Festival Nacional da Matemática convoca voluntários para 3ª edição no Rio
Evento gratuito será em setembro, na Marina da Glória
A 3ª edição do Festival Nacional da Matemática (FestMat) será realizada na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, nos dias 5, 6 e 7 de setembro. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos. Para que a festa da matemática fique completa, a organização do Festival abriu uma chamada pública de voluntários. Educadores, estudantes, amantes da matemática e pessoas que buscam fazer a diferença na educação podem se inscrever até 16 de maio.
Organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o Festival mostra uma matemática divertida, conectada com a tecnologia e com as transformações do nosso mundo. Entrando em sua terceira edição, o evento já está estabelecido no calendário da cidade. As duas primeiras edições do Festival Nacional da Matemática (2017 e 2022) reuniram mais de 32 mil pessoas.
Como se inscrever para ser voluntário do Festival
Para se candidatar, é necessário ter 18 anos completos; ser residente no Rio de Janeiro, ou ter local para se hospedar na cidade durante os três dias do evento; e concordar com os termos e condições da experiência, que pode ser acessado no site do Festival. Mais informações sobre os benefícios e o trabalho voluntário estarão disponíveis no regulamento e no manual do voluntariado.
Davi Carneiro, estudante de Medicina na UFRJ, foi voluntário na última edição e aprendeu muito com a experiência. “Desde criança fui influenciado pelo IMPA, tendo contato com os livros e bancos de questões da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escola Públicas). Vi no Festival uma forma de retribuir ao instituto aquilo que ele proporcionou a mim e a vários amigos. Contudo, muito mais do que trabalhar, o evento foi uma escola. Conhecer como professores e alunos de vários lugares do país usam a criatividade para apresentar a matemática de uma maneira cativante foi uma experiência enriquecedora. É ver e sentir como a divulgação científica tem poder transformador, afirmou.
O estudante ainda acrescentou que a oportunidade não se limita aos jovens, e que qualquer pessoa interessada na área pode contribuir como voluntário. “O Festival foi uma oportunidade de conhecer novos colegas e trocar experiências com diferentes pessoas, sejam elas envolvidas ou não com o ensino da matemática. Em nosso grupo de voluntários, participaram desde professores que estão há décadas na sala de aula, a novatos na docência, alunos de licenciatura, mas também um grupo de aposentados que desde a Rio 2016 tem como hobby participar como voluntários nos mais diferentes eventos que ocorrem pelo Brasil. Aprendizado e descontração, são palavras que resumem bem o que foi o festival para mim”, concluiu.
Programação do Festival
Com o tema “Matemática é inovação!”, a programação completa do FestMat será divulgada em breve, mas os visitantes podem esperar novas oficinas, exposições, palestras e mesas redondas. Serão três dias de imersão na matemática e muita diversão para toda a família, assim como nas edições anteriores.
O evento é gratuito e terá um dia exclusivo para a visitação de escolas. As inscrições estarão abertas em breve. O Festival da Matemática quer mostrar que a ciência está presente no nosso cotidiano e pode ser ensinada de maneira fácil e divertida. Não perca nenhuma novidade! Acompanhe o site do Festival e também as redes sociais do evento!