Japan House São Paulo apresenta programação focada na exposição “Efeito Japão: moda em 15 atos”
Além das atividades inspiradas pela mostra de moda em cartaz, a instituição nipônica também traz discussões sobre o universo literário no Ciclo de Mangá e no Clube de Leitura
No mês de junho, a Japan House São Paulo oferece uma programação livre e gratuita com foco na exposição “Efeito Japão: moda em 15 atos”, em cartaz no segundo andar da instituição até 1° de setembro. Nesse período, o público também pode aproveitar atividades voltadas para o universo literário no Ciclo de Mangá e no Clube de Leitura.
Iniciando as atividades, as visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra Efeito Japão acontecem às 11h nos dias 8, 15 e 29 de junho (sábados); e às 11h e 15h, em 19 e 26 (quartas-feiras). Durante os encontros, os visitantes poderão conhecer mais a fundo a história e a trajetória da moda japonesa dos últimos 70 anos por meio de 15 criações assinadas por 13 designers consolidados no mercado mundial. A exposição traz ainda um panorama da evolução da moda e dos diferentes contextos socioeconômicos ao longo das décadas, passando pelo boom econômico do Japão pós-guerra até os dias atuais.
Já para as crianças, a JHSP oferece dois workshops especiais voltados para o universo da moda. O primeiro deles é a Oficina de Roupas de Origami, realizada às 11h e às 14h do dia 9 de junho. Nessa atividade, os pequenos poderão explorar o universo retratado na mostra “Efeito Japão” a partir da criação de miniaturas de roupas utilizando técnicas do origami, além de conhecer referências tradicionais e modernas de padronagens e composições. A participação na oficina presencial será concedida mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência, na recepção da instituição.
A segunda atividade, realizada no dia 16 de junho, com sessões às 11h e às 14h, é a Oficina Croquis em Relevo. Aqui as crianças são convidadas a trabalhar o esboço de uma peça de roupa, pensando não só em suas características visuais, como formato e cor, mas também na textura da peça. Inspirada na técnica tradicional japonesa Oshi-e, que consiste em produzir peças em relevo envolvidas por tecidos, a criançada poderá criar pequenas obras de arte por meio dos croquis. A participação acontece de forma presencial, mediante retirada de senha 30 minutos antes da atividade.
Já para os amantes da literatura japonesa, a instituição apresenta o Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, no dia 27 de junho, a partir das 19h. Esse mês, o bate-papo virtual discutirá a obra “A Lanterna das memórias perdidas”, de Sanaka Hiiragi, com participação especial do fotógrafo japonês Tatewaki Nio. O livro narra a história de três visitantes de um estúdio fotográfico que, pouco a pouco, descobrem que estão em um ponto de transição entre a vida e a morte. Ali, eles recebem uma fotografia para cada um dos dias de sua vida, com a incumbência de selecionarem apenas uma por ano para levar para o pós-vida, proporcionando a chance de assistirem à vida passando diante dos olhos. Para participar do evento online, com transmissão simultânea via plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Bertrand Brasil até o dia 30 de junho, usando o cupom “LANTERNA30”.
Finalizando a programação do mês, a nova edição do Ciclo de Mangá, convida o público para um bate-papo presencial no dia 29 de junho, às 15h, sobre a obra “A Lanterna de Nix”, da aclamada autora Kan Takahama, publicado no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim. Nesse encontro, a equipe do educativo guiará os participantes pela história que tem a era Meiji como pano de fundo – momento em que o Japão reabre suas fronteiras para o mundo e começa a receber produtos importados da Europa. Nesse cenário, a protagonista Miyo passa a trabalhar na loja de importados do Sr. Momotoshi, um dos poucos japoneses que tiveram contato com o ocidente em muitos anos, e que carrega diversos mistérios consigo. Em uma jornada atravessada pelas transformações culturais e pela influência da Revolução Industrial, Miyo se vê em uma trajetória de amadurecimento e reflexão, entendendo o mundo em que vive e as histórias que os novos objetos que conhece lhe contam. Para participar do Ciclo de Mangá, é preciso fazer a retirada de senha 30 minutos antes na recepção da JHSP.
Serviço:
Japan House São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos
Período: até 1° de setembro
Entrada gratuita
Visitas mediadas: Exposição Efeito Japão: Moda em 15 Atos (Presencial)
Quando: 8, 15 e 29 (sábados), às 11h; 19 e 26 (quartas-feiras) às 11h e às 15h
Oficina Infantil de Roupas de Origami (Presencial)
Quando: 9 de junho, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.
Oficina Infantil de Croquis em Relevo (Presencial)
Quando: 16 de junho, às 11h e às 14h
Duração: 60 minutos
Oficina para crianças entre 4 e 12 anos acompanhadas de adultos.
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.
Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
A Lanterna das memórias perdidas, de Sanaka Hiiragi
Quando: 27 de junho, às 19h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 30% de desconto na compra do livro pelo site da Bertrand Brasil até o dia 30 de junho, usando o cupom LANTERNA30.
Ciclo de Mangá (Presencial)
A Lanterna de Nix, de Kan Takahama
Quando: 29 de junho, às 15h
Duração: 90 minutos
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 40 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp