Brasil destaca-se no Festival de Cannes com diversidade de produções e apoio governamental
O evento acontece entre os dias 14 e 25 de maio, na França
O Brasil marca presença no Festival de Cannes deste ano, demonstrando o compromisso do Ministério da Cultura em apoiar o cinema nacional. A participação brasileira em Cannes, desde o ano passado, conta com diversos apoios governamentais, refletindo a retomada do investimento no setor audiovisual. O Festival acontece entre os dias 14 e 25 de maio, na França.
Em 2024, o Brasil se destaca com uma variedade de produções: três longas-metragens em competição, o longa “Bye, bye, Brasil” na seção Cannes Classics, dois curtas-metragens, um projeto em desenvolvimento e uma participação no júri. Um dos destaques é o filme “Motel Destino”, que recebeu financiamento tanto do governo do Ceará quanto do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Essa participação integra os esforços do Ministério da Cultura, Instituto Guimarães Rosa, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), para revitalizar a presença internacional do cinema brasileiro. Além da exibição de filmes e projetos, a presença do Brasil em Cannes também inclui um estande, além de reuniões, palestras e encontros programados entre autoridades e agentes do mercado.
A atuação do Brasil em Cannes mostra o compromisso do governo em promover e apoiar o cinema nacional, fortalecendo a posição do país no cenário internacional e incentivando o desenvolvimento de novas produções cinematográficas.