Instituto Inhotim realiza 12ª edição do Descentralizando o Acesso, laboratório gratuito
de pesquisa para professores e professoras da educação básica
Projeto tem início com conferência ministrada pelo autor, pesquisador e pedagogo Luiz Rufino,
no dia 4 de maio; a programação do ano conta ainda com Dalton Paula e Tatiana Nascimento
em imersões no Inhotim
|
Projeto busca construir experiências entre representantes da educação básica e a produção contemporânea que parte do acervo do Instituto.
Foto: Brendon Campos
De 4 de maio a 6 de julho, o Instituto Inhotim realiza a 12ª edição do Descentralizando o Acesso Inhotim, laboratório de pesquisas voltado para professoras, professores e estudantes da educação básica, com o objetivo de fomentar trocas e experiências a partir dos acervos artístico e botânico do museu. A abertura será marcada pela conferência Pedagogias do Encantamento, no dia 4 de maio, ministrada pelo autor, pesquisador e pedagogo Luiz Rufino. As inscrições são gratuitas.
O projeto que abrange arte, educação e natureza busca refletir sobre a forma como se produzem olhares, conhecimentos e soluções para problemas da educação contemporânea. Em 2024, o Descentralizando o Acesso traz em sua programação o tema “O que é criar?”, pergunta definidora de várias instâncias da vida. A criação será abordada, portanto, como algo presente em diferentes práticas.
“O Descentralizando o Acesso é um projeto longevo do Inhotim, que tem como singularidade pensar a educação de forma integral, a partir do fortalecimento da pesquisa de professoras e professores, completada pela vivência das estudantes e dos estudantes com nossos acervos artísticos e botânicos. Na sua 12ª edição o projeto foi aprimorado de modo a aproximar a educação praticada tanto no museu, como na escola, de grandes debates da nossa atualidade”, explica Gleyce Kelly Heitor, Diretora de Educação do Inhotim.
Afinal, se a criação não é exclusiva do campo da arte, como ela pode ser entendida como uma modalidade de presença no mundo? Como professoras e professores criam? Como podem ampliar noções sobre o que é criação, no diálogo com outros campos do conhecimento? Participam convidados como Glória Jové, Antônio Silva, Fabio Scarano, Tatiana Nascimento e Dalton Paula.
PROGRAMAÇÃO
Este ano, o Instituto conta com parceria da Faculdade de Educação da UFMG, que receberá a conferência de abertura, no dia 4 de maio. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma programação com recepção na ocupação Pedagogia, do artista Paulo Nazareth, e conferência conduzida por Luiz Rufino no Auditório Neidson Rodrigues.
Será uma oportunidade para o contato com uma fala inspiradora sobre o tema central que guiará o projeto e para apresentação da metodologia e cronograma, cujos laboratórios serão iniciados no dia 18 de maio, com 100 vagas.
A programação conta com imersões no museu conduzidas por artistas, pesquisadores, cientistas e educadores, que abordam a questão central a partir da sua área de conhecimento. Os encontros trazem nomes inspiradores como Tatiana Nascimento, poeta, cantora e compositora que traz o tema “Poesia é isso: pedagogias para gestar e sonhar”; e Dalton Paula, artista visual que aborda “São Cosme e Damião: educação como festa, educação como cura”.
Professores e professoras participantes ainda contam com mentorias online, com orientação para que possam desenvolver um projeto de visita ao museu com seus alunos. As visitas serão realizadas ao final do percurso de imersão e mentoria.
Para os encontros presenciais, serão oferecidas algumas vagas de transporte para professoras e professores de Betim, Sarzedo, Ibirité, Mario Campos e Brumadinho e Belo Horizonte.
O Descentralizando o Acesso tem a Vale como Mantenedora Master, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Fundo Museu Escola da Família Hees como Patrocinador Bronze, realização Ministério de Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
SERVIÇO
12ª edição Descentralizando o Acesso Inhotim
De 4 de maio a 6 de julho
Inscrições gratuitas: via formulário
PROGRAMAÇÃO
Conferência de Abertura com Luiz Rufino
Dia 4 de maio
Horário: 9h às 12h
Local: Ocupação Pedagogia de Paulo Nazareth – Faculdade de Educação – UFMG
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha
Imersões em Inhotim
18/5 – Educação na interfronteira: projetos pedagógicos para a arte e natureza com Glória Jové (Espanha) e Antônio Silva (MS)
25/5 – Educação e futuros: um vocabulário para projetar o amanhã com Fabio Scarano (RJ)
15/6 – Poesia é isso: pedagogias para gestar e sonhar com Tatiana Nascimento (DF)
29/6 – São Cosme e Damião: educação como festa, educação como cura com Dalton Paula (DF)
Mentorias
Dias 11/5, 1/6, 8/6, 22/6 e 6/7
Online
INFORMAÇÕES GERAIS
INSTITUTO INHOTIM
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30.
Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-feiras.
ENTRADA
Inteira: R$ 50,00 | Meia-entrada*: R$ 25,00.
*Veja as regras de meia-entrada no site: www.inhotim.org.br/visite/ingressos/
ENTRADA GRATUITA
Inhotim Gratuito:
Quarta Gratuita Inhotim: todas as quartas-feiras são gratuitas; Domingo Gratuito Inhotim B3: último domingo do mês é gratuito; moradores e moradoras de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim; Amigos do Inhotim; Crianças de 0 a 5 anos.
LOCALIZAÇÃO
O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.
INHOTIM LOJA DESIGN
A loja do Inhotim, localizada na entrada do parque, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional. É possível adquirir os produtos também na loja online.
GASTRONOMIA
O Inhotim oferece aos visitantes diferentes opções para alimentação. No tradicional Restaurante Tamboril, o público encontra um ambiente integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea, com um cardápio a preço fixo, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Já o Restaurante Oiticica, localizado próximo à obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, traz refeições self-service a quilo, com menu que inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O Café das Flores, situado próximo à recepção do Inhotim, oferece em seu cardápio o clássico pão de queijo mineiro, além de opções de lanches, bolos e café. Mais opções de cafés, lanches rápidos, hambúrgueres e sobremesas são servidas nas imediações da Galeria True Rouge pelo OOP Café, na Galeria Miguel Rio Branco pelo Bayo, e na Galeria Galpão com a hamburgueria Hack. Completam as opções de alimentação no Inhotim a Casa de Sucos e a Pizzaria do Teatro.
O Inhotim tem a Vale como Mantenedora Master; a Cemig como parceira estratégica; Shell, Itaú e B3 como Patrocinadores Master e conta com o Patrocínio Ouro do Santander, da Volvo e da CBMM. Os patrocínios são viabilizados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.