NECESSARIAMENTE MAUREEN
Necessariamente Maureen, mostra ao público a capacidade da fotógrafa Maureen Bisilliat se reinventar através de sua produção fotográfica. Em plena pandemia, convidada pelo Instituto Olga Kos, revisitou muitas de suas produções e utilizando tinta ecoline – como ela gosta de dizer: tintou suas fotos, criando novas obras e ensinando a técnicas para o público assistido pela instituição, em sua maioria, pessoas com deficiência intelectual. Aliás, ao término das oficinas, Maureen afirma que a produção de seus alunos ficou muito melhor que a dela.
Os resultados dessa experiência foram apresentadas no Museu da Imagem e do Som e geraram o livro Maureen_2022. Nesse mesmo período, o Centro Universitário Belas Artes, através do então coordenador do curso de fotografia Prof. Ms. Luciano Alarkon, convida Maureen para dar o nome ao recém inaugurado espaço de fotografia com novos estúdios, revitalização do laboratório preto e branco e criação de um espaço expositivo ligado ao Museu Belas Artes. Desde então, ela se tornou mais próxima dos alunos visitando a escola e compartilhando conhecimento.
Como era de se esperar, com seu espírito criador, a artista junta duas das famílias que fomentam a arte brasileira; a família Cardim, através do Centro Universitário Belas Artes, e a família Kos, através do Instituto Olga Kos. Desse encontro, surge a vontade de potencializar essa ação de arte e inclusão, pilares de ambas as instituições e essa exposição é o início de uma parceria que visa a educação e inclusão pela arte.
Serviço:
NECESSARIAMENTE MAUREEN
Abertura: 03 de abril, às 18h00
Centro Universitário Belas Artes
Rua Estela, 64 – Paraíso