Kallas entrega primeira etapa de Fingers no Aeroporto Santos Dumont (RJ)
Empresa de out of home instala 56 telas nas 8 passarelas que ligam embarque à aeronave, alinhada com o novo conceito “Um só Rio”; segunda etapa será concluída ainda em 2024
O Brasil é um país que entende a importância da publicidade para o sucesso de um negócio e, não por acaso, investiu R$ 74,1 bilhões na compra de mídia somente em 2022, de acordo com um estudo da Kantar Ibope Media. O Rio de Janeiro, por sua vez, é uma das capitais mais desenvolvidas economicamente e, ao lado de outras dez cidades, é responsável por 25% do PIB Nacional, segundo o IBGE. Somando esses dois fatores, não é mera coincidência que a capital fluminense atraia os olhares dessa indústria milionária que é a publicitária.
No início de abril, a Kallas Mídia OOH, que comemora 45 anos de mercado em 2024, entregou a primeira fase dos 8 fingers (passarela entre saguão de embarque e aeronave) do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). A empresa de mídia out of home ganhou a concessão e poderá operar esses espaços com publicidade pelos próximos cinco anos, a partir de outubro de 2023. Ao todo, 56 telas já foram instaladas.
“O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por seu potencial econômico, turístico e publicitário. É uma cidade que sabe se posicionar muito bem globalmente, inclusive por ter uma exuberância natural única. A Kallas conta com um escritório na cidade, por meio do qual aposta em negócios customizados ao público carioca, sem deixar de contemplar os turistas. Foi no Rio que a Kallas começou inclusive. Nosso primeiro painel foi no aeroporto internacional em 1979”, destaca Rodrigo Kallas, CEO da Kallas Mídia OOH. A regionalização dos escritórios, com especialistas por região, é parte do posicionamento de mercado da companhia, hoje presente em 27 UFs do País.
Kallas no Aeroporto Santos Dumont
O primeiro estágio prevê a utilização do espaço interno dos fingers com mídia digital e da parte externa com conteúdo estático. A segunda fase, agendada ainda para 2024, trará painéis digitais externos e se encontra em fase de aprovação pela Infraero, que avalia os projetos arquitetônico e elétrico. Entre os clientes que já veicularam publicidade nesses fingers via Kallas, encontram-se nomes como Santander, Azul Linhas Aéreas e ENGIE. Em junho de 2023, a empresa de OOH instalou o primeiro túnel de LED flexível em aeroportos. O equipamento impacta 100% das pessoas que desembarcam no Santos Dumont.
Um só Rio de Janeiro
Em 2021, o head de negócios da regional RJ, Ayrton Mandarino, passou a se dedicar a uma integração entre as verticais da Kallas – aeroporto, urbano e outras – e também dos departamentos da companhia – operação, comercial, projetos e produtos – que, de acordo com executivo, aprimoram a qualidade do trabalho quando se dialogam. Foi quando ele introduziu o conceito “Um só Rio”, também traduzido por meio da hashtag #1sóRio. “A ideia é que todos os profissionais da praça olhassem a Kallas Rio como geradores de negócio e para os seus produtos e verticais com uma visão 360º”, destaca Mandarino.
Com essa nova rota, a Kallas passou a se posicionar de outra forma no mercado carioca, integrando suas operações e dialogando com um público mais amplo. Isto é, para trabalhar nos fingers do aeroporto, o time de projetos precisa se comunicar com a vertical de urbano para entender especificidades do mercado e do público – e vice-versa. Esse direcionamento não apenas traz ganhos em linearidade da publicidade como na produtividade.
“Fazemos questão que esse diálogo aconteça, pois somos uma empresa capaz de criar ações de cross e transmídia, ou seja, como estamos presentes em toda a jornada diária do consumidor conseguimos entregar a mensagem das marcas e dos nossos clientes em mais de um espaço, ativo ou local. Esse modelo de negócios possibilita a construção de uma narrativa e a garantia de atenção e reforço da mensagem”, acrescenta Mandarino.
“Desde então, os gestores passaram a ser treinados para olhar o Rio de Janeiro como uma praça de negócios e oportunidades de uma maneira muito integrada. As áreas comercial, operações e produto são equivalentes e devem operar em consonância com foco no melhor resultado para os nossos clientes”, acrescenta Ayrton Mandarino. O executivo tem nas mãos uma missão desafiadora (e igualmente recompensadora): monetizar os ativos disponíveis e ganhar share onde a Kallas já estava ou em outras verticais, ainda não trabalhadas, como trilhos e shoppings.
As operações do Aeroporto Santos Dumont já se encontram sob esse guarda-chuva do conceito “Um só Rio”, assim como os próximos projetos. A Kallas usufrui de uma grande presença na capital fluminense também com instalações urbanas, sendo a operadora de mais de 11 mil pontos de placas de ruas.
Sobre a Kallas Mídia OOH:
Completando 45 anos de história em 2024, a Kallas Mídia OOH está presente em todo o território nacional, cobrindo os 26 estados do Brasil com projetos multiplataforma que acompanham e impactam a jornada de milhões de consumidores brasileiros. Em seu portfólio de atuação, a empresa marca forte presença na mobilidade urbana mídias urbanas e de transporte, como: aeroportos, metrôs, VLTs, porto marítimo, táxis, corredores metropolitanos, mobiliários urbanos e grandes formatos. São mais de 85 mil opções de mídias estáticas e digitais por todo o Brasil.