Agenda cultural RJ: artistas e artesãs do povo Kayapó ocupam a Casa Tucum com oficinas de pinturas tradicionais e rodas de conversa neste final de semana
Espaço localizado no Centro do Rio de Janeiro terá atividades de sexta-feira a domingo e toda a arrecadação com as oficinas será destinada à própria comunidade
|
A Casa Tucum, centro cultural dedicado às artes e aos povos originários brasileiros, recém-inaugurada, recebe neste final de semana a comitiva de artistas, artesãos e empreendedoras do povo Kayapó, comunidade do norte do país, que oferecerão diversas atividades culturais. Entre 26 e 28 de abril, o espaço promoverá oficinas de pinturas corporais e em tecidos, apresentações artísticas e roda de conversa sobre a economia da floresta em pé.
A Casa Tucum destaca para esta sexta-feira (26), a partir das 16h, uma oficina de Pintura Corporal, realizada pelas mulheres Kayapó. Os grafismos fazem parte da cosmologia do povo Kayapó e são pintados com tinta de jenipapo. As atividades de pintura corporal e de pintura em tela terão toda a renda revertida às artistas e artesãs indígenas.
No sábado (27), acontece uma roda de conversa com o título de Floresta em pé é o melhor negócio, com mediação da Marianna Mugnaini, da Rede Origens Brasil. À conversa estará presente o representante da AFP (Associação Floresta Protegida do Povo Kayapó), Bhepnhoti Athydjar, o Marcelo Salazar, (Mazô Maná – Nutrição da Floresta | Instituto Socioambiental) e Amanda Santana, sócia-fundadora da Tucum Brasil. A entrada e a participação no evento são gratuitas.
No domingo (28), a Casa Tucum, realizará, a partir das 14h, oficina de pinturas corporais. Às 16h, a agenda será encerrada com a oficina Mè Ôk – Pintura tradicional Mebengokrê, que destaca o preparo da tinta de jenipapo e o desenho de grafismos tradicionais da cosmologia Kayapó através da experimentação em tecido . Serão 12 vagas e a oficina será ministrada por três mestras-artesãs, Irekran, Panhgroti e Bekwynho Kayapó. A oficina terá custo de R$ 180 por inscrito, sendo a receita obtida integralmente revertida às artistas indígenas.
|
Serviço
Programação cultural Casa Tucum
26 a 28 de abril, a partir das 14h
Sexta-feira:
16h às 18h – Pintura Corporal com a Comitiva Kayapó
Sábado:
16h – Roda de conversa Floresta em pé é o melhor negócio
Domingo:
14h às 16h – Pintura Corporal com a Comitiva Kayapó
16h – Oficina Mè Ôk – Pintura tradicional Mebengokrê
Local: Rua do Rosário, número 30 — Centro, Rio de Janeiro.
Sobre a Tucum
A Tucum se dedica a promover a valorização das culturas indígenas no Brasil, destacando suas artes e apoiando suas lutas por autonomia. Por meio de parcerias e ações concretas, é um negócio de impacto que contribui com a economia de mais de 50 comunidades indígenas para manter vivos os saberes ancestrais e fortalecer suas identidades culturais. Desde a estruturação da cadeia produtiva do artesanato de diversas comunidades indígenas e tradicionais até a comercialização de seus produtos, a Tucum atua diretamente na geração de renda e na amplificação de suas narrativas. Convidando a sociedade a conhecer e reconhecer a importância dos povos originários para a construção de um futuro menos desigual, a Tucum desenvolve projetos e parcerias que propõem um lugar de protagonismo para que os povos indígenas possam ocupar cada vez mais lugares de tomada de decisão e formação de pensamento. Conheça o projeto por meio das plataformas digitais: Site, YouTube e Instagram.