Arte Maker e Tecnologias Ancestrais: exposição termina no domingo, 14/04, na Casa Firjan
Povos originários, ritos, questões raciais e suas reverberações, estética negra, identidade. Esses são alguns dos temas que baseiam cerca de 40 trabalhos produzidos ao longo do ano de 2023 por alunos das Escolas Firjan SESI de todo o estado do Rio de Janeiro.
Clique Para Download |
Cerca de 40 obras de arte ficarão distribuídas pela Casa Firjan até o dia 14/04 na exposição “Arte Maker: Tecnologias Ancestrais”. Os artistas são alunos e alunas de Ensino Médio de 16 Escolas Firjan SESI localizadas pelo estado do Rio de Janeiro. Os estudantes fizeram parte do Itinerário de Inovação Arte Maker, uma atividade optativa oferecida, de forma gratuita, que tem o objetivo de unir a potência da cultura maker com as reflexões e a multidisciplinaridade da arte contemporânea.
Clique Para Download |
Ao longo do ano de 2023, professores e estudantes formaram grupos de pesquisa, tiveram encontros de formação com artistas renomados e puderam desenvolver trabalhos artísticos sobre questões relevantes para a sociedade e para a arte contemporânea. A temática escolhida para guiar os trabalhos deste ano foi justamente “Tecnologias Ancestrais”.
Alunos e alunas deveriam refletir, em suas pesquisas e, consequentemente, em suas obras, sobre os saberes indígenas e afro-diaspóricos, tanto na estética e materiais utilizados para suas composições quanto no desenvolvimento artístico e tecnológico sustentável. Assim, ao longo de todo o ano, os estudantes realizaram experimentações que, ao final do período letivo, passaram por uma seleção para integrar a exposição coletiva na Casa Firjan.
Clique Para Download |
Serviços “Arte Maker – Tecnologias Ancestrais”
Até 14/04
Entrada gratuita
Local: Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo – Rio de Janeiro)
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 19h