Endemol Shine Brasil passa a aderir ao Pacto de Promoção da Equidade Racial
Com ações lideradas por Caroline Dibe, Diretora de Meio Ambiente, Social e Governança, a companhia visa aumentar de 25% para 30% o número de pessoas negras na equipe até o final de 2024
|
Segundo dados mais recentes do Informe sobre Diversidade de Gênero e Raça da ANCINE (divulgado em 2018), 70% dos profissionais do mercado audiovisual são pessoas brancas. Com a intenção de mudar este cenário, a Endemol Shine Brasil passa a assinar o Pacto de Promoção da Equidade Racial, como parte do compromisso da produtora em avançar com maior velocidade nas pautas de Diversidade e Inclusão.
Quem está à frente desta e outras ações é Caroline Dibe, Diretora de Meio Ambiente, Social e Governança da Endemol Shine Brasil, desde agosto de 2023. “Quando falamos da falta de equidade racial estamos lidando com questões que têm raízes profundas e séculos de práticas discriminatórias. Isso significa que, para que haja uma mudança de cenário são necessários esforços contínuos e intencionais, que criem resultados em curto prazo e que também provoquem mudanças estruturais perenes. As empresas que realmente estão empenhadas em gerar impacto positivo por meio da promoção da equidade racial, se já não o fizeram, em algum momento vão precisar estabelecer contratações afirmativas como uma das ferramentas de mudança. É importante lembrar que a contratação afirmativa traz o aumento de representatividade, mas a inclusão e a equidade passam por estratégias de investimento no desenvolvimento destes profissionais e na criação de uma cultura inclusiva nas companhias, nesta perspectiva a adesão ao Pacto também se faz relevante pois traz um ‘norte’ para ajudar as companhias a guiarem suas ações”, comenta Caroline.
No início deste ano, a Endemol Shine Brasil fez o primeiro Censo de Diversidade, Equidade e Inclusão, com objetivo de conhecer com mais profundidade todos os recortes e interseccionalidades do time. Com este primeiro Censo, foi identificado que há, atualmente, 25% de pessoas negras na composição da empresa. A partir deste registro, ficou decidido o crescimento gradual quanto a representatividade deste recorte racial, até chegar à proporção encontrada na sociedade brasileira. A meta estabelecida inicialmente é atingir, pelo menos, 30% de pessoas negras na equipe até o final de 2024 – e seguir em uma crescente para os próximos anos.
Segundo Nani Freitas, CEO da Endemol Shine Brasil, no final de 2022, a produtora iniciou um trabalho focado em estabelecer seus principais pilares de ESG e, 2023, foi o ano de iniciar a implementação da estratégia, passando pelo envolvimento e engajamento das lideranças e estabelecimento de indicadores conectados com o negócio: “Os temas diversidade, pluralidade, equidade e inclusão sempre tiveram relevância e presença na nossa agenda. Estamos empenhados em iniciativas que tornem as nossas equipes mais diversas e com oportunidades equânimes para todas as pessoas envolvidas em nossas produções. Desde o ano passado, após a contratação da Carol Dibe, temos avançado de maneira mais estruturada, acompanhando de perto esses indicadores no set, inserindo o tema na pauta executiva, estabelecendo compromissos e metas concretas para atingirmos”, comenta a executiva.
“A adesão da Endemol Shine Brasil ao Pacto simboliza uma mudança muito relevante, sendo um dos setores que apresenta maiores oportunidades para aumento da diversidade e inclusão. Desta forma, a empresa dá um recado objetivo sobre seu compromisso com a promoção da equidade racial. Esperamos que outras empresas acompanhem o exemplo e promovam ações transparentes nos times, engajando-se na pauta antirracista”, relata Gilberto Costa, Diretor Executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial.
Ao concluir, Nani reforça a disparidade racial no mercado e entende que, para que haja uma mudança efetiva no cenário atual, será necessário trabalho conjunto e contínuo: “Sabemos que a desigualdade racial está muito presente no mercado audiovisual e nos propomos a ser parte ativa para que haja uma mudança de cenário. Reconhecemos que ainda temos um longo caminho pela frente, mas estamos trabalhando em prol dessa mudança e a assinatura do Pacto de Promoção da Equidade Racial vem para selar o nosso compromisso”.
Endemol Shine Brasil
A Endemol Shine Brasil é uma divisão da Banijay, o maior grupo de produção e distribuição de conteúdo audiovisual do mundo.
A Endemol Shine Brasil cria e produz conteúdos de não ficção, ficção e documentários para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos nacionais e mundiais, incluindo a produção e a distribuição de títulos como MasterChef, The Masked Singer, Canta Comigo, Rolling Kitchen, Casamento às Cegas, The Bridge Brasil, Queen Stars Brasil, Big Brother Brasil, No Limite, Xuxa – O Documentário, dentre outros.
Além disso, produz formatos de branded content também para todas as plataformas, como Cabelo Pantene, Ilhados com Beats, Onix Music Trip, TeleKwai e outros.
A Endemol Shine Brasil também é especializada em licenciamento de marcas, com mais de 300 produtos licenciados e iniciativas digitais, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais.
Para saber mais, acesse o site.
Sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial
O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que implementa um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. A associação é formada por 67 empresas signatárias: 99Jobs, Aegea, ADP, Afterverse Games, Alicerce Educação, Ambev, Animale, Arezzo, B3, Bayer, Banco Pan, Banco Fibra, Belgo, Bene, BMG, BNP Paribas, CESAR, CSN, Dasa, Firjan, Galena, Gerdau, GOL, Grupo Fleury, Grupo Soma, Ifood, Jive, Kraft, Movile, Movile Pay, Nesst, Pinheiro Neto, PWC, Senai, Sesi, Super Rico, Suzano, Sympla, Vale, Vivo, Vox, XP, Zoop, BrightMed, Sistema B. Para mais informações acesse o site.