Feira Preta 2024 disponibilizará calculadora de CO2 para visitantes e gestão completa de resíduos
Em parceria com a startup Eccaplan, evento incorpora gestão ESG para promover um festival sustentável
Clique Para Download |
São Paulo receberá, entre os dias 3 e 5 de maio, no Parque do Ibirapuera, a 22ª edição do Festival Feira Preta, com o tema “Felicidade é a nossa revolução”. O evento, que tem acompanhado os processos de transformações culturais, sociais e econômicas do país ao longo dos anos, terá mais uma novidade nesta edição: uma parceria de sua idealizadora, a PretaHub, com a startup Eccaplan para realizar a gestão total dos resíduos e disponibilizar a calculadora de emissão de CO2. Com ela, os visitantes podem entender qual a sua pegada de carbono e efetuar a compensação por meio da compra de crédito, caso queiram.
Durante este, que é o maior festival de cultura negra e economia criativa da América Latina, a Eccaplan será responsável pela triagem in loco dos resíduos descartados, pela coleta e destinação final dos materiais recicláveis, compostagem dos orgânicos, além de disponibilizar agentes ambientais que atuarão em prol da conscientização do público presente.
“Para nós, é um orgulho sermos parceiros e atuarmos num festival de tamanha representatividade que cumprirá com as suas responsabilidades socioambientais. Com as práticas de gestão de resíduos adequadas para reduzir, significativamente, o impacto ambiental, vamos minimizar a quantidade de lixo encaminhado para aterros sanitários e evitar a contaminação do solo”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan.
No Festival Feira Preta estará visível um QR Code que direcionará para a calculadora de emissões de CO2, possibilitando que cada pessoa calcule o trajeto do seu deslocamento até o evento, seja por qualquer meio de transporte, obtenha um número referente à emissão de CO2 gerada e o valor para compensação por meio da
compra do crédito de carbono via pix. Além disso, todos os tambores disponibilizados para o descarte dos resíduos terão pinturas da artista grafiteira Kelly Reis, contemplando uma união de arte e sustentabilidade.
Com espaços gratuitos e pagos, o Festival Feira Preta contará ainda com atrações musicais, áreas de empreendedores, gastronomia, talks e ativações de marcas. Ao todo, serão em torno de 100 expositores das mais diversas regiões do País, cujo processo de inscrição deve começar neste mês. De acordo com a organização, a estimativa é que o evento movimente R$ 16 milhões.
Serviço
Festival Feira Preta
Datas: 3/5 (para empreendedores pretos), 4 e 5/5 (público geral)
Horário: das 12h às 22h
Local: Parque do Ibirapuera
Endereço: Rua Borges Lagoa, 1755 – Vila Clementino
Ingressos: clique aqui
|
Sobre o Festival Feira Preta
Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afro-Brasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.
Sobre a Eccaplan
A Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, startup fundada em 2008 com o apoio Ministério da Ciência & Tecnologia e da USP, tem desenvolvido programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, projetos socioambientais, estratégias, produtos e serviços para empresas, instituições de ensino, promotores e organizadores de eventos.
Após o lançamento da primeira plataforma de registro e negociação de créditos de carbono do país, a startup oferece soluções sustentáveis ao mercado por meio da criação dos programas Sou Resíduo Zero, Evento Neutro, Frete Neutro e a certificação selo CO2 Neutro, que garante que a compensação de carbono para empresas atingirem suas metas e compromissos ambientais. Saiba mais sobre os projetos clicando aqui.