Lê que Cuida e Jardim: escritora e médica paliativista se unem para lançar Clube de Leitura focado no tema do cuidado
Totalmente gratuito, o clube lerá cinco obras ao longo do ano e receberá autores nos encontros virtuais. As reuniões se iniciam no dia 21 de maio (terça-feira)
Mais que lazer e entretenimento, o hábito da leitura é uma ferramenta poderosa de aprendizado e reflexões sobre questões pessoais e humanas. Ler melhora a comunicação com o outro, estimula a empatia e o senso crítico, exercita a criatividade e tem efeito neuroprotetor e de desenvolvimento cognitivo, o que ajuda a evitar a degeneração e o envelhecimento do cérebro. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, mostrou que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Ler faz bem para a saúde, e mais: é uma forma de autocuidado. Pensando nisso, o Cuida, um projeto idealizado pela médica intensivista e paliativista Carol Sarmento, lança o Clube de Leitura (CDL).
O Clube de Leitura é uma junção do Lê que Cuida – projeto pessoal da médica Carol Sarmento e que acaba de sair do papel -, com o Jardim – clube do livro da jornalista, escritora e educadora emocional, Dani Morais. O CDL é destinado para todas as pessoas interessadas pelo tema do cuidado. É um espaço destinado às discussões e ao aprendizado. “Pessoalmente, acredito que todas as obras podem nos fazer refletir sobre o cuidado. Toda literatura pode nos levar a pensar, considerar e ponderar sobre a presença do cuidado nas histórias, nas personagens e nas narrativas; e pensar sobre o cuidado é o mote do nosso clube”, explica a médica Carol Sarmento.
Toda obra pode provocar a gente a pensar sobre o cuidado. “Ainda que os livros selecionados sejam todos não ficcionais, estamos de qualquer maneira falando sobre histórias, no caso, de vidas reais. Nem sempre o viés do cuidado está em primeiro plano, mas certamente pode ser identificado em todas as narrativas. Com isso, podemos pontuar situações, conflitos e até mesmo descobertas sobre como o ato e a necessidade de cuidar atravessam nossas vidas, em muitas direções”, complementa a escritora Dani Moraes.
Totalmente gratuito, o primeiro ciclo do Clube de Leitura começa em maio e vai até janeiro de 2025, em encontros bimestrais – totalizando cinco obras. Para participar, basta acessar o link do formulário de inscrição. A única exigência é que antes dos encontros seja realizada a leitura do título escolhido, de acordo com o cronograma previamente divulgado. As reuniões acontecerão virtualmente, via Zoom, a partir do dia 21 de maio, às 20h. Cada encontro terá a duração de 1h30, sempre na penúltima terça-feira do mês.
Os livros selecionados são:
1: Uma casa que não pode cair, Júlia Jalbut;
2: Trinta segundos sem pensar no medo, Pedro Pacífico;
3: A vida afinal, Cynthia Araújo;
4: Toda ansiedade merece um abraço, Alexandre Coimbra do Amaral;
5: Manual do Luto, Fabrício Carpinejar.
A ideia é convidar os autores a participarem dos encontros referentes às suas obras. O CDL conta com uma parceria com a Livraria Simples, com desconto proposto de 10% para cada livro do clube e 20% para comprar todos os livros de uma vez. Para garantir o desconto da livraria é necessário entrar em contato com o WhatsaApp: (11) 992220345.
O CDL também apoiará projetos sociais, de maneira que, em cada encontro, será sugerido que os participantes façam uma doação livre para um projeto de apoio escolhido pelo convidado do dia. O clube não visa, em definitivo, ter lucro com suas atividades.
SERVIÇO
Clube de Leitura (CDL): Lê que Cuida e Jardim
Quando: A partir do dia 21 de maio, os encontros acontecerão sempre na penúltima terça-feira do mês.
Onde: On-line, via Zoom.
Inscrição: Link
SOBRE O CUIDA – O Cuida é um projeto idealizado pela médica intensivista e paliativista Carol Sarmento, cujo objetivo é estimular a prática do cuidado entre as pessoas. Com uma abordagem moderna e escrita facilitada, seu propósito se baseia na produção de conteúdo digital em diversas plataformas, alertando sobre a importância do cuidado e do autocuidado para bem viver. Aqui, o cuidado é apresentado por uma equipe de multiespecialistas como uma jornada acolhedora, responsável e flexível, buscando aumentar a autonomia e o protagonismo das pessoas em relação à sua saúde.
Redes sociais: carolasarmento e cuidagente܂insta no instagram.