|
“Lupicínio Rodrigues – Confissões de Um Sofredor” estreia no Curta!
Considerado por muitos o “Pai da Sofrência”, Lupicínio Rodrigues é tema do documentário de estreia de Alfredo Manevy como diretor. Após passar por festivais e salas de cinema — com direito a diversos prêmios e menções honrosas —, o filme chega à TV exclusivamente através do Curta!. “Lupicínio Rodrigues — Confissões de Um Sofredor” celebra o legado poético do cantor e compositor, explora a sua contribuição musical e o contexto histórico em que viveu.
Com materiais de arquivo do próprio Lupicínio, além de entrevistas e falas de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, e Elza Soares, a produção também aborda um episódio importante da história do biografado envolvendo a faixa “Se Acaso Você Chegasse”. A música fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood, “Dançarina Loura”, que foi indicada ao Oscar de 1945. Mas, além de não ter sido consultado sobre o uso da canção, Lupicínio só foi receber direitos autorais anos após o sucesso. Até hoje seus créditos na indicação ao Oscar não foram reconhecidos.
O documentário foi premiado como Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora na 17ª edição do Fest Aruanda 2022; recebeu o prêmio do público de melhor documentário no Festival Internacional da Língua Portuguesa, em Lisboa; e participou de festivais no Brasil e no exterior, como a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2023), IN-EDIT 2023, 46º Festival Guarnicê de Cinema (2023), 27th Inffinito Brazilian Film Festival (EUA, 2023) e Philadelphia Latino Film Festival 2023.
De acordo com o diretor, o filme tem histórias “saborosas” contadas pelo próprio Lupicínio, ao mesmo tempo em que dá a dimensão da sua coragem musical e da dificuldade de um homem do extremo sul do Brasil chegar ao centro da indústria cultural naquele tempo. “Não ocultamos as atitudes, letras e emoções dele com as mulheres de sua vida porque isso seria apagar algo da essência de sua musicalidade e da verdade de sua história. Ali, estão misturados a paixão, o romance, a traição e, claro, o machismo daquele período”, explica Manevy.
A produção é da Plural Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também estará no streaming através do CurtaOn, disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn܂com܂br). A estreia no Curta! é no dia temático Segundas da Música, 29 de abril, às 22h.
‘Yes, Nós Temos Café’: episódio de ‘Histórias da Gente Brasileira’ fala da iguaria no século XIX
Fundamental para a economia do Brasil imperial, o café é o tema de capítulo inédito de “Histórias da Gente Brasileira”, exclusiva do Curta! — também disponível no CurtaOn – Clube de Documentários. “Yes, Nós Temos Café”, o título do episódio, dá conta de todo o ciclo cafeeiro do século XIX, desde o início de uma forte demanda mundial até o declínio dos grandes fazendeiros do Vale do Paraíba.
Apresentada pela historiadora Mary Del Priore e dirigida por Beca Furtado, a série traz especialistas a cada episódio. Neste, os convidados são Thiago Campos Pessoa, Marize Malta e Eduardo Schnoor. Eles explicam que o café brasileiro começou a ser exportado após os bloqueios efetuados ao Haiti durante a Revolução Haitiana — até então, um grande produtor da iguaria. O Brasil produzia um café barato e de má qualidade, mas que atendia à principal demanda da época: a classe operária norte-americana.
Com esse aumento de demanda, surgiram as grandes fazendas produtoras de café e os chamados “barões do café”, ricos proprietários de terra que detinham imenso poder e influência política no Brasil da época. Ao lado da corte trazida pela família real em 1808, forma-se, então, uma nova elite que buscava se aproximar dos moldes europeus de erudição e refinamento. É uma verdadeira mudança de paradigma no Brasil: “O que a gente vai começar a perceber é uma diferenciação brutal entre a elite dona da casa e os serviçais”, explica a historiadora de arte Marize Malta.
Ao mesmo tempo em que tomava a Europa como modelo, essa elite se opunha a ideais antiabolicionistas que circulavam no velho continente, que contrariavam os seus próprios interesses, já que a mão-de-obra cafeeira era escrava. “A elite brasileira não conseguia pensar o café sem a escravidão, embora fosse possível. (…) A gente está falando de uma sociedade que não era branca, no mínimo, desde o século XVIII”, afirma Thiago Campos Pessoa, historiador e autor do livro “Império da Escravidão”.
O episódio discute ainda questões como a miscigenação, sobretudo gerada de relacionamentos entre barões do café e mulheres negras, a formação de uma intelectualidade descendente de escravizados, a perpetuação do poder das elites e os impactos da escravidão na sociedade brasileira de hoje.
“Histórias da Gente Brasileira” é uma produção da Giros viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A série também pode ser assistida no CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels — da Amazon —, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma. A estreia do episódio no Curta! é no dia temático Sextas de História e Sociedade, 3 de maio, às 23h30.
