TETO é finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social com projeto que mapeia e expõe violação de direitos nas favelas do país
A TETO Brasil está entre as 10 organizações finalistas da 12ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O concurso, que recebeu mais de mil inscrições, seleciona as melhores iniciativas promotoras de transformação social para receber um aporte financeiro, a ser utilizado no desenvolvimento e na ampliação do projeto. Antes da divulgação das organizações sociais premiadas, há uma etapa de seleção popular das propostas que acontece no site da fundação, entre 12 e 17 de junho.
Reconhecida por sua luta contra a pobreza no Brasil, por meio da construção de moradias e soluções comunitárias nas favelas mais precárias do país, a TETO concorre com seu projeto “Mapa de Direitos” – uma plataforma de dados aberta desenvolvida pela organização para denunciar a violação de direitos nas favelas hipervulneráveis do país. A ferramenta é constantemente atualizada com dados coletados pelo voluntariado da organização em sensos comunitários que geram um diagnóstico detalhado de cada território onde a TETO atua para traçar planos de ação – a partir da vivência dos próprios moradores – para atender às necessidades coletivas. “Para nós é um orgulho estar entre as 10 organizações sociais finalistas. É sinal de que nosso trabalho tem relevância e potencial para transformar vidas. Nossa plataforma já reúne dados de mais 400 favelas e o nosso objetivo é ampliar para pelo menos 850 favelas nos próximos dois anos, dando visibilidade às condições precárias de vida de cerca de 500.000 brasileiros.” Explica Ygor Melo, Gerente Social da TETO Brasil. “Essa é uma ferramenta que visa fomentar o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as comunidades dos 7 estados onde a TETO atua e, caso seja premiado, terá o potencial de chegar em mais 6 estados”, conclui.
Entre 18 e 21 de junho, a TETO e as demais organizações finalistas participam da Semana Nacional de Tecnologia Social, em que serão debatidas e apresentadas propostas que contribuam com as políticas de desenvolvimento social do país. A divulgação do vencedor será dia 21 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Sobre a TETO
A TETO atua desde 2006 no Brasil mobilizando jovens voluntárias e voluntários a trabalharem junto com famílias que vivem em favelas precárias para construir soluções emergenciais de moradia e habitat capazes de sustentar e potencializar o acesso a uma vida mais digna, justa e sem pobreza. Em sua história, a organização já mobilizou mais de 90 mil pessoas voluntárias, impactou mais de 4.909 famílias com moradias de emergência e construiu mais de 327 projetos de impacto comunitário.