EDUARDO KOBRA FALA SOBRE O INÍCIO DA CARREIRA E DE SUAS PRINCIPAIS OBRAS, NO PERSONA, DA TV CULTURA
ENTREVISTA INÉDITA VAI AO AR NA TV CULTURA NESTE DOMINGO (26/5), A PARTIR DAS 21H
O Persona recebe o artista brasileiro Eduardo Kobra neste domingo (26/5). Um dos muralistas mais conhecidos no mundo, o paulista consolidou seu nome com o projeto Muro das Memórias, em sua cidade natal. Com apresentação de Atilio Bari e Chris Maksud, a edição explora desde o início de sua carreira até o processo de suas obras mais famosas. Vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.
Kobra conta como lida com a questão da durabilidade de suas obras, que para serem mantidas dependem de questões exteriores. “Eu aprendi a pintar nas ruas dentro desse contexto, com o fato de que eu posso pintar o mural e tempos depois o proprietário […] resolve apagar. Ou até mesmo a questão dos intempéries, porque o trabalho tá na rua, obviamente que ele tem um tempo de durabilidade. Tem um monte de questões que ocorrem ali, né?”
O artista fala que seu acervo conta com mais de 3.000 fotos, já que a maioria de seus murais não existem mais. Um exemplo disso foi a obra O Beijo, feita em 2012, que era uma releitura da famosa fotografia de Alfred Eisenstaedt. O muro em que estava se tornou um dos 10 pontos mais fotografas em Nova York, mas mesmo assim foi removido em 2016.
“O principal do meu trabalho é esse, trazer essas mensagens [de emoção] através das obras”, comenta o artista. Kobra conta também o processo da obra The Braves of 9/11, que recria a fotografia de Matthew McDermmott e presta homenagem aos bombeiros falecidos e feridos na tragédia de 11 de setembro. “Enquanto eu pintava, várias pessoas que tiveram familiares que faleceram ali, nos atentados, iam até ali, se emocionavam, choravam… E no dia da entrega do mural, centenas de bombeiros estiveram na entrega”, complementa.
O programa também conta com depoimentos de B-Boy Tripa, Djalma Barbosa, Laura Rocha, Agnaldo Brito, Lina Chamie e Gustavo e Otávio Pandolfo (Os Gêmeos).