As Minas de Ouro do Brasil – um inédito de Basílio da Gama é publicado pela Edusp
Lançamento será acompanhado de um debate realizado no dia 14 de maio com a presença da tradutora, Alexandra de Brito Mariano, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Escrito entre 1762 e 1764 por Basílio da Gama, esta primeira edição do manuscrito Brasilienses Aurifondinae/As Minas de Ouro do Brasil apresenta um retrato instigante da sociedade formada em volta da economia do ouro nas Minas Gerais do período dos Setecentos. O poema revela um testemunho raro de alguém que presenciou as atividades mineradoras de perto. Escrito em latim, o texto mistura história, ciência e as técnicas da época, valendo-se de palavras em tupi – a “língua geral do Brasil” – e português para reproduzir com maior precisão os processos técnicos de lavra, os grupos sociais, as formas de fiscalização e taxação, fazendo entrever os jogos políticos e econômicos do período.
Traduzido do latim por Alexandra de Brito Mariano com base em manuscritos disponíveis na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo, a obra conta com um estudo amplo realizado pela tradutora, introdução de Vania Pinheiro Chaves, maior especialista viva em Basílio da Gama e professora na Universidade de Lisboa, além de um posfácio da historiadora Júnia Ferreira Furtado, professora da UFMG. Essa edição, produzida pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), conta com a reprodução parcial dos manuscritos e a inclusão de diversas figuras – entre elas uma representação da disposição espacial da mineração, que serve de base para a bela capa feita por Gustavo Piqueira –, mobiliza um esforço ultramarino para apresentar um dos grandes nomes da formação de nossa literatura, testemunha ocular da sociedade brasileira dos Setecentos.
Ao leitor contemporâneo, revela sua atualidade ao colocar em seu centro o garimpo e a escravidão como elementos importantes para a compreensão do Brasil e de sua organização social. O processo de interiorização do Brasil motivado pela busca de minerais raros e os horrores da escravidão ressoam contemporâneos de muitos dilemas de nosso tempo. Por essa razão, este livro tem sua importância para além da história literária ou de especialistas em literatura, constituindo fonte interessante para historiadores, antropólogos, economistas, sociólogos e demais interessados na história e nos impasses do Brasil.
Sobre o poema
Anterior à publicação de O Uraguai, marco decisivo do Arcadismo e um dos poemas mais importantes para a formação da literatura brasileira, este manuscrito provavelmente tenha sido responsável pelo ingresso do poeta na Arcádia Romana, para o qual fora aceito em 1762, onde circulou entre os cultos e literatos da cidade de Roma. Seguindo as convenções da epopeia latina, o poema canta as diferentes opiniões relativas à origem do ouro: a mitológica, a dos antigos naturalistas e a dos físicos modernos; também descreve, com grande tecnicismo, os processos de prospecção, os sinais indicativos da presença do mineral, os instrumentos e técnicas requeridas na mineração aurífera. Deixa entrever os grupos sociais envolvidos, mencionando as principais zonas produtoras – Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo –, as vestimentas e costumes, bem como a hierarquização que organiza o mundo aurífero.
O elemento humano, apresentado como o motor do ciclo do ouro, aparece impregnado pela cosmologia Setecentista, em especial os escravizados, a força de trabalho principal. As descrições expressam, com pudor do anacronismo, uma ideologia racial que agride nossa sensibilidade contemporânea, embora, retrato importante das ideias e convicções que permeavam o período. São expostos os processos de compra, de vida conjugal, de religião, de alimentação, de vestuário, de habitação, de punições e bonificações, de tipos de contrato a que estavam sujeitos, as doenças que contraíam – fornecendo um amplo e detalhado panorama da configuração social e da aspereza das condições de trabalho.
Este talvez seja o primeiro poema que expõe a mineração aurífera no Brasil de forma pormenorizada, propondo-se a responder questões prementes na época acerca do ouro americano e retificar imprecisões sobre o tema popularizadas pelo jesuíta francês François Antoine le Febvre no poema Aurum, de 1703. Para tal, o poeta não só se vale dos modelos da poesia didática como Ovídio, Horácio e Virgílio, mas também remete a livros como De Revolutionibus Orbium Coelestium de Copérnico, Opticks, de Newton e outras obras contemporâneas que comprovam uma formação intelectual com o que havia de mais moderno em termos científicos no período, como a apreciação do modelo copernicano e cartesiano.
Serviço
Debate de lançamento do livro As Minas de Ouro do Brasil – Brasilienses Aurifondinae, com a presença de Augusto Massi, Júnia Ferreira Furtado e participação remota de Alessandra de Brito Mariano e Vania Pinheiro Chaves
Data: 14 de maio das 18h às 20h
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Avenida Professor Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária