Artistas amazônidas confirmam participação em novo projeto do duo Couple of Things
Anna Suav, Iris da Selva, Karen Francis, Mestre Lourival Igarapé, Raidol e Viviane Batidão cantam músicas inéditas e filmam videoclipes em projeto liderado pelos filmmakers Diana Boccara e Leo Longo
|
O projeto coletivo “Solstício”, liderado pela dupla de documentaristas e filmmakers Couple of Things – formada por Diana Boccara e Leo Longo – anuncia o casting de artistas do projeto.
A rapper Anna Suav, o músico Iris da Selva, a cantora Karen Francis, o artista de carimbó Mestre Lourival Igarape, a artista Raidol e a cantora de technomelody Viviane Batidão, formarão duetos para interpretação de músicas inéditas e filmagem de três videoclipes que, exibidos em sequência, formarão um curta-metragem chamado “Solstício”.
A ideia conceitual do projeto nasce por conta do evento astronômico conhecido como solstício de inverno. Todo dia 20 de junho, o hemisfério sul recebe a menor incidência de luz solar em sua superfície, ou seja, é quando se tem o menor dia do ano e quando acontece uma noite de maior duração. E o que a noite mais longa possível permite à Diana, Leo e o elenco participante? Sonhar mais.
“‘Solstício’ é um projeto cinematográfico sobre qual é o tamanho do sonho que estes artistas amazônidas sonham para suas vidas. Não um sonho que se limita à conservação da floresta e ao futuro, mas um sonho sobre revoluções pessoais e sobre o presente“, diz Leo Longo
Os duetos estão formados assim: Iris da Selva convida Mestre Lourival Igarapé; Karen Francis convida Anna Suav; e Raidol convida Viviane Batidão.
|
“Somos extremamente gratos aos artistas que toparam se juntar ao projeto. ‘Solstício’ fala sobre sonhar, sobre imaginar mundos possíveis e impossíveis e também que não há realidade existente que um dia não tenha sido concebida pela imaginação. Então, porque não ser também um sonho sobre processos mais humanizados e coletivos, e menos monetizados?”, acrescenta Diana Boccara.
O projeto é 100% colaborativo. Todas as pessoas e empresas envolvidas no projeto estão se juntando voluntariamente. Contribui na produção executiva do projeto o produtor cultural Marcelo Damaso, nome forte da cultura paraense e co-diretor do Festival Se Rasgum, e como estúdio e produtor musical parceiro, o Marcel Barretto do Budokaos Records, localizado em Belém (PA). Já a Máindi contribui com o projeto como agência de comunicação e assessoria de imprensa da iniciativa.
Como é característico dos projetos idealizados pelo Couple of Things, os videoclipes serão todos filmados em plano sequência. “Solstício” está em produção e será gravado durante o mês de maio em Belém. Seu lançamento oficial acontece no dia 20 de Junho, com exibição aberta ao público no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Sobre o Couple of Things
Couple of Things é o duo de filmmakers e documentaristas nômades formado por Diana Boccara e Leo Longo. A dupla cria, escreve e desenvolve séries autorais que são exibidas em canais como BIS, Multishow, Amazon Prime Video e YouTube.
Vivendo sem uma casa fixa há 10 anos, o lifestyle se confunde com sua produção audiovisual. Diana e Leo sempre moram nos lugares em que filmam suas séries documentais, quase sempre envolvendo colaborações artísticas com pessoas, bandas, artistas e comunidades locais. O duo é especialista na direção de ficção e videoclipes em plano sequência, contabilizando mais de 100 obras dirigidas neste formato. Couple of Things já compartilhou sua trajetória em palcos de importantes eventos de criatividade e inovação como o do festival South by Southwest em Austin (Estados Unidos), no TEDxSãoPaulo em 2017, 2019 e 2022, entre outros.
Instagram: @coupleofthings
Website: www.coupleofthings.com.br