CAVALO MARINHO, BATE BOLA E MARACATU SÃO DESTAQUES NA PRIMEIRA SEMANA DE MAIO NO SESC CASA VERDE
Em clima de despedida da exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais, Sesc Casa Verde promove encontros com diversas manifestações artísticas populares.
Clique Para Download |
Maracatu Nação Kambinda. [Crédito: Divulgação]
|
Na primeira semana de maio, o Sesc Casa Verde promove encontros com as manifestações culturais populares que são reverenciadas na exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais, que chega ao fim no dia 05 de maio. Com a programação gratuita para todos os públicos, destacam-se as apresentações de cavalo marinho, bate bola e maracatu.
No feriado do dia 01 de Maio, a escritora Lucia Tucuju propõe um mergulho poético de valorização da cultura indígena através da oralidade e adereços indígenas, como pau-de- chuva, apito e maracá, na vivência Histórias Indígenas, às 14h, na Sala 3.
Ao chamado da rabeca, personagens e cenas surgem para mostrar aspectos da cultura brasileira. Em Rafa da Rabeca e o Cavalo Marinho Brinquedo da Terra, animais, humanos e seres fantásticos celebram a vida e a festa, onde o boi, símbolo da fartura e da força, é sua maior expressão. A apresentação acontece às 16h na Arena também na quarta-feira, dia 01.
A programação do final de semana inicia com a vivência de Capoeira, com Natáia Fiu e o Grupo Família Irmãos Unidos. Os participantes vivenciam os movimentos básicos da capoeira e prestigiam o jogo entre mestres, que acontece durante os sábados de maio, com início dia 04, às 11h30, na Rua da Convivência.
Também no sábado, às 16h na Arena, a apresentação de Bate Bola promete instigar curiosidade sobre a expressão carnavalesca característica do subúrbio do Rio de Janeiro, influenciada pela Folia de Reis e declarada Patrimônio Cultural Carioca em 2012.
No Espaço de Brincar, a vivência Daqui e de Lá: Africanidades e Brincadeiras de Quintais, com Cia Caruru, propõe encontros e descobertas das diversas infâncias, valorizando as culturas e memórias africanas, negras e indígenas. Os encontros acontecem no sábado, dia 04, e domingo, dia 05, a partir das 14h.
Para a criançada, o destaque da programação fica por conta do jogo de representação LARP – Os Bambas contra Tira Graça, com Confraria das Ideias. Larp é um tipo de jogo que se assemelha a um teatro de improviso e neste um perigoso vilão tirou a dança da foliã, tirou o som do batuqueiro, as cores da colombina e do pierrô e o público terá de enfrentar desafios para recuperar a alegria do Carnaval. A atividade ocorre no domingo, dia 05 de maio, em dois horários, às 11h30 e às 14h, na Sala 1.
Na oficina Pulsar – Música no Corpo, a cia. Gumboot Dance Brasil propõe investigar, brincar e dialogar movimentos junto a música, experimentando o gumboot, uma dança coletiva de origem sul-africana. A experimentação acontece também dia 05 de maio, às 13h30, na Rua da Convivência, com outros dois encontros durante o mês: dia 12 e 25 de maio.
Finalizando o domingo (05), o encontro fica por conta do cortejo do Maracatu Nação Kambinda, fundado por Raquel Trindade e conduzido até hoje por sua família com o Teatro Popular Solano Trindade. O Maracatu Nação também é conhecido por Baque Virado e as apresentações são conduzidas por calungas, bonecas feitas de madeira e ricamente vestidas. O cortejo acontece às 16h, na Arena.
Exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais
Quem não teve a oportunidade de visitar a exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais tem até o dia 05 de maio para conhecê-la. A exposição destaca, por meio das festas brasileiras, a importância das artes e culturas populares e promove um diálogo entre essas manifestações de 10 estados brasileiros, mais as do bairro da Casa Verde.
Idealizadores da mostra, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, ambos diretores do Museu do Pontal (RJ), assinam a curadoria juntamente com Tadeu Kaçula, sambista, sociólogo e pesquisador, responsável pelo núcleo Casa Verde da exposição.
Serviço
Histórias Indígenas, com Lucia Tucuju
01/5. Quarta-feira, 14h
Local: Sala 3
Grátis
Rafa da Rabeca e o Cavalo Marinho Brinquedo da Terra
01/5. Quarta-feira, 16h
Local: Arena
Grátis
Capoeira, com Natáia Fiu e o Grupo Família Irmãos Unidos
De 04 a 25/5. Sábados, 11h30
Local: Rua da Convivência
Grátis
Daqui e de Lá: Africanidades e Brincadeiras de Quintais, com Cia Caruru
04 e 05/5. Sábado e domingo, 14h
Local: Espaço de brincar
Grátis
Bate bola (RJ), com Anderson Fascinação, Dudu do Agito, FB, Marcelo Índio, Renatinha, Amanda e DJ Tati Laser
04/5. Sábado, 16h
Local: Arena
Grátis
LARP – Os Bambas contra Tira Graça
05/5. Domingo, 11h30 e 14h
Local: Sala 1
Grátis
Maracatu Nação Kambinda, com Teatro Popular Solano Trindade
05/5. Domingo, 16h
Local: Arena
Grátis
Exposição Festas, Sambas e Outros Carnavais
Até 05/5. Terças a sextas-feiras, 10h às 19h.
Sábados e domingos, 10h às 18h.
01/5. Quinta-feira, 10h às 18h
Local: Espaço expositivo
Grátis
Sesc Casa Verde
Horários de funcionamento: terça a sexta-feira, 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Endereço: Avenida Casa Verde, 327, São Paulo – SP
Bilheteria: terça a sexta, 10h às 18h30; sábados, domingos e feriados, 10h às 17h30.
Bicicletário: necessário uso de corrente e cadeado. 28 vagas.
Estacionamento: entrada pela Rua Soror Angélica, 751.
Acompanhe o Sesc Casa Verde na internet
Site: sescsp܂org܂br/casaverde
Facebook: facebook܂com/sesccasaverde
Instagram: @sesccasaverde