Estreia no Rio espetáculo que conta história ambiental por meio da arte milenar do teatro de bonecos e de jogo com tecnologia de IA
No dia 29/04, grátis e aberto ao público, no Espaço Spanta/Botafogo, a Cia Lamparina apresenta “As aventuras de Nala” dentro do projeto Vagão Cultural.
Estreia no Rio de Janeiro na segunda-feira 29/04, com apresentação gratuita e aberta ao público às 15h, no Espaço Spanta, bairro do Botafogo, o espetáculo “As aventuras de Nala”, apresentado pela Cia.Lamparina – Teatro de Bonecos de Minas Gerais, dentro do Projeto Vagão Cultural – Uma viagem ambiental. Além dessa agenda, a Cia. Lamparina ainda realiza no Rio outras duas apresentações do projeto no dia 2/05. Uma delas na Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), às 10h, para estudantes e público frequentador desse espaço, e outra às 14h, no Projeto Construindo Futuros – Luz, paz e amor, no bairro de Manguinhos, para crianças e jovens atendidos pela instituição.
No projeto Vagão Cultural a Cia. Lamparina reúne cultura e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. No projeto o público participante acompanha de forma interativa a história da Nala, uma menina que vai em busca de seu barquinho de papel, perdido nas águas de um rio e acompanhada pela bióloga Marina, enfrenta desafios e encontra pelo caminho seres sábios que a conduzem por uma jornada em que é ressaltada a importância do meio ambiente. Através dessa jornada, a narratica explora a filosofia Ubuntu que envolve amizade, natureza e liberdade. Ao contar a trajetória da parsonagem Nala o projeto promove um inusitado encontro entre a cultura milenar do teatro de bonecos de balcão, manipulados por atores da Cia, e o que há de mais moderno na tecnologia, a inteligência artificial, por meio de um game educativo, que recria virtualmente os mesmos cenários da peça teatral. Completa o projeto uma oficina de artesanato que ensina o pública a construir bonecos como os que são utilizados nos espetáculos da companhia.
“A ideia é que as pessoas se envolvam com a beleza da narrativa e com a mensagem expressa nela. Ao longo da jornada da protagonista Nala, o público é levado a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos, e dos impactos das ações humanas sobre os ecossistemas naturais”, explica Joseane Nogueira, produtora cultural e autora do projeto. Ela também está à frente da Cia. Lamparina, que atua no segmento cultural mineiro há mais de dez anos.
A Cia. Lamparina inicia no Rio de Janeiro uma temporada em que levará o projeto Vagão Cultural para cidades de três outros estados. Até o dia 31 de maio o projeto também passa por São Paulo, Curitiba e Minas Gerais, sempre com apresentações gratuitas que serão realizadas ao todo em 12 instituições como escolas públicas e entidades sem fins lucrativos (acesse roteiro completo em
Teatro de bonecos/fantoches – No espetáculo “As Aventuras de Nala”, que é realizado por meio da manipulação de bonecos, conduzida por atores e atrizes, ao longo da jornada da protagonista o público é levado a refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente dos recursos hídricos, e dos impactos das ações humanas sobre os ecossistemas naturais.
Game – Nos mesmos locais, a Cia. Lamparina vai proporcionar aos participantes a vivência de um game com o mesmo enredo da viagem de Nala, e tecnologia que conta com Inteligência Artificial para recriar cenário e personagens tais como os do espetáculo teatral. O jogo está dividido em três fases e os participantes precisam percorrê-las.
Oficina – A história da viagem da personagem Nala também será explorada em oficinas de artesanato manual, que ensinam a construir bonecos/fantoches, utilizando materiais recicláveis. A Oficina de Construção de Bonecos com materiais recicláveis é oferecida para que cada participante aprenda a criar um/a boneco/a artesanal decorativo ou de manipulação. Esta arte é feita com material reciclado utilizando garrafas PET como matéria-prima, e ferramentas de uso doméstico que permitem que cada participante possa construir e multiplicar bonecos posteriormente, com qualidade e durabilidade.
O projeto é aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela empresa ExxonMobil.
Cia. Lamparina – Teatro de Bonecos de Minas Gerais. Elenco – Joseane Nogueira, coordenadora geral e diretora teatral; Lidiane Oliveira, assistente de produção e atriz/manipuladora; Marcos Moraes, ator/manipulador; Gislaine Antunes, trilha sonora autoral e manipuladora; Hudson Raony, ator/manipulador; Maria Alice, atriz/manipuladora; Corneille Fabrice, produtor executivo.
Sobre a Cia Lamparina
Fundada em 2012, a Cia. Lamparina destaca-se como pioneira em Teatro de Animação em Ouro Preto. Formada por artistas/educadores graduados em Artes Cênicas pela UFOP, o grupo combina pesquisa histórica e patrimonial com espetáculos infantis e de rua, gratuitos. Seus trabalhos visam popularizar o Teatro de Bonecos, promovendo a educação patrimonial de forma acessível. Com essa abordagem inovadora, a companhia se destaca no cenário cultural, envolvendo a comunidade em reflexões sobre identidade e história de Minas Gerais.
SERVIÇO
Projeto Vagão Cultural – Uma Viagem Ambiental, apresenta:
“As Aventuras de Nala”
Estreia no Rio de Janeiro: 29/04
Espaço Spanta (R. São Clemente, 312 – Botafogo)
Horário: 15h – atividade aberta ao público em geral
Dia 2/05 – Duas apresentações
Local: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo).
Horário: 10h30 – Espetáculo “As aventuras de Nala” – Para alunos da universidade e frequentadores do espaço
Local: Projeto Construindo Futuros – Luz, paz e amor
Horários: 14h às 16h – Oficina e Jogo // 16h30 – Espetáculo “As aventuras de Nala”
Para público do projeto
Informações (whatsapp da Cia Lamparina): 31 9257 8551