Orquestra Sinfônica de Heliópolis participa da celebração do Dia da Europa na Ponte Estaiada em São Paulo
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis será uma das atrações principais da celebração do Dia da Europa em São Paulo, promovida pela Delegação da União Europeia no Brasil. O evento, que acontecerá no dia 9 de maio, às 18h, será marcado por um espetáculo cênico-luminoso na Ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), que combina tecnologia e arte para promover o diálogo entre as culturas europeias e brasileira.
Composta por 40 músicos, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis executará o hino nacional brasileiro e o hino da União Europeia. A participação da orquestra destaca o talento e a excelência musical presentes na comunidade de Heliópolis, reforçando o papel da música como elemento unificador entre diferentes culturas. O evento é aberto ao público e gratuito.
Para o maestro Edilson Ventureli, diretor do Instituto Baccarelli, organização que idealizou a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira criada em uma favela no mundo, “Participar da celebração do Dia da Europa é uma honra. Oportunidade única de representar não apenas a nossa orquestra, mas também a comunidade de Heliópolis e todo o trabalho realizado pelo Instituto Baccarelli. Estamos muito felizes em poder compartilhar nossa música e nossa cultura com o público em um evento tão importante para diferentes países.”
Com 27 anos de história, o Instituto Baccarelli a cada dia consolida sua relevância como organização social. Além de atender gratuitamente cerca de 1,4 mil alunos todos os anos em Heliópolis, atuar no combate à fome e em frentes de cuidado integral com a assistência social, é responsável pela gestão de 12 CEUs (Centros Educacionais Unificados) na cidade de São Paulo, fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Sobre o Instituto Baccarelli
O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.
A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.
Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo.
Para mais informações, acesse: http://www.institutobaccarelli.org.br