junho à cidade de Leme. A mostra itinerante vai até novembro e ocupará o Museu Histórico Professor Celso Zoega Táboas, que fica no coração da cidade, com visitas de segunda a sábado, com entrada gratuita. A cidade ganha um módulo especial com a história do futebol de mulheres em Leme.

A exposição conta com Apoio da Rede de Memória do Esporte, parceria do Museu Histórico Celso Zoega Táboas e da Prefeitura de Leme, e é uma realização do Sistema Estadual de Museus – SISEM e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

A mostra apresenta a história de resistência das mulheres brasileiras proibidas por Lei de jogar bola, entre 1941 e 1979. Mesmo assim, elas driblaram as dificuldades para manter viva a prática do esporte, que hoje pode ser um sonho profissional de mulheres e meninas das gerações atuais. Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim, Silvana Goellner e Lu Castro, além da ex-jogadora e atual dirigente da CBF Aline Pellegrino, a mostra já fez itinerância em Araraquara, São José dos Campos e Santos.

  Logo na entrada da exposição o público vai entender o contexto de preconceito e machismo que levou ao decreto-Lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas proibindo às mulheres “a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. O ator Antônio Fagundes e a atriz Patrícia Pillar interpretam em áudio cartas publicadas em jornais de 1940, respectivamente contra e a favor do futebol de mulheres, ilustrando como a opinião pública debatia a questão.

A exposição destaca como as mulheres brasileiras deram um jeito de continuar jogando mesmo sob a proibição – por exemplo, em partidas disputadas como atrações de circo. Em seguida, os visitantes verão como a modalidade começa a se desenvolver depois que a proibição caiu, em 1979, e especialmente após a regulamentação, em 1983, com muita precariedade e falta de apoio até o final da década de 2010 – basta lembrar que a Seleção Feminina de Futebol jogou com uniformes da Seleção masculina até 2019, quando finalmente foi desenvolvido um modelo próprio para mulheres.

O público verá um apanhado de frases preconceituosas publicadas pela imprensa e vistas nas redes sociais até hoje sobre mulheres que jogam bola. Na instalação audiovisual, as frases são reescritas para deixar de fora palavras negativas e preconceituosas contra mulheres que jogam bola. Uma coleção de jogadas incríveis mostra o jogo bonito desenvolvido por mulheres apesar das adversidades, e deixam claro o que a modalidade poderia ser hoje não fossem as décadas de proibição e falta de apoio.

Futebol de Mulheres no Leme

O conteúdo local percorre pelo histórico do futebol feminino da cidade com identificação de personagens que ativaram diferentes times de mulheres, formados por operárias e estudantes, ainda na época da proibição. Haverá a identificação e resultado de jogos em campeonatos regionais, já depois da regularização, e o relato da criação de dois campeonatos voltados ao futebol feminino. O público poderá conferir um painel de homenagens, tanto de atletas que tiveram algum êxito no futebol e em outros esportes, assim como de pessoas pioneiras da ativação da modalidade, com homens e mulheres. Também estará em exibição uniformes históricos e um troféu especial do futebol para mulheres da cidade.

CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol – Exposição itinerante 

A partir do dia 29 de junho de 2024

Museu Histórico Professor Celso Zoega Táboas, Rua João Arraes Seródio – Barra Funda, Leme

De segunda a sexta feira, das 09 às 16h e sábado das 09 às 12h

Entrada Gratuita

PATROCINADORES E PARCEIROS

A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio máster do Banco Bmg e patrocínio do Grupo Globo, Adidas, Goodyear, Sabesp, Cabot e Rede. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, e Arkema e com a parceria das empresas Pinheiro Neto Advogados, Banco Safra e Evonik Brasil. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.