Segundas da Música – 29/04
22h – “Lupicínio Rodrigues — Confissões de um Sofredor” (Documentário) – EXCLUSIVO NA TV
No fim dos anos 1960, um dos maiores nomes do samba-canção, o gaúcho Lupicínio Rodrigues, sentia-se esquecido. Ele contou sua vida em alguns depoimentos, resgatados por este documentário. Hoje, numa Porto Alegre muito diferente daquela em que Lupi nasceu, seus descendentes fazem a genealogia da família e músicos investigam o legado do compositor. Direção: Alfredo Manevy. Duração: 96 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 30 de abril, terça-feira, às 2h e às 16h; 01 de maio, quarta, às 10h; 04 de maio, sábado, às 15h e 06 de maio, domingo, às 22h10.
Terças das Artes – 30/04
23h – “De Volta a Basquiat” (Documentário)
A vida e a obra do artista nova-iorquino Jean-Michel Basquiat foram marcadas por uma longa busca de identidade, por suas origens familiares haitianas e porto-riquenhas e por uma viagem de redescoberta à África. Retratar este grande pintor do século XX — que morreu em 1988, com apenas 27 anos — é também refletir sobre o lugar dos artistas negros americanos na América conservadora dos anos Reagan. Direção: Pierre-Paul Puljiz. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 01 de maio, quarta-feira, às 3h e às 17h; 02 de maio, quinta-feira, às 11h; 04 de maio, sábado, às 14h; 05 de maio, domingo, às 21h15.
Quartas de Cena e Cinema – 01/05
23h – “Hitchcock – O homem por trás do ídolo” (Documentário)
Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, o inglês Alfred Hitchcock é tema deste documentário da produtora francesa Arte. Conhecido como o “mestre do suspense”, Hitchcock tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. Alma esteve ao lado do cineasta por mais de 50 anos, não só na intimidade de casa, como também na profissão, sendo peça fundamental para a consolidação de sua obra. Entre luzes e sombras, Alma e Hitchcock geraram uma produção cinematográfica inovadora e que marcaria para sempre a história da sétima arte. Direção: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 02 de maio, quinta-feira, às 03h e às 17h; 03 de maio, sexta-feira, às 11h; 04 de maio, sábado, às 13h; 05 de maio, domingo, às 20h15.
Quintas do Pensamento – 02/05
23h30 – “Ideias para o Mundo” (Série) – Ep.: “Élisabeth Roudinesco”
A historiadora e psicanalista francesa Élisabeth Roudinesco é uma pensadora universal, especializada na história da psicanálise e autora da biografia definitiva sobre Sigmund Freud. A história do pensamento no século XX, o sionismo e o significado das ideias freudianas na atualidade são alguns dos temas abordados. Direção: Pedro Zimmermann. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de maio, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30; 04 de maio, sábado, às 20h30; 05 de maio, domingo, às 12h; 06 de maio, segunda-feira, 11h30.
Sextas de História e Sociedade – 03/05
23h30 – “Histórias da Gente Brasileira” (Série) – Episódio: “Império – Sim, nós temos café!” – INÉDITO E EXCLUSIVO
Estudos apontam que os primeiros pés de café chegaram nas décadas iniciais de 1700 através da velha pirataria. Foi assim que uma diminuta produção se transformou em um ciclo econômico que marcou a identidade do país. No imaginário popular, veremos as mandingas e feitiços feitos à base do café. Do ponto de vista socioeconômico, a ascensão de desbravadores da mata a poderosos barões do Império. Duração: 26 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 04 de maio, sábado, às 03h30 e às 11h; 05 de maio, domingo, às 18h; 06 de maio, segunda-feira, 17h30; 07 de maio, terça-feira, às 11h30.
Sábado – 04/05
22h30 – “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” (Documentário)
Com colagens, material de arquivo e depoimentos, este é um retrato íntimo e apaixonado que analisa a influência exercida na arte brasileira pela Nuvem Cigana, coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 1970 e 1980. Diretor: Paola Vieira e Claudio Lobato. Duração: 80 min. Classificação: 16 anos. Horários Alternativos: 06 de maio, segunda-feira, às 09h.
Domingo – 05/05
18h50 – “Damas do Samba” (Documentário)
O filme provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva do samba ao longo da história com enfoque no papel das mulheres em sua construção e composição. Diretora: Susanna Lira. Duração: 75 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 20 de maio, segunda-feira, às 22h30; 21 de maio, terça-feira, às 02h30 e às 16h30; 22 de maio, quarta-feira, às 10h30; 25 de maio, sábado, às 13h45 e 26 de maio, domingo, às 20h45.
Grupo Curta!
• O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro tv, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.
• O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro tv+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
• O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro tv+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.
• O Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas ou via Claro tv+, no valor de R$ 6,90/mês.
• O CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual. No site, as obras são classificadas por disciplinas e etapas de ensino, e são acompanhadas por ferramentas pedagógicas e materiais didáticos complementares.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV irão repassar anualmente, somados, perto de R$1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos difundidos.