Rebeca, ex-The Voice, anuncia disco com a Deck produzido por Rodrigo Martins
‘Espiral’ dá título ao segundo álbum da artista de Niterói
Rebeca por Luisa Cerino
Conhecida pela passagem no The Voice em 2015, por parcerias com Julio Secchin, Rubel, e também por ter sido a voz da banda Gragoatá, a niteroiense Rebeca anuncia para 05 de Abril o disco Espiral, que tem produção de Rodrigo Martins, indicado ao Grammy Latino e lançamento pela gravadora carioca Deck. A artista divulga também a capa do sucessor de Corar (2019), cujo conceito surgiu a partir do clipe da faixa “Cada Amor“, e transmite a essência do disco, que trata de sentimentos envoltos em melancolia.
“Pensei no azul escuro do céu para retratar esse sentimento. Por se tratar de um registro a respeito de transições, quis abordar o fim da noite, um ambiente escuro, caminhando para um ambiente com mais claridade. A flor queimando representa as dores sentidas no caminho, que de alguma forma, ao queimarem, iluminaram o meu caminho até aqui”, comenta Rebeca.
Além de Cada Amor, Rebeca já revelou também os singles Foge de Casa, Cofre, Flecha e Caixas que juntos contabilizam quase 1 milhão de views no Youtube, além dos mais de 600mil ouvintes mensais no Spotify.
O novo álbum tem produção de Rodrigo Martins, produtor indicado ao Grammy Latino por seu trabalho com o Rubel. Aliás, esta é a segunda vez que trabalham juntos. Rodrigo produziu também o disco que marcou a estreia solo de Rebeca, Corar, de 2019, que saiu pela Mangolab.
Capa de Espiral por Pedro Hansen (Deck) e foto de Luisa Cerino
Neste novo trabalho, Rebeca assume as composições com o apoio da artista Manny Moura, e é um momento novo e bastante estimulante para ela, o resultado, pelas respostas dos singles, têm sido muito gratificante. “Antes eu tinha uma abordagem mais tímida, criava com base nas letras de outros compositores. Decidi então descobrir a minha identidade musical, sem me ‘esconder’ atrás de outras composições”.
A sonoridade das faixas traz influências de artistas ouvidas por Rebeca durante a construção do trabalho, como Joni Mitchell, Phoebe Bridgers, Lana Del Rey, Bjork, Clairo, Adrianne Lenker (Big Thief) e Adriana Calcanhoto. De caráter confessional, as músicas trazem a voz como ponto central para expressar os sentimentos retratados nas composições.
Capa por Pedro Hansen (Deck)
Foto: Luisa Cerino
LINKS
SOBRE REBECA
Cantora, compositora e produtora musical niteroiense, Rebeca iniciou sua trajetória na música em 2014 participando do DVD Acústico do grupo de rap Oriente. Uma das faixas em que canta, “Linda Louca e Mimada”, atingiu mais de 155 milhões de streams no Youtube, alcançando sucesso nacional. A partir disso, ela integrou turnês do grupo, apresentando-se em palcos renomados ao redor do Brasil. No mesmo ano, começou a lançar canções – e mais tarde um álbum – com sua banda de MPB, Gragoatá. Em 2015, chegou às oitavas de final do programa The Voice Brasil como parte do time de Lulu Santos e Carlinhos Brown.
Sua carreira solo teve início com o disco “Corar” (Mangolab), de 2019, com produção sua e do indicado ao Grammy Latino, Rodrigo Martins. Em seguida, foi selecionada pelo programa do Spotify Escuta As Minas, e gravou a canção autoral “Só Sei Pensar Em Você”, além de ter lançado versões acústicas de faixas do álbum, rendendo uma participação do cantor e compositor Rubel, e a inserção da canção “Fantasia” na trilha sonora do filme da Netflix “Diários de Intercâmbio”. Rebeca também é conhecida pelas faixas “Quero ir para Bahia com você” e “Jovem” (acústico), que são parcerias com Julio Secchin.
Em 2023, tornou-se artista da gravadora Deck e lançou os singles que antecederam o lançamento do seu segundo disco solo: “Foge de Casa”, “Cada Amor”, “Cofre”, “Flecha” (feat. Nina Fernandes) e “Caixas”.