Marcelo Lavrador faz turnê para celebrar seu novo álbum “Violão Nordestino Instrumental”
Compositor faz apresentações gratuitas no Centro Cultural Santo Amaro, no Tendal da Lapa, no Centro Cultural da Penha, na Vila Itororó e em outros espaços da Prefeitura de São Paulo
Buscando uma conexão afetiva com o público, o violonista, compositor e cantor Marcelo Lavrador faz uma turnê gratuita por teatros e centros culturais geridos pela Prefeitura de São Paulo para comemorar o lançamento de seu último disco, “Violão Nordestino Instrumental”.
As apresentações começam no dia 11 de maio, às 19h, no Centro Cultural Santo Amaro, e seguem pelo Centro Cultural Tendal da Lapa, no dia 23 de junho, às 16h, no Centro Cultural da Penha, no dia 29 de junho, às 19h e na Vila Itororó, no dia 23 de agosto, às 19h. As próximas apresentações ainda serão definidas.
O show intimista conduz o público a uma viagem pelos ritmos do Nordeste, como forró, xaxado e baião. Ao lado de Marcelo Lavrador no palco estão André Rass e Thiago Fermino na percussão, Bruno Menegatti na rabeca, além de Renan Dias no contrabaixo. Ainda há a participação especial do violeiro Ricardo Vignini.
Além das músicas do álbum “Violão Nordestino Instrumental”, as apresentações exploram outros sucessos do compositor, principalmente as canções do disco “Sem Pátria, Sem Mátria”. Entre os destaques estão “Nascente Amar”, “De Volta ao Lagamar”, “Lavrador” e “Quando a Nau dos Loucos Chegou na Terra de Ninguém”.
“Eu sou um buscador de caminhos e esse show condensa isso. De uma certa forma, todas as minhas influências estão presentes no repertório. Sou filho de nordestinos – meu saudoso pai é baiano, de Jacobina, e minha mãe é cearense, de Monsenhor Tabosa – e esse caldeirão musical que fez parte da minha vida se misturou a outras sonoridades: do jazz, do rock, do flamenco. Sem contar que sou apaixonado por literatura e poesia e adoro essa mistura de artes”, comenta lavrador.
Com um violão na mão desde os sete anos, Marcelo sempre ouviu Baden Powell, Raphael Rabello, Paulinho Nogueira, João Bosco, Sebastião Tapajós e outros grandes artistas. O hobby se transformou em profissão quando estudou no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), criado pelo Zimbo Trio. Depois, seguiu sua formação graduando-se em Música pelo Instituto de Artes da UNESP.
Sobre o disco Violão Nordestino Instrumental
Lançado em setembro de 2023, “Violão Nordestino Instrumental” está disponível em todas as plataformas digitais e é uma celebração às raízes do violonista, que completa 30 anos de carreira. A produção do álbum é assinada pelo próprio artista ao lado de Ricardo Vignini.
O disco é formado por 12 faixas autorais e uma homenagem à Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Lavrador incluiu uma versão especial do clássico “Qui Nem Jiló”, gravada com violão, baixo elétrico, baixo acústico, percussão e sanfona.
As composições refletem o amor que Marcelo Lavrador sente por Pernambuco, pelo Quinteto Armorial e Ariano Suassuna, pela culinária típica, por sua família, por Dominguinhos e pela Bahia. Suas boas recordações estão gravadas em cada uma das notas.
Para ajudá-lo na construção deste trabalho tão carregado de emoções, o compositor contou com as participações especiais de Badi Assad, que é uma grande inspiração para a sua música, de Toninho Ferragutti, de Marcos Suzano, do próprio Ricardo Vignini, de Socorro Lira, de Bruno Menegatti e de André Rass.
Marcelo Lavrador – Foto: Divulgação
Serviço:
Show Violão Nordestino Instrumental
Duração: 90 minutos
Classificação: Livre
Teatro Leopoldo Fróes
Rua Antônio Bandeira, 114 – Vila Cruzeiro – São Paulo
Telefone: (11) 5541-7057
Capacidade: 111 lugares (4 cadeirantes e 2 obesos)
Domingo, 11 de maio, às 19h
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Acesso para deficientes
Ar condicionado
Centro Cultural Tendal da Lapa
Rua Guaicurus, 1100 – Água Branca (450 metros do Terminal Lapa de Ônibus)
Telefone: (11) 3862-1837
Capacidade: 3000 pessoas (área livre com bancos espalhados pelo espaço)
Sábado, 23 de junho, às 16h
O acesso é gratuito sem necessidade de retirada de ingressos
Acesso para cadeirantes
Teatro Martins Penna
Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha de França
Telefone: (11) 2095-6480
Capacidade: 198 lugres
Sábado, 29 de junho, às 19h
Ingresso: gratuito | Retirada na bilheteria com 1 hora de antecedência
Acesso para deficientes
Vila Itororó
Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista (400 metros da estação de Metrô São Joaquim)
Telefone: (11) 3253-0187
WhatsApp: 11 98397-4800
Capacidade: 600 pessoas na quadra descoberta + 80 cadeiras, sem assentos fixos.
Sexta-feira, 23 de agosto, às 19h
O acesso é gratuito sem necessidade de retirada de ingressos
Não possui assentos especiais para PCD nem Obesos.
Possui banheiro PCD acesso com elevador
Siga Marcelo Lavrador nas redes
Facebook: https://www.facebook.com/marcelolavrador.music
Instagram: https://www.instagram.com/marcelo.lavrador.oficial/